Evangelho no Lar - Livro Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec


Primeiramente boa noite a todos. Gostaria de agradecer a todos os leitores do Blog, de um modo mais especial ainda aos leitores que acompanham nosso Evangelho no Lar. Evangelho, este que realiza-se todo sábado e agora todo domingo sempre a partir das 20h. Portanto sejam todos muito bem vindos a mais um Evangelho no Lar. Como disse anteriormente e sempre falaremos o mesmo: é recomendado a realização do Evangelho no Lar ao menos uma vez por semana, sempre nos mesmos horários. Em família ou individualmente. O importante é consagrarmos um momento a uma união com o plano espiritual. Para que haja harmonização do lar para que haja um equilíbrio espiritual.
Pediria a gentileza dos leitores do Blog, em especial aos que acompanham sempre ao ler, ao participar do nosso Evangelho cinco coisas simples, básicas. Que todos indistintamente podem fazer.
1- Olvidar todo e qualquer sentimento de mágoa, ressentimento, ira, medo.
2- Serene sua mente, acalme-se. Limpe seus pensamentos.
3- Separe previamente uma jarra, ou copo com água. Água esta que será fluidificada ao término do Evangelho 
4- Feito isso busquem se possível um lugar calmo, aprazível que não sofra com interferências externas.
5- Esqueça por hora os problemas do dia a dia, dissabores, dores, decepções. Que nada venha roubar, interferir sua paz interior, seu equilíbrio físico-espiritual. Você a partir desse momento vai entrar em contato com o nível superior.
Elevemos portanto nossos pensamentos para que assim possamos todos receber ajuda da espiritualidade amiga. Senhoras e senhores leitores do Blog Evangelismo Sem Placas Nem  Fronteiras, vamos a partir desse momento iniciarmos mais um, Evangelho no Lar.




JESUS, O CRISTO 
 
3. Jesus, o Cristo, não veio destruir a lei, ou seja, a Lei de Deus. Ele veio cumpri-la, quer dizer, explicá-la, dar-lhe seu verdadeiro sentido, e apropriá-la ao grau de adiantamento dos humanos. Por isso, se encontra nessa Lei o princípio dos deveres para com Deus e para com o próximo, que constituem a base de sua Doutrina, a que chamamos Cristã. Quanto às leis de Moisés, propriamente ditas, ele as modificou profundamente, seja quanto ao modo de fazer, seja quanto ao modo de entender. Combateu constantemente o abuso das práticas exteriores e as falsas interpretações, e não poderia fazê-las passar uma reforma mais radical do que as reduzindo a estas palavras: “Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”, e dizendo: está aí toda a lei e os profetas. Por estas palavras: “O céu e a Terra não passarão, antes que tudo seja cumprido até um único jota”, Jesus, o Cristo, quis dizer que seria preciso que a Lei de Deus recebesse seu cumprimento, isto é, que fosse praticada em toda a Terra, em toda a sua pureza, com todos os seus desenvolvimentos e todas as suas consequências. Porque de que serviria ter estabelecido essa Lei, se ela devesse permanecer como privilégio de alguns humanos ou mesmo de um único povo? Todos os humanos, sendo filhos  de Deus, são, sem distinção, o objeto da mesma Lei. 
 
4. Mas o papel de Jesus, o Cristo, não foi simplesmente o de um legislador moralista, sem outra autoridade que a sua palavra. Ele veio cumprir as profecias que haviam anunciado sua vinda. Sua autoridade decorria da pureza desse Espírito e de sua missão divina. Veio ensinar aos humanos que a verdadeira vida não está na Terra, mas no mundo espiritual. Ensinar-lhes o caminho que para lá conduz, os meios de se respeitar a Lei de Deus, e os prevenir sobre a marcha das coisas futuras para o cumprimento dos destinos humanos. Entretanto, não disse tudo, e sobre muitos pontos se limitou a depositar a semente de verdades que ele próprio declara não poderiam ser compreendidas naquela época. Falou de tudo, mas em exemplos por histórias - parábolas -. Para compreender o sentido ‘simbólico’ de certas palavras ou das histórias, seria preciso que novas ideias e novos conhecimentos viessem dar o entendimento, e essas ideias e conhecimentos não poderiam vir antes de certo grau de elevação espiritual. A ciência deveria contribuir poderosamente para o aparecimento e o desenvolvimento das ideias e conhecimentos. Seria preciso, pois, dar à ciência o tempo de progredir.

Explanação
É sabido que Cristo já esteve em nosso meio, como um de nós. Com um único diferencial: Cristo foi muito além de um simples ser humano.
Cristo, foi, é e sempre será a expressão máxima da perfeição.
Muitos julgam, creem, ser neste plano terreno o Reino de Deus quando não. O próprio Cristo quando inquirido por Pilatos reafirmou categoricamente que seu reino não esta neste mundo.
Cristo é a personificação do Pai. Sendo o Pai perfeito, justo e soberano - Cristo também o é e sendo este plano meramente expiatório não faria o menor sentido O mesmo ser Rei neste mundo meramente expiatório.
Passaram-se mais de dois mil anos do ministério Crístico na Terra. O mundo cresceu, evoluiu porém, mesmo assim poucos conhecem a Cristo e seus ensinamentos jazendo nas trevas do erro, egoismo, soberba.
Sua autoridade nada tinha de sobrenatural, embora fosse extraordinária. Sua autoridade consistia justamente em sua humanidade perfeita. 
Muitos pensam ainda que Cristo veio destruir a Lei, muito pelo contrário.
Cristo não veio destruí-la, diminuir seu valor moral no seio do Cristianismo, muito pelo contrário Ele veio apenas outorga-la.
Uma vez que sem ela a humanidade não teria limites, seria uma humanidade anárquica onde direitos elementares seriam prontamente desrespeitados.
O que Cristo aboliu foram as leis mosaicas uma vez que estas eram de caráter essencialmente transitório.
Mas quanto as Leis de Deus não.
Caríssimos não façamos confusão.
Na era hebraica haviam duas leis a Mosaica e a de Deus. Vemos isso prontamente na Bíblia no antigo testamento.
Aquilo que Deus julga dispensável para nosso adiantamento moral, espiritual, pessoal Cristo por possuir autoridade divina conferida pelo próprio Deus Ele muda, altera.
Mas aquilo que o próprio Deus julga indispensável para nós, Cristo outorga, aprova.
Em outras palavras obedecer aos mandamentos de Deus é bom?
Sim, é.
Obedecer sua lei, sua palavra também é bom?
Sim, é.
Visto que obedecer seus mandamentos e sua lei é garantia de bençãos.
Mas, não é garantia de salvação e muito menos de crescimento espiritual.
Pois é uma obediência pela metade, sem sentido.
O que garante a tua salvação e teu adiantamento espiritual não é apenas você executar, mas, conhecer o seu real sentido.
Conhecer a fundo seus mandamentos e suas leis te  leva a fazer, a obedecer a Deus e seus mandamentos com perfeição, com primazia.
Quais os mandamentos de Deus?
1- Amar a Deus acima de todas as coisas. Acima de tudo.
O que isso significa?
Se perguntar para uma criança você ama a Deus ela certamente dirá que sim. O mesmo é conosco
Agora porque?
Por que amar, ou, porque amamos e devemos amar a Deus acima de tudo?
Porque Deus é a essência de tudo, a essência da vida. Devemos a Ele querendo ou não, admitindo ou não tudo.
Quem nos permitiu nos tornarmos uma partícula, um óvulo, uma semente e depois um ser no ventre de nossa mãe?
Quem nos garante e dá a salvação eterna?
Quem nos capacita, nos instiga a buscar o conhecimento, a sabedoria e a inteligência?
Quem é o amigo perfeito nos momentos de dor, de sofrimento?
Quem foi que nos doou seu filho para morrer no cruzeiro pela humanidade?
Senão a Deus!
Devemos tudo a Deus. Então é mais do justo que o tenhamos como primazia.
Nenhum amor humano deve se igualar ao amor que devemos ter por Deus.
A pessoa conhecendo o porque de amar a Deus a induz amá-lo com perfeição.
2- Amar ao próximo como a si mesmo.
Ei um outro mandamento que devemos conhecer a fundo e saber o porque.
Então vamos lá:
Todos nós querendo ou não como disse no inicio somos uma partícula e com isso cada um recebeu em a centelha divina, a centelha de vida.
Explicando melhor vamos trazer para o nosso dia a dia.
Você gosta de mentira?
Você gosta de ser enganado ou enganada?
Você gosta de ser traído ou traída?
Quando você adoece você gosta de ser mau tratado?
Quando você está com sérias dificuldades gosta de ser desprezado?
Você dirá NÃO!
NÃO! Que é isso claro que não!
Então porque fazer com os outros o que não desejamos a nós mesmos não é verdade.
É justamente isso o que o segundo mandamento nos mostra.
Que não devemos fazer ao outro o que nós não desejamos para si mesmo.
Todos indistintamente recebemos a centelha divina, e isso não nos permite agir de forma que venha prejudicar, machucar, ferir ao próximo.
Se eu quero respeito devo respeitar primeiro.
Se eu quero amor devo amar primeiro.
Se eu quero perdão devo perdoar primeiro.
Se eu levo a sinceridade, a verdade a sério devo fugir, evitar a mentira.
Se eu busco fidelidade devo ser fiel.
Isso é amar ao próximo como a si mesmo.
Ao ferir o outro eu também estou me ferindo. Ferindo-me espiritualmente, ferindo minha honra e dignidade. Cada dor que infligimos ao outro é um espinho que cravamos em Jesus.
Agora se eu amo ao meu próximo estarei trazendo bençãos para minha vida, luz, paz. Estarei tirando um espinho cravado em Jesus. Cada espinho arrancado é uma benção a mais para mim, um raio de luz a mais na minha vida.
Ame, respeite. Estenda a mão a todos sendo eles pessoas ou animais.
Quanto mais amor você espalhar mais próximo de Jesus você será.
Você quer ser a treva nesse mundo ou quer ser a luz?
Depende unica e exclusivamente de você.
3- Não tomar seu santo nome em vão.
Isso significa o óbvio não levar Deus de qualquer jeito, não brincar com seu nome.
4- Honrar pai e mãe
Esse mandamento é um dos mais sérios.
O pai e a mãe são os nossos elo com Deus.
Podem ter defeitos, mas foram eles que ajudaram a Deus a virmos para o mundo.
Quantos na juventude, na vida adulta desrespeitam seus pais, as vezes abandonam e pior chegam até a matar.
Se essas pessoas conhecessem a gravidade de tal ato e as consequências para sua vida tanto neste plano como no outro não praticariam tal ato.
Nossos pais devem ser visto como algo santo, sublime.
Nossos pais são os nossos elos com Deus aqui na Terra.
Seus erros não vem ao caso.
Todos cometem erros.
Se teu pai ou tua mãe não soube te dar amor. Ame mesmo assim. Seja grato pois você foi gerado a partir daquele ventre.
Ore a Deus. Peça a Deus misericórdia.
Exercite a misericórdia.
Se teu pai ou tua mãe te abandonou e você não consegue perdoar.
Você tá se machucando, tá morrendo aos poucos.
Você esta apagando se é que já não apagou a centelha divina na tua vida.
Se essa centelha se apagar por completo você se tornará amargo(a), autodestrutivo(a), ninguém vai querer ficar perto de você.
A médio e curto prazo você vai atrair pra si espíritos trevosos que vão te conduzir a depressão e depois ao suicídio.
Quer um conselho perdoe, siga sua vida.
Seja feliz em dobro.
Por você e por eles.
5- Não matar
Esse também é muito sério.
Tirar a vida de alguém.
Ainda mais de inocente.
Para um melhor entendimento desse mandamento sugerir a leitura do livro de Gênesis capítulo .
Se você leu esse capítulo inteiro deve ter visto que o sangue de Abel clamou a Deus por justiça.
O mesmo acontece com quem derrama sangue inocente. Esse sangue vai clamar por justiça.
E pode passar o tempo que for, você pode ter ido preso, ter cumprido tua sentença mas a voz, o clamor daquele sangue inocente que você derramou meu caro, minha cara vai te perseguir até o fim da tua vida.
Você pode ter matado o corpo físico, mas, o corpo espiritual esse você não matou.
E pior essa pessoa que você matou fisicamente pode não ter aceitado o que aconteceu e está nesse momento te obsediando, obsediando tua casa, tua família mesmo sem você saber.
Muitas vezes o espírito não aceita, não quer aceitar e vai passar a buscar vingança e só vai sossegar quando conseguir destruir seu algoz.
Ninguém, ninguém que comete crime contra a vida inocente sai impune. Pode sair dessa vida sim, pois a lei dos homens é terrivelmente falha. Mas não da outra.
Você por mais que não admita ou não queira admitir jamais conseguirá ser feliz.
Você pode até dizer:
"Ah, mas eu me converti!" Sim você se converteu amém.
Você pode ser ex assassino ou ex assassina nesta vida apenas nesta vida não da outra.
A vida e as penas não terminam com a morte muito pelo contrário.
Então pense bem antes de tirar ou mesmo pensar em tirar uma vida inocente.
5- Não cobiçar o parceiro(a) do outro
Evitar, fugir do adultério.
Quanto mais parceiros se tem mais animalescos nos tornamos. Atraindo com isso espíritos baixos para nossa vida.
Deus ama e protege a família e a unidade do casamento.
Não esta mais dando certo, senta, conversa e vai cada um para seu canto.
Mas evite se rebaixar dessa maneira.
O mesmo vale para as mulheres e os homens que correm atras só pelo prazer do proibido.
Você que sente prazer em separar casais aos olhos da espiritualidade você esta simplesmente se prostituindo.
Você não tem luz, só trevas.
Nenhum espirito evoluído se aproxima de pessoas assim baixa.
Semelhantes atraem semelhantes.
Você só esta atraindo para sua vida espíritos baixos, espíritos trevosos.
Não é nem você que esta se divertindo são eles.
Enquanto você esta ai rindo com teu amante saiba que os espíritos trevosos estão mais felizes ainda.
Pois eles acharam para si uma presa fácil.
Você esta sendo nas mãos deles um fantoche.
Enquanto você estiver nessa vida só terá escuridão.
E depois que você morrer?
Você acha que vai para onde?
Uma vez que a vida não acaba com a morte.
Pensa bem.
Não se constrói um forte com a ruína do outro.
6- Não cobiçar o bem alheio
Não invejar nada e ninguém.
A inveja mata, a inveja destrói.
A inveja é outro sentimento baixo
Deus ao dividir conosco sua centelha nos deu talentos.
E cabe a nós encontrar meios para desenvolve-los.
Então não a motivos para se invejar alguém.
Ao invejarmos o outro estamos atraindo para nossa vida espíritos baixos, trevosos.
Quanto mais inveja se tem do outro mais fétidos, mais podres nos tornamos..
A inveja suscita a ira e a ira a desgraça principalmente para o invejoso.
Enquanto eu fico reparando, invejando o outro a vida continua seguindo aqui fora, o tempo continua passando aqui fora. Vou envelhecendo, vou morrendo aos poucos na desgraça, na miséria e na solidão.
Pois não soube aproveitar e nem valorizar o talento nato que Deus deu a mim exclusivamente. E isso cedo ou tarde me será cobrado.
7- Não levantar falso testemunho.
Esse também é sério viu.
Deveríamos parar de acreditar em tudo o que nos mandam, em tudo que não agrega valor, em tudo que dissemina mentira, ruína, desgraça.
Parar de acreditar em boatos principalmente esses disseminados em redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e por ai vai.
Sempre que aparecer algo e esse algo disser, espalhe com o maior número de pessoas do seu grupo pelo amor de Deus não compartilhe é um boato, um falso testemunho. Ainda mais se aparecer com foto de alguém.
Toda vez que você compartilha isso você esta disseminando algo que pode matar uma pessoa inocente. Você inocentemente pode esta ajudando a derramar um sangue inocente.
E certamente você não irá querer sofrer com essa maldição.
Se as pessoas não fossem tão ingênuas, tolas, ignorantes, pessoas inocentes como a dona de casa Fabiane Maria de Jesus não teriam suas vidas roubadas de maneira tão brusca, tão estupida e brutal.
Por causa de pessoas como você que gosta de compartilhar tudo o que vê, que ouve e lê uma inocente perdeu a vida, uma família ficou sem a filha, sem a mãe, sem a neta, sem a esposa. Você meu caro, minha cara tem sangue inocente nas mãos. Você indiretamente participou dessa barbárie.
Quer compartilhar algo?
Compartilhe algo que agregue valor, que espalhe amor, solidariedade, misericórdia, respeito as diferenças.
Seja como o Senhor Jesus, a  luz do mundo.
Não basta de dizer que segue a Deus tem que ser seu imitador também.
Obedecer a essência de Deus é se igualar a Ele.
É amar, respeitar, espalhar luz e vida, vida em abundância a todas as criaturas.
Ver em cada criatura um pouco de Deus ali mesmo que escondido. 
Quando conhecemos, quando nos aproximamos do Senhor Jesus somos automaticamente chamados a fazer a sua obra diariamente.
Sua obra não consiste em apenas trabalhar para a igreja a qual você congrega. Seja como obreiro, pastor, diácono, bispo, padre durante as reuniões, ou evangelizando nas ruas.
A obra de Deus é muito mais que isso.
A verdadeira obra de Deus requer de você 3 coisas: RENÚNCIA - MISERICÓRDIA - COMPAIXÃO.
RENÚNCIA - Todas as vezes que renuncio as minhas vontades, ao meu querer e passo a pensar na coletividade. Estou fazendo a obra de Deus.
MISERICÓRDIA - Quando deixo a mágoa de lado, perdoando livremente. Esquecendo o mal estou fazendo a obra de Deus.
Se até Jesus perdoou livremente, sem as amarras do ressentimento os soldados que o feriram quem sou eu, quem somos nós para guardarmos mágoas, ressentimentos? 
COMPAIXÃO - Todas as vezes que estendo a mão todos indistintamente, a todos os seres sejam eles racionais e/ou irracionais estou fazendo a obra de Deus. 
Não é tão difícil assim você fazer a obra de Deus. Você não precisa de uma unção especial dada pelo teu líder religioso. Você precisa sim de ter um pouco de desprendimento, amor e tempo. 
Tire um final de semana, chame seus familiares, seus amigos para fazerem a diferença na vida de alguém.
Visite uma ONG, veja o que essa ONG esta precisando. Se está precisando de doações de alimentos, cobertores, produtos de limpeza, brinquedos, ração, potes de alimento e doe. Se essa ONG estiver precisando naquele momento de um colaborador colabore. Dê o seu melhor. Faça como se estivesse fazendo para o próprio Jesus.
Vocês também podem reunir-se, alugar uma van, ou, uma kombi sair de madrugada e levar roupas, cobertores,brinquedos e alimentos aos moradores de rua. Se você optar por essa ação social mais uma vez dê o seu melhor, faça como se estivesse fazendo para o próprio Senhor Jesus.
A maior lição que Cristo nos deixou por herança consiste no conhecimento de que a morte não existe . Existindo apenas uma transição entre os mundos.
Uma mudança de estado. 
Consiste também no conhecimento de que sem amor, justiça, respeito as diferenças, no auxilio aos irmãos que ainda dormem.
Sua autoridade decorria da pureza desse Espírito e de sua missão divina. Veio ensinar aos humanos que a verdadeira vida não está na Terra, mas no mundo espiritual. Ensinar-lhes o caminho que para lá conduz, os meios de se respeitar a Lei de Deus, e os prevenir sobre a marcha das coisas futuras para o cumprimento dos destinos humanos. Entretanto, não disse tudo, e sobre muitos pontos se limitou a depositar a semente de verdades que ele próprio declara não poderiam ser compreendidas naquela época. Falou de tudo, mas em exemplos por histórias - parábolas -. Para compreender o sentido ‘simbólico’ de certas palavras ou das histórias, seria preciso que novas ideias e novos conhecimentos viessem dar o entendimento, e essas ideias e conhecimentos não poderiam vir antes de certo grau de elevação espiritual. 

Últimas Considerações
A maior lição que Cristo nos deixou por herança consiste no conhecimento de que a morte não existe . Existindo apenas uma transição entre os mundos.
Uma mudança de estado. 
Consiste também no conhecimento de que sem amor, justiça, respeito as diferenças, no auxilio aos irmãos que ainda dormem.
Sua autoridade decorria da pureza desse Espírito e de sua missão divina. Veio ensinar aos humanos que a verdadeira vida não está na Terra, mas no mundo espiritual. Ensinar-lhes o caminho que para lá conduz, os meios de se respeitar a Lei de Deus, e os prevenir sobre a marcha das coisas futuras para o cumprimento dos destinos humanos. Entretanto, não disse tudo, e sobre muitos pontos se limitou a depositar a semente de verdades que ele próprio declara não poderiam ser compreendidas naquela época. Falou de tudo, mas em exemplos por histórias - parábolas -. Para compreender o sentido ‘simbólico’ de certas palavras ou das histórias, seria preciso que novas ideias e novos conhecimentos viessem dar o entendimento, e essas ideias e conhecimentos não poderiam vir antes de certo grau de elevação espiritual. 


Encerramos aqui nosso Evangelho no Lar


Pedimos a partir desse momento o auxílio dos bons espíritos, de modo especial a corrente amiga do Dr. Bezerra de Menezes para que as águas sejam fluídas.
Depositando na mesma todos os remédios necessários.


Que a bondade divina inunde seu coração, sua mente.
Que a sabedoria divina se faça sempre presente em sua vida, principalmente nos momentos decisórios, ante os problemas e dissabores da vida.
Que a luz divina se faça presente em seu lar, em sua família e em sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku