Estudo Bíblico - Gênesis 39


E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.
E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,
José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do Senhor foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.
E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante.
E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
E aconteceu que falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.
E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora,
Chamou aos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz;
E aconteceu que, ouvindo ele que eu levantava a minha voz e gritava, deixou a sua roupa comigo, e fugiu, e saiu para fora.
E ela pôs a sua roupa perto de si, até que o seu senhor voltou à sua casa.
Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: Veio a mim o servo hebreu, que nos trouxeste, para escarnecer de mim;
E aconteceu que, levantando eu a minha voz e gritando, ele deixou a sua roupa comigo, e fugiu para fora.
E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo, a sua ira se acendeu.
E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.
E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali.
E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o Senhor estava com ele, e tudo o que fazia o Senhor prosperava.

Neste capítulo teremos a confirmação de que Deus estava de fato com José.
Deus trabalhou com faraó para que este por sua vez fosse com José.
Tudo que José tocava prosperava e isso chamou a atenção de faraó.
Outro ponto que podemos notar neste capítulo é justamente o caráter e o temperamento de José.
José era calmo, íntegro o oposto de seu irmão Judá.
Judá tinha natureza traiçoeira, impulsiva.
Integridade esta que foi posta a prova por Potifar, esposa de Faraó.
Potifar encantou-se pelo jovem e vendo suas investidas sendo rejeitadas pelo mesmo armou uma cilada fazendo com que o mesmo fosse levado ao cárcere mais uma vez sob acusação de traição ao faraó.
José mais uma vez fora vitima de uma cilada, mais uma vez conheceu o cárcere.
Vimos até aqui que a vida de José era muito sofrida, difícil.
Porém em nenhum momento a fé e a fidelidade de José diminuiu, muito pelo contrário.
E isso agradou a Deus enormemente e o fez ser com José.
Qual a lição que podemos tirar disso?
Todos nós estamos sujeitos a passar por momentos difíceis, momentos de dor e sofrimentos em qualquer época, se não estamos passando uma hora outra vamos passar é inevitável que isso aconteça, infelizmente.
Daí a importância de termos uma vida ativa com Deus.
A fé em Deus não nos impedirá de termos decepções de qualquer natureza, não nos impedirá de ter momentos difíceis, nada disso.
A vida com Deus, a fé Nele nos fortalecerá, a fé em Deus nos será um alicerce. Força, alicerce esse que se nos impedirá de cair e afundar mais e mais ou mesmo fazermos alguma besteira contra nós mesmos ou contra o outro
Por mais que estejamos sofrendo, decepcionados o importante é procurar manter a calma, a fé.
Em nenhum momento Deus nos disse que a vida neste plano seria fácil, regalada muito pelo contrário: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Deus não poupou nem mesmo a seu filho, antes o permitiu que fosse traído, renegado, julgado, sofresse as piores dores e morte de cruz conosco míseros pecadores não seria diferente.
Cabe a nós enquanto estivermos neste plano nos manter calmos, fazer nossa parte, trabalhando, perseverando, esperando em Deus sempre.
Não a mal que dure para sempre, uma hora a tempestade passa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku