Estudo da Doutrina - Livro A Gênese Por Allan Kardec


Revendo Estudos
17. Todas as ciências se encadeiam e sucedem numa ordem racional; nascem umas  das outras, à proporção que acham ponto de apoio nas idéias e conhecimentos  anteriores. A Astronomia, uma das primeiras cultivadas, conservou  os  erros da  infância, até ao momento em que a Física veio revelar a lei das forças dos agentes  naturais; a Química, nada podendo sem a Física, teve de acompanhá-­la de perto,  para depois marcharem ambas de acordo, amparando-­se uma à outra. A Anatomia, a  Fisiologia, a Zoologia, a Botânica, a Mineralogia, só se tornaram ciências sérias com  o auxílio das luzes que lhes trouxeram a Física e a Química. À Geologia nascida  ontem, sem a Astronomia, a Física, a Química e todas as outras, teriam faltado  elementos de vitalidade; ela só podia vir depois daquelas. 

Qualquer ciência como tudo na vida para se obter bom êxito, excelência, primazia deve partir de uma ordem racional onde tudo é questionado, tudo é posto a prova.
Vejamos o próprio espiritismo, se o mesmo é o que é hoje dá-se pelo fato de que o mesmo a tudo, questiona. Tudo exige uma prova cabal.
Não permitindo-se seduzir, levar pelo sentimentalismo, dogmas.
Em outras palavras o espiritismo não é apenas uma religião. Mas também uma ciência.
Se o mesmo fosse apenas uma religião seria limitado pois seria guiado por dogmas, com seus preceitos meramente humanos sem qualquer comprobabilidade uma vez que não seriam permitidos questionamentos.
Caríssimos qualquer coisa, situação em que não se permitem questionamentos, comprobabilidade é limitado. Sendo limitado é portanto falho.
Sendo falho não é passível de credibilidade.
O próprio Deus é racional, lógico o que dá a Ele uma condição única ou seja ser perfeito em tudo que faz. Se assim não o fosse Ele próprio seria limitado. Ou seja falho.
Se a criação tanto do plano físico tal qual o conhecemos bem como do plano espiritual são de uma perfeição ímpar, sem igual dá se pelo fato Dele próprio ser uma lógica, uma razão.
Tudo com Deus obedece a uma lógica, um principio. Tudo com Deus tem uma razão de ser.
Se queremos entender a Deus, devemos vê-lo por um outro ângulo. Ou seja se o vemos ou víamos unica e exclusivamente pelo lado religioso, dogmático devemos passar a vê-lo pelo lado lógico e racional. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku