ESTUDO BÍBLICO - ÊXODO 38


Fez também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o seu comprimento, e de cinco côvados a sua largura, era quadrado; e de três côvados a sua altura.
E fez-lhe as suas pontas nos seus quatro cantos; da mesma peça eram as suas pontas; e cobriu-o de cobre.
Fez também todos os utensílios do altar; os cinzeiros, e as pás, e as bacias, e os garfos, e os braseiros; todos esses pertences fez de cobre.
Fez também, para o altar, um crivo de cobre, em forma de rede, na sua cercadura em baixo, até ao meio do altar.
E fundiu quatro argolas para as quatro extremidades do crivo de cobre, para os lugares dos varais.
E fez os varais de madeira de acácia, e os cobriu de cobre.
E pôs os varais pelas argolas aos lados do altar, para com eles levar o altar; fê-lo oco e de tábuas.
Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se reuniam, para servir à porta da tenda da congregação.
Fez também o pátio do lado meridional; as cortinas do pátio eram de linho fino torcido, de cem côvados.
As suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre; os colchetes destas colunas e as suas molduras eram de prata;
E do lado norte cortinas de cem côvados; as suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre, os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
E do lado do ocidente cortinas de cinqüenta côvados, as suas colunas dez, e as suas bases dez; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
E do lado leste, ao oriente, cortinas de cinqüenta côvados.
As cortinas de um lado da porta eram de quinze côvados; as suas colunas três e as suas bases três.
E do outro lado da porta do pátio, de ambos os lados, eram cortinas de quinze côvados; as suas colunas três e as suas bases três.
Todas as cortinas do pátio ao redor eram de linho fino torcido.
E as bases das colunas eram de cobre; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata; e o revestimento dos seus capitéis era de prata; e todas as colunas do pátio eram cingidas de prata.
E a cobertura da porta do pátio era de obra de bordador, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; e o comprimento era de vinte côvados, e a altura, na largura, de cinco côvados, conforme as cortinas do pátio.
E as suas quatro colunas e as suas quatro bases eram de cobre, os seus colchetes de prata, e o revestimento dos seus capitéis, e as suas molduras, também de prata.
E todas as estacas do tabernáculo e do pátio ao redor eram de cobre.
Esta é a enumeração das coisas usadas no tabernáculo do testemunho, que por ordem de Moisés foram contadas para o ministério dos levitas, por intermédio de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.
Fez, pois, Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o Senhor tinha ordenado a Moisés.
E com ele Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, um mestre de obra, e engenhoso artífice, e bordador em azul, e em púrpura e em carmesim e em linho fino.
Todo o ouro gasto na obra, em toda a obra do santuário, a saber, o ouro da oferta, foi vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, conforme ao siclo do santuário;
E a prata dos arrolados da congregação foi cem talentos e mil e setecentos e setenta e cinco siclos, conforme o siclo do santuário;
Um beca por cabeça, isto é, meio siclo, conforme o siclo do santuário; de todo aquele que passava aos arrolados, da idade de vinte anos para cima, que foram seiscentos e três mil e quinhentos e cinqüenta.
E houve cem talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para as cem bases cem talentos; um talento para cada base.
E dos mil e setecentos e setenta e cinco siclos fez os colchetes das colunas, e cobriu os seus capitéis, e os cingiu de molduras.
E o cobre da oferta foi setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos.
E dele fez as bases da porta da tenda da congregação e o altar de cobre, e o crivo de cobre e todos os utensílios do altar.
E as bases do pátio ao redor, e as bases da porta do pátio, e todas as estacas do tabernáculo e todas as estacas do pátio ao redor.

Neste capítulo teremos como abordagem principal a construção do altar dos holocaustos e onde teremos novamente  instruções e detalhes. Instruções e detalhes todos vistos em capítulos anteriores. Veremos ao longo daqui todas as ações praticadas por Bezalel nas construções por ele responsável. Bezalel era filho de Eri, neto de Hur. Homem diligente, fez tudo o que o Senhor Deus ordenara a Moisés. Seu nome para quem não sabe significa - A Sombra de Deus. Homem de grande talento e cheio da sabedoria do Espirito Santo, Bezalel fora o principal responsável pela construção do Templo dos Templos, lugar santo e onde Deus viria habitar até a chegada do principal personagem. Personagem este que viria a mudar toda a história da humanidade, cujo nascimento viria dar inicio a rasgadura do véu que separava Deus de toda a humanidade. O cordeiro de Deus, àquele que mais tarde viria ser entregue em sacrifício santo e perfeito que viria a rasgar o véu de uma vez por todas, revelando com isso Deus a toda humanidade pecadora. Com Bezalel trabalhava um outro homem igualmente cheio do Espirito Santo e igualmente dotado de grande talento - Aoliabe, filho de Aisamaque da tribo de Dã.Aoliabe fora para quem não fora artesão, projetista e bordador. Seu nome significava - O Pai é minha habitação. Fugindo um pouco da temática aqui proposta e trazendo um pouco para nós: Deus tem um plano, um projeto para cada filho seu. O mesmo crendo ou não, querendo ou não, aceitando ou não. Seu plano, seu projeto começa conosco estando ainda em ventre materno. Primeiro vem o sopro da vida e por fim ao longo de nossa existência Deus incute em cada um de nós um talento único, dom exclusivo. Tal qual fora no passado. Não apenas isso, ao longo de nossa existência Deus vai nos moldando, nos capacitando. O que nos impede de saber qual talento incutido em nós é justamente o pecado. O pecado, esse câncer que se nos cega, emburrece. Por isso passamos grande parte de nossas vidas quebrando a cara, dando com os burros n'água. Alguns morrem desconhecendo qual o dom que Deus plantou nele. Quer saber o dom que Deus te deu, qual o seu talento? Renuncie ao pecado! Enquanto houver trevas a luz de Deus nunca brilhará na sua vida. Não tem jeito! O segredo é esse. RENUNCIA AO PECADO! Não é você sacrificar grandes somas de dinheiro, bens na tua denominação religiosa. Nada disso. Isso aí é conversa fiada de quem quer enriquecer as tuas custas. O talento, o dom já esta aí dentro de você, Deus conferiu a você gratuitamente. Você não viu nenhum destes talentosos artesãos pagarem para desenvolver seus respectivos dons. E o mesmo é com você. Volto a dizer: Quer saber, quer conhecer e desenvolver esse talento que está escondido aí dentro de você? Renuncie ao pecado, tenha vida com Deus. Deixe Deus trabalhar livremente na tua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku