ESTUDO BÍBLICO - ÊXODO 34



Então disse o SENHOR a Moisés: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tábuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que tu quebraste.
E prepara-te para amanhã, para que subas pela manhã ao monte Sinai, e ali põe-te diante de mim no cume do monte.
E ninguém suba contigo, e também ninguém apareça em todo o monte; nem ovelhas nem bois se apascentem defronte do monte.
Então Moisés lavrou duas tábuas de pedra, como as primeiras; e levantando-se pela manhã de madrugada, subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe tinha ordenado; e levou as duas tábuas de pedra nas suas mãos.
E o Senhor desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele proclamou o nome do Senhor.
Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;
Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.
E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou,E disse: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá agora o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz; porém perdoa a nossa iniquidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança.
Então disse: Eis que eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo.
Guarda o que eu te ordeno hoje; eis que eu lançarei fora diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus e os jebuseus.
Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra aonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti.
Mas os seus altares derrubareis, e as suas estátuas quebrareis, e os seus bosques cortareis.
Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso.
Para que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se prostituírem após os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas também dos seus sacrifícios.
E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam com os seus deuses.
Não te farás deuses de fundição.
A festa dos pães ázimos guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado do mês de Abibe; porque no mês de Abibe saíste do Egito.
Tudo o que abre a madre meu é, até todo o teu gado, que seja macho, e que abre a madre de vacas e de ovelhas; O burro, porém, que abrir a madre, resgatarás com um cordeiro; mas, se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; todo o primogênito de teus filhos resgatarás. 
E ninguém aparecerá vazio diante de mim.
Seis dias trabalharás, mas ao sétimo dia descansarás: na aradura e na sega descansarás.Também guardarás a festa das semanas, que é a festa das primícias da sega do trigo, e a festa da colheita no fim do ano.
Três vezes ao ano todos os homens aparecerão perante o Senhor DEUS, o Deus de Israel; Porque eu lançarei fora as nações de diante de ti, e alargarei o teu território; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano diante do Senhor teu Deus.
Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa da páscoa ficará da noite para a manhã.
As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus; não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.
Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliança contigo e com Israel.
E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.
E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele.
Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele.
Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram-se a ele; e Moisés lhes falou.
Depois chegaram também todos os filhos de Israel; e ele lhes ordenou tudo o que o Senhor falara com ele no monte Sinai.
Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto.
Porém,entrando Moisés perante o Senhor, para falar com ele, tirava o véu até sair; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado.
Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele.
Êxodo 34:1-35

Temos aqui neste capítulo mais uma prova irrefutável do amor de Deus por sua criação.
Qual?
Mesmo sendo o povo hebreu em sua época (e nós atualmente, anos se passaram gerações se sucederam) rebeldes, ingratos e pecadores por natureza Deus ordenou a Moisés a lavratura das tábuas de seus mandamentos.
Mandamentos estes que viriam a instruir o povo a cerca da justiça e idoneidade nos educar quanto a causa e consequência. 
Para cada efeito a uma reação.
Embora o povo daquela época houvesse quebrado a aliança, o pacto de fidelidade no caso aqui de prestar culto de louvor e adoração a somente Ele, o Deus verdadeiro, criador de tudo que há, para adorarem deuses estranhos tal como os egipicios daquela época. 
Deus por sua própria vontade restaurou a aliança rompida.
Uma outra coisa que podemos observar aqui neste capítulo e ao longo das Escrituras, Deus usa a própria humanidade para falar acerca Dele e de seu plano de resgate e salvação da humanidade, Deus usa a humanidade para falar acerca da vida futura.
Uma prova disso é a própria Bíblia, para quem não sabe foi escrita por homens das mais variadas origens todos inspirados pelo próprio Deus.
Ou seja, o livro em si é humano, mas o seu conteúdo é divino, sagrado.
Se fosse apenas humano a Bíblia não seria tão conhecida, não configuraria entre os livros mais vendidos do mundo, não seria o livro mais traduzido do mundo. 
Talvez o tempo já teria se encarregado de faze-la cair no esquecimento.
A prova de que o conteúdo da Bíblia é divino é quanto ao seu conteúdo, passados mais de 2000 anos a mesma continua atual como se os tivessem escritos a algumas horas. 
Uma vez que trata abertamente de corrupção e suas consequências, nos alerta quanto ao cuidado que devemos ter com os falsos profetas, nos fala de amor ao próximo, senso de justiça todos assuntos atuais.
Temos aqui senão a união entre o humano e o divino.
Deus poderia ter refeito as tábuas quebradas por Moisés, mas, não optou por mandar o próprio Moisés refaze-las.
O que isso significa?
Deus não usa tecnologia para evangelizar, Deus não usa panfletos para evangelizar, Deus não usa de subterfúgios para evangelizar, não nada disso - Deus usa senão a própria humanidade como meio e forma de evangelização.
Em outras palavras nós somos a ferramenta de Deus.
Enfim podemos destacar neste capítulo dois pontos chaves - primeiro a misericórdia de Deus para com seu povo e o fato de nos usar como instrumentos na propagação de sua palavra e obra.
Sendo assim, nós como seu povo somos chamados a fazer sua obra.
A cada um de nós Deus incutiu um talento, talento este para ser usado na semeadura da Palavra da Verdade. 
Embora sejamos frutos do pecado Deus não apenas não desistiu de nós como conta conosco para a propagação de sua palavra de fé, esperança.
Palavra que cura, liberta e salva.
Se o mundo esfriou no amor, se os falsos profetas reinam absolutos pregando heresias induzindo muitos ao erro, se a corrupção criou ramificações nós temos nossa parcela de culpa.
Pois, dormimos no ponto. Estamos adiando nossa ação ao chamado de Deus.
Estamos sendo filhos rebeldes e desobedientes.
A verdade já conhecemos, mas e aos demais que desconhecem a verdade?
E aos demais que se encontram cativos, escravizados por doutrinas de loucos?
Tudo isso pode ser revestido se tirarmos ao menos 15 minutos de nosso dia para levar a palavra, propagar o bem e a justiça.
Não espere pelo outro para dar inicio a obra.
Já pensou se Moisés esperasse por Arão para decidir sair junto com o povo hebreu das terras egípcias?
Já pensou se o próprio Jesus dissesse: "Quem eu morrer na cruz pra salvar quem eu nem conheço? Nem pensar! Manda outro."
Tudo foi uma questão de iniciativa própria.
Eles deram o primeiro passo.
Se conhecemos a verdade foi graças a esse primeiro passo dado por estes homens de fé.
Vamos dar também o primeiro passo para que outros também conheçam a verdade e o reino de Deus possa ser prontamente restabelecido.
Caso contrário este mundo estará fadado a ruínas, guerras, perversidades ainda maiores e piores.
Qual o mundo você quer deixar para seus filhos, netos, bisnetos?
Deus conta com cada um de nós.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku