Evangelho no Lar


Primeiramente boa noite a todos. Gostaria de agradecer a todos os leitores do Blog, de um modo mais especial ainda aos leitores que acompanham nosso Evangelho no Lar. Evangelho, este que realiza-se todo sábado e agora todo domingo sempre a partir das 20h. Portanto sejam todos muito bem vindos a mais um Evangelho no Lar. Como disse anteriormente e sempre falaremos o mesmo: é recomendado a realização do Evangelho no Lar ao menos uma vez por semana, sempre nos mesmos horários. Em família ou individualmente. O importante é consagrarmos um momento a uma união com o plano espiritual. Para que haja harmonização do lar para que haja um equilíbrio espiritual.
Pediria a gentileza dos leitores do Blog, em especial aos que acompanham sempre ao ler, ao participar do nosso Evangelho cinco coisas simples, básicas. Que todos indistintamente podem fazer.
1- Olvidar todo e qualquer sentimento de mágoa, ressentimento, ira, medo.
2- Serene sua mente, acalme-se. Limpe seus pensamentos.
3- Separe previamente uma jarra, ou copo com água. Água esta que será fluidificada ao término do Evangelho 
4- Feito isso busquem se possível um lugar calmo, aprazível que não sofra com interferências externas.
5- Esqueça por hora os problemas do dia a dia, dissabores, dores, decepções. Que nada venha roubar, interferir sua paz interior, seu equilíbrio físico-espiritual. Você a partir desse momento vai entrar em contato com o nível superior.
Elevemos portanto nossos pensamentos para que assim possamos todos receber ajuda da espiritualidade amiga. Senhoras e senhores leitores do Blog Evangelismo Sem Placas Nem  Fronteiras, vamos a partir desse momento iniciarmos mais um, Evangelho no Lar.
Elevemos portanto nossos pensamentos para que assim possamos todos receber ajuda da espiritualidade.

Prece Inicial

Senhor Deus
Onipotente, onipresente e onisciente.
Criador de tudo que há ajude-nos a mudar, capacite-nos a uma mudança gradual mas definitiva.
Estamos aqui prontos para dar o primeiro passo 
Queremos mudar, mas falhos que somos não conseguimos por isso cá estamos para rogar-Te por auxilio.
Auxilia-nos Senhor Deus.
É o que humildemente a Ti rogamos hoje.
Assim o seja.

Pai nosso que estais nos céus
Santificado seja Vosso Nome.
Venha a nós o Vosso reino.
Seja feita a Tua vontade.
Assim na Terra como nos céus.
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
Dá nos Senhor a sabedoria de perdoar aos nossos ofensores como Tu perdoastes teus agressores em Tua crucificação.
Dá-nos a Tua pureza de olhar o outro como a um irmão.
Sem julgamento, criticas de toda sorte e natureza e a ele estender a mão sem nada esperar em troca.
Não nos deixeis cair nas amarras da amargura, do preconceito, do murmurio, da ofensa e da inveja. 
E todo e qualquer sentimento negativo, que venha nos separar de Ti Soberano Deus de amor, paz e justiça.
Livra-nos de todos os males e daqueles os quais teremos que indubitavelmente passar faz-nos lembrar que tudo coopera para nosso próprio bem, amadurecimento e crescimento espiritual e pessoal.
Assim o seja.
Que este nosso Evangelho seja um Evangelho de amor, harmonia, trazendo-nos bem estar.
Que possamos não apenas ler, mas principalmente seguir o que está escrito e que estes ensinamentos venham a fazer parte de nossas vidas.
Meditemos portanto em tudo o que está escrito.
Vamos agora dar inicio a mais um Evangelho no Lar.



EXPLANAÇÕES  01 - ITENS 1 e 2 


Ouvimos a lição do Evangelho, o grande legado que Nosso Senhor Jesus Cristo deixou aos humanos para continuarem sua evolução. Este primeiro capítulo do Evangelho vem mostrar o início do conhecimento de Deus ao povo Hebreu, trazendo-lhes a ideia do Deus único. O missionário enviado pelo Mundo Espiritual foi Moisés, com a finalidade de orientar e guiar o povo Hebreu. Há duas partes distintas na lei mosaica: a Lei de Deus e a lei civil ou disciplinar. Moisés devendo legislar para um povo rude, e ainda muito próximo da barbárie, teve que instituir leis humanas severas, tal como a do olho por olho e dente por dente, a fim de conter-lhes o ímpeto. Para que esse povo temesse as leis mostrou a eles um Deus terrível, que devia impressionar seres humanos ignorantes, pois tinham, no sentido atual, pouco senso de moral ou sentimento de justiça. Estas leis foram criadas para uma etapa da vida dos seres humanos. Não eram leis eternas. Foram leis para fazer os seres humanos começarem a raciocinar e se prepararem para entenderem a lei Divina. Todo progresso no mundo deve ser sequencial, visando a evolução. Foram instituídas primeiramente as leis mosaicas, para que os seres humanos começassem a obedecer e a se disciplinar, porque nada pode existir sem ordem e sem limites. Vocês já pensaram; se não existissem horários e limites, o que seria a vida na Terra? Uma completa desordem! Por isso, no passar das encarnações, o ser humano vem tomando consciência das suas responsabilidades, para que, a cada dia, tenha oportunidade de evoluir. Junto às leis disciplinares veio a lei Divina; que são os dez mandamentos. Esta sim é uma lei invariável, que ontem, hoje e por todo o sempre permanece. O primeiro mandamento que é; "Amar a Deus sobre todas as coisas", resume todos os outros, porque se amarmos a Deus sobre todas as coisas, estaremos amando o nosso próximo e estaremos amando toda a criação Divina. Nós somos criação de Deus. O Universo é criação de Deus. Enfim; tudo o que existe é criação de Deus. As leis Divinas começaram a acordar o ser humano do sono da ignorância da existência de Deus; um Deus único. O aprimoramento do raciocínio inteligente, com o uso do conhecimento e da moral, é a base da evolução espiritual, portanto; dos indivíduos e dos povos. Hoje não há necessidade plena da aplicação da lei mosaica para que os seres humanos aprendam as leis Divinas. O conhecimento, a oportunidade, está ao alcance de todos que  desejam procurar o Pai, e como todo pai ama seu filho; Ele está eternamente de braços abertos para nos receber. Temos milhares de livros ao nosso dispor, irmãos dispostos a falar do Evangelho, portas abertas para transmitir a palavra Divina. Hoje o ensino do Evangelho está mais claro, as palavras mais compreensivas, as lições mais límpidas. Tudo isto foi evolução, e quanto mais nos aprimorarmos nos estudos do conhecimento das leis Divinas, mais evoluiremos, burilando-nos espiritualmente. Nós já saímos da barbárie; pelas leis mosaicas, e agora temos o conhecimento da grandiosidade da obra de Deus, o conhecimento da vida espiritual, sabemos que somos filhos de Deus e que a nossa evolução espiritual só depende de nós. Sabemos que é indispensável conhecer o certo, para que os ensinamentos corretos aperfeiçoem a nossa vida íntima. 
Sentimos necessidade de crescer espiritualmente, necessidade de paz, de amor. Hoje temos o conhecimento do amor, exposto a todos nós por Jesus Cristo. O amor é a luz da eternidade, que nunca se apagará. No maravilhoso teatro da evolução universal, o ser humano é um valioso colaborador na obra material de Deus; na Terra e no Espaço, por isso, todos os que têm o conhecimento do Evangelho, devem procurar ajudar os irmãos que necessitam do conhecimento; do esclarecimento espiritual que sobrevive a tudo. Quando estamos esclarecendo a um irmão encarnado, este esclarecimento está chegando a vários irmãos desencarnados. O objetivo do ser humano na Terra é o da sua própria renovação. Espiritualmente; viemos para aprender, refletir e melhorar pelo trabalho que dignifica. A renovação do ser humano, sob o ponto de vista moral e intelectual, sem dúvida é difícil, porém é realizável. É indispensável somente que disponha de boa vontade.  O Evangelho e o Espiritismo aí estão, dispostos a ajudar. A estrada é difícil e o caminho é longo, repleto de espinhos, pedras, obstáculos e limitações, porém a meta é alcançável. É preciso persistência. O resto virá no curso da longa viagem. Já vimos, na primeira parte do capítulo I do Evangelho, que as leis mosaicas foram divididas em duas partes: leis disciplinares, criadas por Moisés para as necessidades daquele povo, naquela época, e leis Divinas - que são os dez mandamentos -. Estas leis foram o grande início da evolução espiritual do ser humano. Deus, nosso Pai eternamente bondoso, para que evoluíssemos mais um estágio, depois de Moisés, nos envia um nosso grande irmão, seu filho - Jesus Cristo. Jesus, nosso Mestre, veio depois de Moisés, quando estávamos mais preparados para receber a semente do amor e da nova moral. Foi necessário primeiro o amadurecimento da disciplina, nas leis de Moisés, para que a semente moral pudesse germinar. Jesus nasceu numa simples manjedoura, entre pacíficos animais e singelos pastores. No momento do seu nascimento, já nos dava exemplo de humildade, Ele “o enviado Divino” que veio para instruir moralmente os seres humanos, em vez de nascer num palácio, nasce numa singela estrebaria! Com Jesus Cristo inicia-se a preparação espiritual para novo estágio da humanidade. Pelo seu nascimento entre os seres humanos, ocorreu uma comunhão direta do Mundo espiritual com o Mundo físico. Admiráveis revelações perfumam os Espíritos encarnados e o "Grande Enviado" oferece aos seres humanos a sublimidade do Seu amor, da Sua sabedoria e da Sua misericórdia. Jesus, utilizando simples alpercatas, percorreu estradas palestinenses, para levar a boa nova aos seres humanos; sempre misericordioso e humilde. Em suas andanças curou leprosos e fez andar os coxos, cegos enxergarem e sempre repetia "A tua fé te curou", assinalando, assim, o valor espiritual, mostrando, ao ser humano, a grandeza do amor e da fé. Ensinando que os tesouros de Deus estavam no coração. Com Jesus abre-se um manancial de esperanças. A humanidade na manjedoura, no Tabor e no calvário, sente as manifestações da vida celeste, sublimada, e com toda a sua grandiosa espiritualidade. Nos seus majestosos exemplos e suas palavras sábias, Jesus Cristo legou à humanidade um manancial inesgotável de ensinamentos - O Evangelho. Na verdade, o Evangelho representa a súmula de todas as filosofias, que objetivam aprimorar as qualidades morais do Espírito, norteando-lhe a vida e as aspirações. O advento de Jesus, na face da Terra, representou a demonstração do amor incomensurável de Deus pelas suas criaturas e a personificação de Sua bondade infinita. Muitas raças e povos da Terra desconhecem a doutrina maravilhosa que está contida no Evangelho, embora todos os seres humanos tenham recebido, nas mais remotas plagas de nosso planeta, as irradiações do Espírito misericordioso de Jesus Cristo, através das palavras de inumeráveis missionários que o antecederam no afã de iluminar os horizontes do mundo. O Evangelho de Jesus ainda encontrará, por algum tempo, a resistência obstinada dos seres humanos errôneos. A errada fé, a ignorância, o obscurantismo, a venda de benesses e o império da força conspiram contra o Evangelho, mas chegarão os tempos em que sua ascendência será reconhecida pelos povos de todas as nações. 
Quando o gênero humano for açoitado pelos flagelos e pelas provações coletivas, inapelavelmente recorrerá ao manancial de luz, pois dele surgirão novas esperanças. E assim os seres humanos terão a oportunidade de conhecerem o Caminho, a Verdade e a Vida. A palavra de Jesus é pão e luz, na Terra e no Espaço. Pão que fortalece e encoraja. Luz que esclarece, orienta e dá responsabilidade. O ser humano que come desse pão subjetivo; nutre-se definitivamente. Não terá mais fome. Banhando-se  na luz de Jesus, torna-se consciente do seu glorioso destino e artífice da sua própria evolução. Entende que deve contribuir, pelo mínimo que seja, na obra do aperfeiçoamento dos seres e para esta contribuição há um mérito - a boa vontade. As palavras de Jesus continuam ressoando, imperativa e fraterna, como mensagem de esperança. O Evangelho de Jesus continua arrebatando Espíritos para o conhecimento de um mundo melhor. A abnegação e o sacrifício de Jesus e dos Apóstolos, adubaram para todos os séculos e milênios a semente do Evangelho. O Evangelho é Verdade, porque é eterno. Desafia o tempo. Perde-se no infinito dos séculos. O Evangelho é Vida, porque o Espírito se alimenta dele e nele vive. Aquele que crê em Jesus e pratica os Seus ensinos viverá em luminosidade, principalmente depois de desencarnado. O heroísmo dos primeiros cristãos regou a árvore do Cristianismo. Estes irmãos acreditavam no Mestre, aceitavam Sua palavra e iam serenos para o martírio, pois sabiam que logo estariam com Jesus no Mundo espiritual. Hoje, meus irmãos, aqui estamos reunidos, falando de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estamos procurando o Caminho e isto é sinal de evolução. Sentimos necessidade do pão da vida, sentimos que Jesus é o único caminho da evolução espiritual. Jesus veio pregar a moral. Resumiu o Seu Evangelho no "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Amando a Deus e ao nosso próximo estamos seguindo as pegadas de Jesus. Jesus não veio destruir a lei, Ele veio aperfeiçoá-las com o amor. Veio ensinar aos seres humanos que a verdadeira Vida não está no Mundo material, mas no Mundo espiritual. Veio mostrar o caminho que conduz o ser humano ao Reino dos Céus. Nós, aqui, juntos, estamos procurando o Caminho para irmos até o Pai e Ele está nos dando a oportunidade, oferecendo conhecimentos e progresso para o Espírito. Jesus veio límpido, suave, nos ensinando amar uns aos outros. Vamos tentar amar uns aos outros, tendo uma pitada de paciência para com o nosso próximo e assim praticarmos o amor recomendado pelo Mestre. Vamos viver o Evangelho de Jesus, para que as Suas luzes entrem por cima dos telhados e aqueça os lares do mundo inteiro. Na atualidade de tantos tormentos, a presença do Evangelho de Jesus, com a sua divulgação e a prática dos Seus ensinamentos, é um imperativo para a nossa tranquilidade e evolução espiritual. Jesus continua sendo a maior e a mais sublime realidade que o mundo conheceu até os nossos dias. A Sua palavra permanece: - Educando e Salvando, - Confortando e Soerguendo, - Renovando e Iluminando para toda a imortalidade. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! 

Explanação

Nesta passagem temos algumas lições valiosas que se postas em pratica irá nos auxiliar e muito nesta caminhada.
Este primeiro capítulo do Evangelho vem mostrar o início do conhecimento de Deus ao povo Hebreu, trazendo-lhes a ideia do Deus único. O missionário enviado pelo Mundo Espiritual foi Moisés, com a finalidade de orientar e guiar o povo Hebreu. 
A distinção das duas Leis encontra respaldo e confirmação na própria Bíblia.
Lei de Moisés é um termo usado com freqüência na Bíblia, em primeiro lugar por Josué (8:32).O termo Lei mosaica é usado nos textos acadêmicos. A Lei mosaica é composta por um código de leis formado por ordens e proibições.
A Lei mosaica era para vigorar em caráter temporário. Escrevendo a irmãos na fé, o apóstolo Paulo a descreveu como “tutor, conduzindo a Cristo”. (Gálatas 3:24) Na antiguidade, o tutor acompanhava as crianças na ida e na volta à escola. Normalmente ele não era o instrutor; apenas levava as crianças ao instrutor. De modo similar, a Lei mosaica se destinava a levar a Cristo os judeus que temiam a Deus. Jesus prometeu estar com os seus seguidores “todos os dias, até à terminação do sistema de coisas”. (Mateus 28:20) Assim, depois da formação da congregação cristã, o “tutor” — a Lei — não tinha mais finalidade. (Romanos 10:4; Gálatas 3:25) Mas alguns cristãos judeus não compreenderam logo essa verdade vital. Em resultado disso, continuaram a observar particularidades da Lei, mesmo depois da ressurreição de Jesus. Outros, porém, ajustaram seu modo de pensar. Assim, deram um excelente exemplo para nós hoje em dia. Vejamos em que sentido.
De forma resumida: a Lei Mosaica vigoraria temporariamente.
Enquanto a Lei de Deus, não, esta seria perpetua. Ou seja, eterna.
Essas Leis de Deus são conhecida por: Os Dez Mandamentos.
Sem violar a sua própria lei, Deus tomou medidas para salvar a humanidade, que havia involuntariamente herdado o pecado e a morte. Misericordiosamente, portanto, na Lei, Deus destacou a necessidade de algo que expiasse, ou cobrisse, os pecados. Ele declarou: “A alma [vida] da carne está no sangue, e eu mesmo o pus para vós sobre o altar para fazer expiação pelas vossas almas, porque é o sangue que faz expiação pela alma nele.” — Levítico 17:11-14.
Moisés vem a ser o missionário a preparar os caminhos do Cristo.
Coube a ele legislar para um povo rude, e ainda muito próximo da barbárie, teve que instituir leis humanas severas, tal como a do olho por olho e dente por dente, a fim de conter-lhes o ímpeto. Para que esse povo temesse as leis mostrou a eles um Deus terrível, que devia impressionar seres humanos ignorantes, pois tinham, no sentido atual, pouco senso de moral ou sentimento de justiça. Estas leis foram criadas para uma etapa da vida dos seres humanos. Não eram leis eternas. Foram leis para fazer os seres humanos começarem a raciocinar e se prepararem para entenderem a lei Divina. 
Em outras palavras Moisés veio a preparar e a educar o povo ao que viria posteriormente.
Tudo com Deus é perfeitamente calculado. Nada foi, é por acaso.
Se não houvesse esse prévio preparo o próprio povo com seu comportamento rude, ignorante acerca das coisas de Deus poria tudo a perder.
Ou seja foi necessário primeiro o amadurecimento da disciplina, nas leis de Moisés, para que a semente moral pudesse germinar. Jesus nasceu numa simples manjedoura, entre pacíficos animais e singelos pastores.
Moisés plantou a semente moral e Cristo com sua moral genuinamente perfeita perpetuou essa semente, semente esta a qual damos o nome de Evangelho.
Nele está contido todo um código moral, espiritual, ético. Moral esta criada não por homens, mas, pelo próprio Deus.
Jesus não veio destruir a lei, Ele veio aperfeiçoá-las com o amor. Veio ensinar aos seres humanos que a verdadeira Vida não está no Mundo material, mas no Mundo espiritual. Veio mostrar o caminho que conduz o ser humano ao Reino dos Céus. Nós, aqui, juntos, estamos procurando o Caminho para irmos até o Pai e Ele está nos dando a oportunidade, oferecendo conhecimentos e progresso para o Espírito. Jesus veio límpido, suave, nos ensinando amar uns aos outros. Vamos tentar amar uns aos outros, tendo uma pitada de paciência para com o nosso próximo e assim praticarmos o amor recomendado pelo Mestre. Vamos viver o Evangelho de Jesus, para que as Suas luzes entrem por cima dos telhados e aqueça os lares do mundo inteiro. Na atualidade de tantos tormentos, a presença do Evangelho de Jesus, com a sua divulgação e a prática dos Seus ensinamentos, é um imperativo para a nossa tranquilidade e evolução espiritual. Jesus continua sendo a maior e a mais sublime realidade que o mundo conheceu até os nossos dias. A Sua palavra permanece: - Educando e Salvando, - Confortando e Soerguendo, - Renovando e Iluminando para toda a imortalidade. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!


Últimas Considerações

Jesus não veio destruir a lei, Ele veio aperfeiçoá-las com o amor. Veio ensinar aos seres humanos que a verdadeira Vida não está no Mundo material, mas no Mundo espiritual. Veio mostrar o caminho que conduz o ser humano ao Reino dos Céus. Nós, aqui, juntos, estamos procurando o Caminho para irmos até o Pai e Ele está nos dando a oportunidade, oferecendo conhecimentos e progresso para o Espírito.

Passe

O Espiritismo oferece uma visão mais abrangente do assunto que, resumidamente, podemos assinalar assim:
  • Passe é uma transmissão conjunta, ou mista, de fluidos magnéticos – provenientes do encarnado –  e de fluidos espirituais – oriundos dos benfeitores espirituais, não devendo ser considerada uma simples transmissão de energia animal (magnetização).
  • A aplicação do passe tem como finalidade auxiliar a recuperação de desarmonias físicas e psíquicas, substituindo os fluidos deletérios por fluidos benéficos; equilibrar o funcionamento de células e tecidos lesados; promover a harmonização do funcionamento de estrutura  neurológicas que garantem o estado de lucidez mental e intelectual do indivíduo.
  • O passe é, usualmente, transmitido pelas mãos, mas também pode ser feito pelo olhar, pelo sopro ou, à distância, por intermédio das irradiações mentais.
  • A transmissão e a recepção do passe guarda relação com o poder da vontade de quem doa as energias benéficas e de quem as recebe.
  • A cura verdadeira das doenças está relacionada ao processo de reajuste do Espírito, que pode  extrapolar o limite de tempo de uma reencarnação, sendo o passe apenas um instrumento de auxílio.
  • Para prevenir-se contra enfermidades ou perturbações,não previstas na Lei de Causa e Efeito,  é necessário que a pessoa defina e siga uma programação de melhoria moral, de esclarecimento espiritual.
Para Emmanuel, assim (…) como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku