Estudo Bíblico
Estudo Bíblico - Êxodo 3
E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.
E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.
Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel.
E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.
Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.
E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios,
Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.
Êxodo 3:1-22
Moisés como sabemos ao defender um escravo hebreu acabou por matar um soldado de faraó.
Provocando sua fuga da presença de faraó que certamente queria mata-lo.
E mui provavelmente durante essa fuga o mesmo viu um grupo de mulheres entre elas aquela que viria ser sua esposa sendo assediadas por pastores.
Moisés ajudou-as tirando-as daquela situação constrangedora.
E Zípora filha de Jetro, uma das mulheres ali viria ser posteriormente a esposa de Moisés.
Fixando residência em Midiã.
Enquanto apascentava o rebanho de seu sogro viu uma árvore que misteriosamente ardia em chamas, mas, não queimava.
No que apareceu-lhe um anjo do Senhor que o advertiu para que tirasse suas sandálias pois ali era um local santo.
Essa Sarça Ardente muitos falsos profetas, verdadeiros lobos, cães gulosos usam com o pretexto de induzir os fiéis a "sacrificar" juntando esse trecho com o pedido de Deus a Abraão criam uma estratégia quase que perfeita para ludibriar os inocentes.
Porque quase perfeita?
Porque pegam o povo pela ganância, pela esperteza e pela ignorância a cerca da Palavra de Deus.
Juntando um séquito de gananciosos e ignorantes a cerca da verdade mais trechos isolados da Bíblia cria-se um golpe perfeito.
Levando muitos a ruína, a perderem o pouco que possuem
O próprio Deus já alertou quanto a falta de sabedoria e discernimento do povo.
"Porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos.
Oséias 4:6"
Primeiro porque Abraão não foi até o fim com seu sacrifício, ou seja, Abraão não deu cabo de seu filho Isaque. Antes um anjo apareceu a Abraão impedindo-o de dar cabo da vida do rapaz. E ali apareceu preso a uma árvore o cordeiro que viria ser entregue em sacrifício. Cai por terra a primeira estratégia, muitos só utilizam o versículo isolado onde Deus pede a Abraão seu filho sem concluir.
Depois a Sarça Ardente, alguns utilizam essa passagem como se fosse um pedido de Deus para que Moisés sacrificasse financeiramente. Mentira!
A Sarça Ardente, era a revelação de Deus a Moisés onde o Mesmo chamava-o para uma importante missão, resgatar seu povo.
Ou seja, Deus dava a Moisés um novo rebanho - o povo hebreu.
Em resumo a Sarça Ardente era um encontro do humano representado aqui por Moisés com a perfeição, o sobrenatural no caso Deus.
Trazendo um pouco para nossos dias, ninguém pode entrar na presença de Deus, conhecer sua face sem estar despojado de toda impureza. Impureza aqui representada pelo calçado de Moisés.
Eu não posso servir a Deus, dizer que sou um homem ou mulher de Deus se sirvo aos prazeres carnais, os vícios, o engano, a injustiça, a trapaça, a luxúria.
Ou sirvo a Deus ou sirvo a Mamon, ou seja, o mundo.
A Sarça Ardente era a face de Deus ali presente.
Deus chamava naquele momento Moisés para si. Tal qual foi com Abraão a resposta foi a mesma - Sim.
A Sarça Ardente não envolvia nada material, nada. Mas, pura e meramente espiritual.
Moisés tornava-se a partir daí um dos patriarcas da fé.
Esse encontro fora tão extraordinário que a face de Moisés ficou resplandecente.
Moisés agora tinha o brilho, a luz divina.
E assim acontece com todos os que tem um encontro com Deus, os que atentam aos seus estatutos, mandamentos.
Aos que dizem sim ao Senhor Deus
Assim acontece com quem resolve matar a carne para renascer do Espirito. O Espirito Santo de Deus.
A pessoa ganha um novo brilho, uma aura divina.
A pessoa ganha uma paz extraordinária, uma felicidade plena.
Coisa que o mundo embora se nos tenha e exponha uma gama de oportunidades, de prazeres. nenhuma delas chega aos pés do que Deus, a vida com Deus nos dá.
Os prazeres mundanos duram uma noite os prazeres espirituais ao contrário duram a vida toda.
Os prazeres mundanos são passageiros os prazeres espirituais são eternos.
E você?
Onde está teu prazer?
Qual o brilho está refletido em você - o brilho do mundo que tempo apaga e transforma em trevas ou o brilho divino que nem o tempo ou mesmo a morte é capaz de apagar?
Comentários
Postar um comentário