Estudo da Doutrina - Livro A Gênese Por Allan Kardec


30. O Espiritismo, partindo das próprias palavras do Cristo, como este partiu das de  Moisés,  é  conseqüência  direta  da  sua  doutrina.  À  ideia  vaga  da  vida  futura,  acrescenta a revelação da existência do mundo invisível que nos rodeia e povoa o  espaço,  e  com  isso  precisa  a  crença, dá-­lhe  um  corpo, uma  consistência, uma  realidade à ideia. Define os laços que unem a alma ao corpo e levanta o véu que  ocultava aos homens os mistérios do nascimento e da morte. Pelo Espiritismo, o  homem sabe donde vem, para onde vai, por que está na Terra, por que sofre  temporariamente e vê por toda parte a justiça de Deus. Sabe que a alma progride  incessantemente, através de uma série de existências sucessivas, até atingir o grau de  perfeição que a aproxima de Deus. Sabe que todas as almas, tendo um mesmo ponto  de origem, são criadas iguais, com idêntica aptidão para progredir, em virtude do seu  livre arbítrio; que todas são da mesma essência e que não há entre elas diferença,  senão quanto ao progresso realizado; que todas têm o mesmo destino e alcançarão a  mesma meta, mais ou menos rapidamente, pelo trabalho e boa vontade. Sabe que  não há criaturas deserdadas, nem mais favorecidas umas do que outras; que Deus a  nenhuma  criou  privilegiada  e  dispensada  do  trabalho  imposto  às  outras  para  progredirem; que não há seres perpetuamente votados ao mal e ao sofrimento; que  os  que  se  designam  pelo  nome  de   demônios   são  Espíritos  ainda  atrasados  e  imperfeitos, que praticam o mal no espaço, como o praticavam na Terra, mas que se  adiantarão e aperfeiçoarão; que os anjos ou Espíritos puros não são seres à parte na  criação, mas Espíritos que chegaram à meta, depois de terem percorrido a estrada do  progresso; que, por essa forma, não há criações múltiplas, nem diferentes categorias  entre os seres inteligentes, mas que toda a criação deriva da grande lei de unidade  que rege o Universo e que todos os seres gravitam para um fim comum que é a  perfeição, sem que uns sejam favorecidos à custa de outros, visto serem todos filhos  das suas próprias obras.

Cristo não era, não é nenhum ser mistico, sobrenatural. Ele era um homem, um ser humano como qualquer um de nós aqui presente.
Seu único diferencial e o que por hora se nos distancia é o seu grau evolutivo.
Porém esse fato não quer dizer que somos inferiores a ele, se fossemos causaria uma distância muito grande dele com nós e não foi isso que ocorreu quando ele encarnou na terra, tinha um vínculo muito grande com os cidadãos da época. 
Se formos analisar bem a vida e o ministério Crístico veremos que Ele nos deixou um legado muito valioso e importante para nosso adiantamento moral e por conseguinte a possibilidade de um dia sermos iguais a Ele - este legado chama-se Evangelho.
No Evangelho estão contidas importantes lições morais que se postas em pratica não ocasionalmente mas rotineiramente caminharemos a passos largos em direção ao aperfeiçoamento e adiantamento moral.
O Evangelho caríssimos irmãos e irmãs não apenas é tratado como incentivado por assim dizer no Espiritismo uma vez que próprio Espiritismo partiu dos ensinos Crísticos, ensinos contidos no Evangelho
Pelo Espiritismo, o  homem sabe donde vem, para onde vai, por que está na Terra, por que sofre  temporariamente e vê por toda parte a justiça de Deus.
Ou seja por meio do Evangelho com o auxilio do Espiritismo através do concurso da espiritualidade amiga somos instigados, incentivados a darmos nosso melhor, a nos esforçarmos em alcançar a perfeição moral e a quitação de débitos passados.



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