A Maldição do Sanpaku



Em japonês antigo, sanpaku significa “três brancos”. Atualmente, descreve alguém em desequilíbrio físico, psicológico ou mental para a medicina tradicional japonesa.
O principal indício está na vista. São três partes brancas ao redor da íris: nas laterais e na parte inferior do globo ocular. De acordo com os defensores do Sanpaku, esse último detalhe, ou seja, o fato de a esclera ser visível sob a íris, não é uma notícia muito boa para o dono do olho. Isso porque, em pessoas saudáveis — e livres de maldições —, a íris deve tocar tanto a pálpebra superior como a inferior e ficar visível apenas nas laterais.
Segundo a crença, a vida do sanpaku está ameaçada por um trágico fim – o que aconteceu com sanpakus famosos como Marilyn MonroeJohn F. Kennedy e John Lennon, que até menciona a condição na canção Aisumasen.
O japonês George Ohsawa, autor que popularizou a macrobiótica e a expressão Sanpaku no Ocidente, indicava uma dieta rica em cereais integrais, legumes e frutas secas para atenuar os efeitos. A medicina ocidental, no entanto, ignora tudo isso.
De acordo com um escritor japonês conhecido como George Osawa, o ideal é que a parte colorida dos olhos apareça posicionada como um sol nascente entre as pálpebras superior e inferior. Curiosamente, segundo os defensores do Sanpaku, se uma pessoa possui a esclera visível na parte inferior dos olhos, esse seria um indicativo de que o mundo exterior exerce algum tipo de risco sobre ela.
Em contrapartida, quando a parte branca fica visível sob a pálpebra superior, isso seria um sinal de que o “mundo interior”, ou seja, as emoções do sujeito, pode representar um perigo. Em outras palavras, ter o branco aparente na parte superior dos olhos serve como um indicativo de que um indivíduo não consegue controlar seus impulsos e pode cometer atos terríveis.

Características do Sanpaku

– derrubam objetos com muita facilidade (celular, cadernos, copos, óculos etc.).
– acidentam-se com mais frequência do que o normal (automóvel, moto, quedas, cortes etc.).
– pensam em várias coisas ao mesmo tempo.
– são muito sonhadores.
– apaixonam-se facilmente.
Para ser ainda mais científico, é preciso dizer que existem dois tipos de sanpaku, em conexão com a filosofia Yin-Yang.
Os “yin sanpaku”, com o branco aparecendo abaixo da íris, seriam pessoas mais fragilizados, “suscetíveis a perigos de origem externa”. Os “yang sanpaku” teriam mais propensão de “gerar perigo”, ou seja: teriam temperamento explosivo e violento.“O sanpaku perdeu o contato consigo mesmo, com seu corpo e com as forças naturais do universo. Os sintomas do sanpaku podem ser reconhecidos como fadiga crônica, baixa vitalidade sexual, reflexos ruins, mau humor, déficit de atenção, incapacidade de dormir bem e falta de precisão nos pensamentos e ações. O Sanpaku não tem foco principal, não consegue se concentrar em nada, é muito distraído, cai e fere-se facilmente, por falta de foco.

A macrobiótica é taxativa: pessoas com olhos sanpaku são portadoras de um grave estado de desequilíbrio físico e espiritual. No seu livro ‘”Sois todos sanpaku”, George Oshawa, criador da medicina macrobiótica, escreveu: O sanpaku perdeu o contato consigo mesmo, com seu corpo e com as forças naturais do universo. Os sintomas do sanpaku podem ser reconhecidos comofadiga crônica, baixa vitalidade sexual, reflexos ruins, mau humor, incapacidade de dormir bem e falta de precisão nos pensamentos e ações. A alimentação correta é a maneira simples e natural de corrigir a perigosa condição sanpaku e criar um estado de saúde, harmonia e bem-estar, internos e externos.”





Fontes Denis Rafael Rathmann, da Associação Macrobiótica de Porto Alegre, livro You Are All Sanpaku, de George Ohsawa e Flávio Antônio Romani, professor de oftalmologia da PUCRS.

Comentários