Estudo Sistemático da Bíblia - Gênesis 16


Estudo Bíblico - Gênesis 16

Ora Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti.
E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.
E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição.
E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede.
E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael.
E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.

Neste capítulo vemos a queda da fé de Abraão em Deus, devido a esterilidade de sua mulher Sara.Abraão como se sabe era avançado em idade, aproximadamente 85 anos e embora fosse fiel a Deus ao mesmo ainda não havia sido concebido a paternidade.E justamente isso enfraqueceu a fé de Abraão.Muito embora Deus houvesse prometido ao mesmo ser pai de uma nação.
Saraí aflita por não ter gerado filhos de próprio ventre ofereceu a seu esposo Abraão sua serva Agar de origem egípcia para que a mesma lhe gerasse um filho.
Imagino o quão contrito estava o coração de Saraí para tomar tal atitude.
Abraão aceitou a oferta de sua esposa Saraí deitou-se com Agar e a mesma um filho dele gerou.
Porém Agar ensoberbou-se e passou a humilhar sua senhora.
Deixando Saraí profundamente entristecida e amargurada.
E a mesma passou a culpar Abraão por sua esterilidade.
Passou-se um tempo e Saraí expulsou de suas vistas Agar.
Que amedrontada foi-se.
Muito embora o anjo do Senhor a demoveu da ideia fazendo-a retornar porém em troca de todo abuso e humilhação que ela viria sofrer nasceriam de seu ventre numerosa semente.
Mas esse filho nascido do ventre de Agar não era o filho prometido a Abraão por Deus.
O que podemos tirar deste capítulo? Qual a lição?
A lição é apenas uma - nada com Deus é fácil, vemos atualmente pregadores falando: "Se você fizer isso, aquilo, o propósito tal, a corrente tal sua vida será mais fácil, nenhum mal atingirá você e sua casa", mentira se Deus não poupou nem a seu servo Abraão, homem de grande fé e fidelidade e não poupou nem a seu Filho unigênito, antes O permitiu que fosse entregue em sacrifício. 
Conosco não será diferente, todos nós cedo ou tarde ou agora mesmo estamos ou estaremos passando por dores e aflições, dificuldades.
Cabe a nós crentes em Deus ter fé, paciência e sabedoria para suportar esses momentos de dor e sofrimento assim como Abraão que titubeou, escorregou na fé mas não se deixou cair, antes fortaleceu sua fé em Deus.
E Nele esperou.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku