ESTUDO BÍBLICO - ÊXODO 31



Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor,
Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,
E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.
E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado.
A saber: a tenda da congregação, e a arca do testemunho, e o propiciatório que estará sobre ela, e todos os pertences da tenda;
E a mesa com os seus utensílios, e o candelabro de ouro puro com todos os seus pertences, e o altar do incenso;
E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base;
E as vestes do ministério, e as vestes sagradas de Arão o sacerdote, e as vestes de seus filhos, para administrarem o sacerdócio;
E o azeite da unção, e o incenso aromático para o santuário; farão conforme a tudo que te tenho mandado.
Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.
Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será eliminada do meio do seu povo.
Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente morrerá.
Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.
Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Antes do advento da vinda de Cristo a Terra toda adoração se concentrava basicamente em um Templo físico. Conferindo a este grande importância.Tanto que o próprio Deus não apenas o planejou como selecionou a dedo podemos assim dizer quem poderia entrar nele ou não, como seriam os ritos de adoração e expiação bem como os artesãos que viriam ser responsáveis por sua construção. Tudo deveria obedecer rigorosamente ao que o Senhor Deus mostrara a Moisés.O artesão responsável pela construção do Templo chamava-se Bezalel cuja tradução é: a sombra de Deus.Além de Bezalel outros dois homens foram escolhidos pelo próprio Deus para supervisionarem a construção do Templo - Bezalel de Judá e Aoliabe de Dã.
Todos estes homens foram capacitados pelo próprio Deus, não apenas isto como se isto já bastasse por si só como isto não era obra de homens mas de Deus, o Espirito Santo trabalhou profundamente neles, capacitando-os de maneira sobrenatural.
Temos aqui outra imposição dada por Deus a observância e guarda do sábado.
Observância esta que viria ser um peculiar sinal, um elo entre Deus e o povo Hebreu.
Em resumo Deus elege, Deus escolhe, Deus capacita, Deus envia. Nenhum dos patriarcas, nenhum dos artesãos responsáveis pela construção do Templo, nenhum dos apóstolos, nem mesmo Maria mãe de Jesus e demais mulheres símbolos de fé que a Bíblia se nos apresenta foram escolhidas ao acaso ou receberam unção de bispo, de pastor.
Todos estes foram previamente selecionados estando ainda no ventre materno.
O próprio Deus já os havia separado para si antes mesmo de nascerem.
Nenhum passou por mãos humanas para poderem e serem dignos de fazer a obra de Deus.
E o mesmo acontece conosco.
Você não precisa de nenhuma unção dada pelo teu pastor, pelo teu bispo para fazer a obra de Deus.
A partir do momento que você sente necessidade de dar a palavra de Deus, levar o Evangelho adiante independentemente de pastor, de bispo, de placa denominacional. E essa necessidade cresce a cada dia é porque você já esta pronto, Deus já te capacitou o suficiente para fazer a obra Dele.
Bastando a você obedecer a esse chamado.
Na maioria das vezes não é nada dispendioso, grandioso ou mesmo impossível. É geralmente algo difícil no inicio, mas com o tempo torna-se fácil.
Como evangelizar no lar, na família, na vizinhança ou mesmo na internet por meio de vídeos ou um simples blog, criar pequenos grupos de oração em casa mesmo ou na vizinhança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku