Culto Semanal - Primeiro Livro de Adão


Senhoras e senhores, leitores do Blog Evangelismo Sem Placas Nem Fronteiras. Sejam todos muito bem vindos. Vamos a partir de agora separar esse momento para entrarmos em comunhão com Deus. Uma excelente noite a todos. Antes de darmos inicio ao nosso Culto olvidemos as preocupações, os problemas. Bem como mágoas, rixas, ódio, rancor. Caríssimos, tudo é passageiro. Absolutamente tudo. Inclusive nós! Muitos de nós estamos aqui celebrando este culto de louvor e adoração a Deus, mas, e amanhã? Nem todo mundo estará aqui, digo não aqui lendo os posts deste Blog mas no nosso plano. Muitos de nós estamos aqui pela última vez. Então façamos deste encontro com Deus um momento único. Orando juntos como irmãos que somos em Cristo Jesus.

Busca Inicial
1) Senhor Nosso,amado e querido Deus. Único digno de toda honra e toda glória. Pecadores que somos ousamos a entrar em Vossa presença. Não para vos pedir, mas, unicamente para Vos agradecer. Agradecer por esta semana abençoada e produtiva que estamos tendo em Vossa Santíssima presença. Graças e louvores a Ti Senhor Deus rendemos por isso.

Preces 
2) Senhor Nosso Deus piedade de vossos filhos e filhas que de coração contrito por força dos pecados e miséria se apresentam a Vós Senhor que viestes resgatar os míseros pecadores, tende piedade de cada um de nós. Que reconhecendo nossas misérias humanas nos apresentamos a Vós. Humilhados por conta dos pecados imploramos por Vosso perdão e misericórdia. Tende piedade de nós! *** Nesse momento faça sua oração particular. Lembrando que a verdadeira oração não é a mecânica, repetitiva. Mas aquela que flui de dentro para fora, naturalmente. Algo que transborda de nosso interior. Então sem receios, reservas entregue-se a Deus, aí mesmo de onde você está, quais seus pecados. Deus quer te ouvir.

Prece de Caritas
3) “Deus nosso Pai, que Sois todo poder e bondade, dai força àqueles que passam pela provação, dai luz àqueles que procuram a verdade, e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus, dai ao viajante a estrela Guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito, a verdade, à criança o guia, ao órfão, o pai. Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste. Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e esperança para aqueles que sofrem. Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores, derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé. Deus, um raio, uma faísca do Vosso divino amor pode abrasar a Terra, deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lagrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos. Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição, queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia. Deus, Dai-nos a força no progresso de subir até Vós, Dai-nos a caridade pura, Dai-nos a fé e a razão, Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas. O espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.”

4) Senhor Nosso Deus piedade de vossos filhos e filhas que de coração contrito por força dos pecados e miséria se apresentam a Vós Senhor que viestes resgatar os míseros pecadores, tende piedade de cada um de nós.Que reconhecendo nossas misérias humanas nos apresentamos a Vós.Humilhados por conta dos pecados imploramos por Vosso perdão e misericórdia.Tende piedade de nós.


5) Senhor nosso, amado e querido Deus. Único digno de toda honra e toda glória. Cá estamos nós Senhor para celebrarmos mais um culto de adoração a Ti. Que este nosso encontro seja especial, único e exclusivo. Não sabemos se esta será nossa última noite aqui neste planeta. Volta Tua face para nós. Queremos conhecer-Te, queremos receber-Te. Tem misericórdia Senhor de cada de nós. Abençoa Senhor este culto. Abençoa Senhor nosso estudo. Fala conosco Senhor. Queremos ouvir-Te, queremos escutar-Te. Que este salutar estudo nos seja proveitoso e abençoado. Que saiamos daqui renovados, na certeza de que Tu nos falastes. E se essa nos for a última noite juntos Tu nos receba em Teu plano de amor, justiça e misericórdia. Em Tuas mãos nos encomendamos desde já. Oramos todos unidos em nome do Senhor Jesus que com seu sangue vertido na Cruz do Calvário nos resgatou. Assim o seja.


6) Amado e querido Deus apresentamos a Ti, ó Soberano Deus. Nossa vida, nossos sonhos, projetos a Ti entregamos como oferta. Toma Senhor tudo é Teu. Unicamente Teu. Faça-se, cumpra-se unicamente Tua soberana vontade em nossa vida. Se for de Tua vontade que tenhamos uma semana abençoada e feliz. Se não for Senhor Deus rendemos-Te graças do mesmo jeito. Pois sabemos que tudo coopera para nosso próprio bem e adiantamento moral e espiritual.


Capítulo 73 
1 Então Deus atentou para as palavras de Adão e viu que eram verdadeiras, e que ele podia aguardar por longo tempo Sua ordem, a respeito do conselho de Satã. 
2 E Deus aprovou Adão nas suas considerações e na oração que ele oferecera em Sua presença; e a Palavra de Deus veio a Adão e disse-lhe: "O Adão, se ao menos tu tivesses tido este cuidado antes de sair do jardim para esta terra"! 
3 Após isto, Deus enviou Seu anjo que havia trazido incenso e o anjo que tinha trazido mirra a Adão, para que o informassem a respeito de sua união com Eva. 
4 Então aqueles anjos disseram a Adão: "Pega o ouro e dá-o a Eva como um presente de casamento e contrata o casamento com ela, então dá-lhe um pouco de incenso e mirra de presente; e então sede vós, tu e ela, uma só carne". 
5 Adão obedeceu aos anjos e pegou o ouro e colocou-o no peito de Eva, em sua vestimenta; e pediu-lhe sua mão. 
6 Então os anjos ordenaram a Adão e Eva que se erguessem e orassem por quarenta dias e quarenta noites; e, após isso, que Adão viesse ter com sua esposa; pois então isto seria um ato puro e não deturpado; e eles teriam filhos que se multiplicariam e povoariam a face da terra. 
7 Então ambos, Adão e Eva receberam as palavras dos anjos, e os anjos retiraram-se. 
8 Então Adão e Eva começaram a jejuar e orar, até o findar dos quarenta dias; e então uniram-se, como os anjos lhes haviam dito. E desde o tempo em que Adão deixara o jardim até o seu casamento com Eva se haviam passado duzentos e vinte e três dias, que são sete meses e treze dias. 
9 Assim Satã em sua guerra contra Adão foi vencido. 

Em outras, Deus sempre se atenta a seus filhos.
Independentemente de raça, credo, gênero, filiação. Requerendo unicamente de nossa parte fé e sinceridade nas palavras e atos.
Ao contrário de nós que enxergamos apenas o exterior, Deus nos sonda unica e exclusivamente internamente.
É natural nós enxergarmos apenas o pecado, a sujeira. Deus vê além.
Deus vê o pecado, mas enxerga nele no pecador a solução - ou seja bastando a este um arrependimento sincero.
Adão falhara em sua missão, deixou-se seduzir por paixões humanas, levianas.
Ou seja, a carne falou mais alto.
E embora Deus seja amor, paz, paciência é acima de tudo justiça. A expressão máxima de justiça.
Embora sofrendo, Deus não teve outra alternativa senão expulsá-los do paraíso.
Mas como podemos ver aqui e ao longo de nossos estudos Deus não os desamparou.
Muito pelo contrário, embora os tivesse expulsado do local os conduziu para outro.
Mais sombrio claro, não como vingança ou algo do gênero, mas como punição por suas desobediência.
Assim é conosco, por mais que sejamos desobedientes, ingratos Deus nunca se afastou ou se afastará de nós.
Ele pode sim, nos punir mas se retirar em definitivo de nossas vidas isso jamais.
Por mais severo e duro que seja, sempre que nós demonstrarmos arrependimento sincero, vontade corrigir os erros cometidos Deus voltará seus olhos compassivos para nós.
Ele como um Pai justo não nos devolverá as regalias perdidas, mas, certamente a punição com o tempo diminuirá até cessar por completo.
Não que O mesmo tenha prazer com o sofrimento, seja sádico, perverso mas por entender que isso é necessário.
Necessário?
Sim, por nossa natureza falha só aprendemos quando apanhamos da vida quer seja por nossas escolhas, por nossos comportamentos, nossas decisões, só aprendemos a nos levantar quando caímos.
Tal como foi com Adão e Eva.
Deus poderia tê-los aniquilados ali mesmo, mas não o fez. 
Muito pelo contrário, por mais que os tivesse expulsado os conduziu em segurança para fora dali e permitiu que os mesmos fossem morar em um outro local.
E se fôssemos nós ali no lugar de Deus, o que faríamos?
Certamente os lincharíamos moralmente, nós os aniquilaríamos moralmente, baniríamos de nosso meio se não fizessemos pior.
Deus ao contrário usou de sua autoridade mas também usou de toda sua misericórdia.
Deus poderia tê-los abandonado a própria sorte, mas não o fez.
Deus poderia tê-los matado ali mesmo, mas não o fez. 
Mesmo tendo sua confiança traída, Deus em nenhum momento faltou com misericórdia e compaixão.
Assim é Deus para conosco continuamente.
Quantos de nós cometemos pecados maiores que o outro e ao invés focarmos unicamente em nossas imperfeições buscando melhora-las, aperfeiçoar-mos moralmente estamos perdendo tempo apontando o dedo unicamente para o outro?
Não existem unicamente santos em nosso meio humano somos todos pecadores. Falhos. E um dia havemos de comparecer ante o tribunal divino.
E quantos de nós que tanto julgamos ao outro, sem darmos justo direito de defesa, quantos de nós que nos julgamos perfeitos, máculos e sem manchas; quantos de nós no dia do desencarne ao invés de irmos ao paraíso iremos ter por moradia o plano umbralino?
Quantos?
Quem dá o direito a você de julgar o tamanho pecado do outro como maior que o seu pelo simples fato do outro pensar diferente, professar uma fé diferente da sua? Quem?
Cristo nunca andou no meio dos religiosos, mas, sempre buscou andar no meio dos chamados leprosos morais da época. Pecadores, endemoniados, prostitutas.
E se Cristo andasse atualmente em nosso meio? O que fariamos?
Certamente o crucificaríamos tal como foi a mais de dois mil anos atrás. Pelo mesmo fato passado - ou seja acolher aqueles que para nós são os leprosos morais.
Em outras palavras: somos todos falhos e pecadores.
É uma característica muito própria, nossa ou não perdoarmos ao outro, mas, exigir do outro perdão absoluto e incondicional.
Exigirmos do outro aquilo que nem nós mesmos temos condição de dar.
Exigirmos do outro perfeição, sendo que nós mesmos estamos longe de sermos perfeitos.
Esse é um erro muito comum, querermos no outro uma perfeição que nós mesmos não temos.
Muitas vezes humilhamos o outro tecendo criticas infundadas, cruéis pelo simples e doentio prazer de nos sentirmos melhores, mais capazes, superiores e porque não perfeitos. Cedendo então a tentação de comparar esse outro com uma pessoa que julgamos perfeita.
Quantas vezes você mesmo disse: "olha o fulano é melhor que você nisso", "seu irmão (sua irmã) é muito melhor que você", "seu amigo ganhou aumento de salário e você não, deve ter algo errado com você", "sua irmã é magra e você está engordando", "sua amiga se veste melhor que você". "Olhe pra você está ridícula (ridículo)". "Você é muito estupido, muito burro". "Nossa como você está velha". "Você engordou muito ficou feio (feia)". Afastando gradualmente esse outro. 
Filhos, não vos considereis criaturas isentas de erros, para que a compaixão vos inspire na apreciação da conduta alheia. Todos, a qualquer momento, poderemos cair, equivocados. 
Todos nós cometemos erros, pecados a todo instante, não cabe a nós julgar estes pecados, muito menos condenar e amaldiçoar.
Mas sim, de forma respeitosa, misericordiosa, respeitando os limites apontar estes erros e ensina-los o caminho correto.
Comentários assim nunca devem ser ditos, pois suscitam brigas, separações e na pior da hipótese levam o outro a uma profunda depressão que pode leva-la ao suicídio.
Uma coisa é tecer criticas construtivas do tipo "você pode fazer melhor. Você é capaz." a outra completamente diferente é dizermos "olha o fulano é melhor que você nisso"
Substitua palavras destrutivas por palavras construtivas e se não consegue dizer nada construtivo, edificante, bom. Fique calado.
Sejamos como Cristo que não condenou ao pecador e o cerrou em próprias misérias. Mas gentilmente os ensinou a trilhar o caminho correto que os conduziu a todos a sua extraordinária redenção. 
O veneno por nós lançado mais a frente voltará para nós mesmos. O mundo dá voltas.
Quem apedreja o pecador, lança pedras sobre a sua própria imagem... Feliz de quem já sabe reconsiderar o caminho percorrido e, se necessário, alterar o curso da caminhada.
Não vos consintais a idolatria e nem provoqueis elogios a vosso respeito, suscitando ilusões que muito vos haverão de custar. 
Em outras palavras a maioria de nós incorremos no erro da auto promoção, estimulando a idolatria a nós mesmos.
Com o advento das redes sociais é muito comum ao praticarmos um gesto nobre, tiramos fotos e mais fotos expondo estes atos. Com os dizeres "#partiuajudar" , "#partiuevangelizar", "#partiuganharalmas".
Todo ato, gesto que necessita ser visto pelos outros e com isso ganhar admiração é um gesto hipócrita. Um gesto que visa unica e exclusivamente elevar nossa própria imagem perante aos demais e com isso ganhar admiração.
Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita. O gesto para ser realmente nobre não precisa de testemunhas oculares. Grandes anúncios, grandes exposições. 
Os que fazem boas obras diante dos homens o fazem com o único propósito de serem vistos por eles, angariando para si respeito e profunda admiração. Desse modo, segundo Jesus, eles já receberam a sua recompensa. Não perante quem realmente importa, que é Deus.
Mas perante os homens.
O bem para realmente triunfar não necessita de anúncios, imagens, sons.
Uma obra bem feita e que realmente agrada a Deus não necessita de nada disso. Está deve ser feita em sinceridade, desprovida de todo e qualquer interesse, no silêncio e em segredo. De maneira humilde. 
Este sim é um gesto nobre pois não visa a valorização de sua auto imagem. Mas unica e exclusivamente a propagação do bem.
Filhos, compadecei-vos uns dos outros e não fomenteis discórdias entre vós. 
Evitemos também todo diálogo, comentário pernicioso, vexatório. Todos temos limitações.
Comentários assim não agregam nada, não edificam. Mas provoca dissenções, constrangimento talvez não ao que tece tal comentário mas ao alvo deste comentário.
Se ponha no lugar do outro. Evitando-se com isso discussões, brigas que são além de desnecessárias, são, profundamente desgastante a ambas as partes.
Não façamos ao outro o que não desejamos para nós mesmos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku