Culto Semanal


Senhoras e senhores, leitores do Blog Evangelismo Sem Placas Nem Fronteiras. Sejam todos muito bem vindos Vamos a partir de agora separar esse momento para entrarmos em comunhão com Deus.

Busca Inicial
1) Senhor Nosso, amado e querido Deus. Único digno de toda honra e toda glória.
Pecadores que somos ousamos a entrar em Vossa presença. Não para vos pedir, mas, unicamente para Vos agradecer por esta semana abençoada e produtiva que tivemos em Vossa Santíssima presença.
Graças e louvores a Ti Senhor Deus rendemos por isso.

Prece
2) Senhor Nosso Deus piedade de vossos filhos e filhas que de coração contrito por força dos pecados e miséria se apresentam a Vós.
Senhor que viestes resgatar os míseros pecadores, tende piedade de cada um de nós.
Que reconhecendo nossas misérias humanas nos apresentamos a Vós. Humilhados por conta dos pecados imploramos por Vosso perdão e misericórdia.
Tende piedade de nós!
*** Nesse momento faça sua oração particular. Lembrando que a verdadeira oração não é a mecânica, repetitiva. Mas aquela que flui de dentro para fora, naturalmente. Algo que transborda de nosso interior. Então sem receios, reservas entregue-se a Deus, aí mesmo de onde você está, quais seus pecados. Deus quer te ouvir.

Prece de Caritas 
3) “Deus nosso Pai, que Sois todo poder e bondade, dai força àqueles que passam pela provação, dai luz àqueles que procuram a verdade, e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus, dai ao viajante a estrela Guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito, a verdade, à criança o guia, ao órfão, o pai. Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste. Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e esperança para aqueles que sofrem. Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores, derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé. Deus, um raio, uma faísca do Vosso divino amor pode abrasar a Terra, deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lagrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão. Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos. Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição, queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia. Deus, Dai-nos a força no progresso de subir até Vós, Dai-nos a caridade pura, Dai-nos a fé e a razão, Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas. O espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.”


4) Senhor Nosso Deus piedade de vossos filhos e filhas que de coração contrito por força dos pecados e miséria se apresentam a Vós.  Senhor que viestes resgatar os míseros pecadores, tende piedade de cada um de nós. Que reconhecendo nossas misérias humanas nos apresentamos a Vós. Humilhados por conta dos pecados imploramos por Vosso perdão e misericórdia. Tende piedade de nós.


5) Senhor nosso, amado e querido Deus. Único digno de toda honra e toda glória. Cá estamos nós Senhor para celebrarmos mais um culto de adoração a Ti. Que este nosso encontro seja especial, único e exclusivo. Não sabemos se esta será nossa última noite aqui neste planeta. Volta Tua face para nós. Queremos conhecer-Te, queremos receber-Te. Tem misericórdia Senhor de cada de nós. Abençoa Senhor este culto. Abençoa Senhor nosso estudo. Fala conosco Senhor. Queremos ouvir-Te, queremos escutar-Te. Que este salutar estudo nos seja proveitoso e abençoado. Que saiamos daqui renovados, na certeza de que Tu nos falastes. E se essa nos for a última noite juntos Tu nos receba em Teu plano de amor, justiça e misericórdia. Em Tuas mãos nos encomendamos desde já. Oramos todos unidos em nome do Senhor Jesus que com seu sangue vertido na Cruz do Calvário nos resgatou. Assim o seja.


Estudo Bíblico - Êxodo 4



Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.
E o Senhor disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;
Para que creiam que te apareceu o Senhor Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
E disse-lhe mais o Senhor: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
E disse: Torna a por a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.
E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal;
E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.
Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor?
Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar.
Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais.
Então foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmãos, que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz.
Disse também o Senhor a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram.
Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mão.
E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.
Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito.
E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito.
E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar.
Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.
E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.
Disse o Senhor a Arão: Vai ao deserto, ao encontro de Moisés. E ele foi, e encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o.
E relatou Moisés a Arão todas as palavras do Senhor, com que o enviara, e todos os sinais que lhe mandara.
Então foram Moisés e Arão, e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel.
E Arão falou todas as palavras que o Senhor falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo.
E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram.
Êxodo 4:1-31

Temos a partir deste capítulo finalmente o início da história de Moisés.
A priori teremos um Moisés exitante, inseguro o que é normal dada a grandiosidade e importância da missão que lhe fora confiada pelo próprio Deus.
Moisés agora não seria mais um simples pastor de Ovelhas.
Moisés agora seria pastor e patriarca de uma nação, de um povo - o povo hebreu.
Cujo resgate ficaria a encargo de Moisés executar com o aval e a mão de Deus a lhe auxiliar.
Moisés começou inseguro, mas, foi ganhando aos poucos segurança.
Deus primeiramente transformou o cajado de pastoreio de Moisés em uma serpente. 
Deus visava com isso mostrar-lhe seu poder, sua força e sua presença.
Mais adiante Deus fez com que a mão de Moisés adquirisse lepra e ficasse mirrada. Depois a curou, Deus visava com isso mostrar-lhe sua onipotência e senhorio.
O terceiro notável sinal de que Deus havia enviado Moisés ao faraó para que este libertasse os hebreus da escravidão egípcia seria a transformação das águas do Nilo em sangue. Na verdade, esse sinal se constituiu a primeira praga que o Senhor enviou sobre o Egito.
Os demais veremos no transcorrer do estudo.
Moisés ao longo dessa importante e vital missão pode vislumbrar de perto todo o poder, toda força, toda onipotência e grandiosidade de Deus.
Grandiosidade esta que nenhum homem terá.
Podemos dizer que tornou-se a partir deste momento o porta voz, o interlocutor de Deus. 
Moisés repassava a seu profeta Arão de forma precisa, direta e coesa o que Deus lhe mandava. 

A este profeta no caso Arão sua única missão era a de falar diretamente com o povo hebreu de forma precisa e direta o que Moisés lhe repassava.
Moisés precisava de uma autorização de seu sogro Jetro para sair de lá e não apenas obteve essa autorização como também obteve a benção deste.
Jetro de uma certa forma sabia ou pelo menos imaginava a grandiosidade do que estava por vir.
Trazendo um pouco para cada um de nós, Deus é perito em mudar destinos, criar situações.
Vejamos no caso de Moisés.
Primeiro era para Moisés ter morrido, ainda bebê. Não faltaram oportunidades, situações para o mesmo ser descoberto ainda criança e ser lançado nas águas.
O que não ocorreu, antes disso sua mãe teceu-lhe diligentemente um cestinho e o lançou cuidadosamente no rio.
Mesmo neste cestinho outro fator poderia por término a vida dele.
Uma onda violenta, um movimento brusco ocasionado pelo vento forte poderia fazer com que entrasse água no cestinho matando-o afogado em questão de minutos.
O que também não ocorreu.
Moisés fora resgatado pela filha de faraó.
Esta por sua vez poderia ter ignorado o cestinho ou simplesmente negado-se a resgata-lo. O que não ocorreu, ela o resgatou, levou-o consigo para o palácio e lá cuidou do menino.
Moisés já adulto viu o soldado agredindo violentamente o escravo hebreu.
Ele poderia ter ignorado a cena, ou poderia também ter agredido o escravo. Moisés não apenas ignorava sua origem, como agora era um príncipe. Príncipe Egípcio.
Mas, não as raízes por ele ignorada falaram mais alto. O que o fez ir em socorro daquele escravo matando o agressor.
O que provocou sua fuga do palácio, fazendo-o abdicar de tudo ali.
Moisés teria agora de viver como um nômade, teria de enfrentar o deserto e suas surpresas.
Após longa caminhada, o mesmo viu um povoado onde um grupo de mulheres estavam sendo incomodadas por pastores locais.
E prontamente fora em seu socorro.
Deus cria uma série de situações desde as mais comuns, que nós ignoramos até as mais extraordinárias na nossa vida a todo momento.
A todo instante somo modelados e remodelados pelo oleiro que é Deus.
Nas mãos de Deus somos um vaso de argila.
Vaso esse que sempre que Deus achar uma mácula, uma mancha que impedirá a perfeita modelagem será quebrado, destroçado e recomeçado.
Deus nos quer perfeito e para que haja perfeição são necessários vários recomeços, vários tropeços, vários percalços.
Porque Deus não nos dá logo a solução, não manda um raio e acaba com nosso sofrimento não seria mais fácil?
Sim, seria. Mas nós cederíamos ao comodismo, a preguiça. Problemas, dificuldades são importantes no sentido de que isso provoca em nós uma reação, vontade de lutar, vencer.
Assim fora com Moisés e com todos os patriarcas, Deus por meio dessas transformações, por meio de situações os estava modelando.
Nós fomos criados para sermos perfeitos e essa perfeição só é alcançada mediante lutas, desafios, quedas e mais quedas, recomeços atrás de recomeços, choro, dor, sofrimento.
Encare de hoje em diante os problemas, as dores e sofrimentos de sua vida não como uma maldição, obra do maligno ou coisa do gênero mas, como um degrau a mais a ser subido, uma barreira a ser vencida na sua etapa evolutiva enquanto criatura.
Você não viu e nem vai ver esses homens de fé desistindo, esmorecendo muito pelo contrário todos eles enfrentaram as mais diversas e adversas situações sem medo, sem preconceito. De cabeça erguida sempre foram em frente.
Na certeza de que o que Deus tinha para cada um era o melhor.
E hoje certamente gozam da plenitude, da paz do paraíso de Deus.
A verdadeira Terra Prometida, terra que mana leite e mel.
Paraíso este que Deus tem por herança a todos que combatem o bom combate, sem medo e com muita fé.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku