Pecado


Primeiramente vejamos o que nos fala o dicionário a respeito do Pecado.
O termo pecado é comumente utilizado em contexto religioso para descrever qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada de leis divinas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu. Na própria Bíblia é dada a especificação de pecado.
Agora vejamos o que nos diz a Palavra de Deus a respeito de Pecado.
O pecado é mencionado centenas de vezes na Bíblia, começando com o pecado "original" quando Adão e Eva comeram da árvore do conhecimento. Muitas vezes aparenta ser o caso que o pecado é apenas a violação de quaisquer das leis de Deus, inclusive dos Dez Mandamentos.
Pecado segundo a Bíblia, a Palavra de Deus escrita por homens. Homens estes escolhidos por Deus, é qualquer ato, sentimento ou pensamento que vai contra os padrões de Deus. Quem peca desrespeita as leis divinas, fazendo o que é errado ou injusto do ponto de vista de Deus. (1 João 3:4; 5:17) A Bíblia também fala sobre o pecado da omissão, ou seja, deixar de fazer o que é certo. — Tiago 4:17. .
A Bíblia também nos diz que o pecado separa as pessoas de Deus e leva à morte. Por causa do pecado, a terra foi amaldiçoada e temos muitos problemas (Gênesis 3:17-19).
O pecado também pode significar nossas ações como nossa natureza. A Bíblia diz que fazemos coisas que são pecado e que o pecado é uma parte de nós, como que uma doença crônica. Temos tendência a pecar. Isso não significa que não somos culpados; cada pessoa pode escolher pecar ou não.
Em outras palavras o pecado vai muito além do que imaginamos, pensamos.
Uma vez que pecamos a todo momento, aliás, o pecado faz parte da natureza humana, nós fomos formados em pecado.
Pecamos com todos os nossos sentidos podemos por assim dizer.
Como assim?
Pecamos quando vemos algo, algo que nos agrada enormemente e esse algo pertence a outrem e passamos a cobiçar.
Muitos tentam justificar esse comportamento, as vezes por mais bizarro que pareça tentam justificar de maneira "evangélica".
"Ah mas eu sou dizimista. Então esse carro importado tem que ser meu. Deus tem a obrigação de me dar esse carro"
"Ah mas eu faço jejum de oração então essa mansão, essa cobertura tem de ser minha. Deus tem que me honrar"
Muitos até oram dizendo "se Deus é Deus. Deus vai me honrar, tirando desse endemoniado e me devolvendo".
Devolvendo o que? É seu?
Você fez o que para merecer?
Trabalhou? Economizou? 
Deus não é teu funcionário, teu faz tudo.
Deus não tem obrigação nenhuma, para conosco. Nós é que temos obrigação diária para com Ele. 
Pois saiba caríssimos irmãos em Cristo Jesus, pode não parecer, ou mesmo não admitir você está pecando.
Deus te fez capaz. Capaz de lutar e conseguir tudo o que possas imaginar. 
Porém não basta apenas querer, muito menos invejar e por Deus na parede. Tem que lutar, correr atrás. Fazer por merecer. 
Você não sabe das lutas que o outro teve de passar, do que ele ou ela foi obrigado a abrir mão para ter aquele carro legal, aquela casa com quintal grande, não precisar viver de aluguel.
O fato de você está frequentando um lugar, ser dizimista, jejuar, sacrificar não significa nada. Se assim o fosse todos os que frequentam as mais variadas denominações, jejuam, sacrificam seriam ricos, milionários, herdariam sempre o melhor desta terra.
Mas não é isso o que ocorre, não é mesmo?
De repente era para você ter um bom padrão de vida, semelhante ou melhor ao teu vizinho. Mas sabe porque você está nessa vida sofrida, as vezes desempregado, ou trabalhando mas com salário baixíssimo ou vivendo de aluguel?
Por conta do pecado da inveja.
Aquilo que disse anteriormente: "você até pode ser o mais fiel dizimista, ofertante, frequentar todas as reuniões",demonstrar santidade, pureza aos demais. Mas aos olhos de Deus você não passa de um sepulcro caiado.
Por conta dessa inveja que você tem em relação aos demais e suas respectivas conquistas. 
A inveja é um mal praticamente abominado por Deus.
A inveja é uma atitude errada, que leva a comportamentos pecaminosos. Inveja é querer ter o que outra pessoa tem, ficando ressentido com seu bem. Quem tem inveja não consegue se alegrar quando outra pessoa é abençoada e chega mesmo a odiar seu irmão porque tem aquilo que cobiça! Em vez de ter inveja, devemos amar as pessoas. Quem ama outra pessoa quer seu bem e não fica com inveja se não recebe as mesmas bênçãos. 
Deus é bom e não pode conviver com o pecado, que é mau; o afastamento do amor de Deus leva a todas as outras consequências.
Ter inveja indica que não estamos satisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bíblia nos diz que devemos estar satisfeitos com o que temos, pois Deus nunca vai nos deixar ou abandonar (Hebreus 13:5). Para combater o sentimento de inveja, precisamos nos tornar mais como Jesus e menos como nós mesmos. Podemos fazer isso ao estabelecer um relacionamento pessoal com Deus. Podemos conhecê-lo mais através de estudos bíblicos, oração, ter vida ativa com Deus.
À medida que aprendemos a servir a outras pessoas ao invés de nós mesmos, nossos corações começam a mudar. “Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).
Por inveja Adão e Eva caíram e por inveja Satã perdeu seu digamos "status celestial".
Pecamos também quando nos deixamos seduzir pelos vícios, pela sexualidade exacerbada.
Pecamos ainda quando nos permitimos corromper pelo dinheiro.
Alguns pecados são mais ostensivos e outros são tão velados, escondidos, difíceis de serem percebidos. Tanto que para muitos nem é pecado, porém para Deus não.
É considerado pecado de igual gravidade.
Vejamos:
As vezes achamos na rua, no trabalho algo de valor, algo bonito e simplesmente ficamos para nós. Não comunicamos, apenas tomamos para nós com a justificativa de que perdido não é roubado.
Para alguns isso é tão bobo, banal que não pode ser considerado pecado. Mas, para Deus isso é roubo.
E roubo é pecado.
Esse objeto de repente tem um dono. Esse dono pode ter esquecido por N motivos. Ou até mesmo ter sido roubado. E você achou e guardou, tomou para si.
Pecamos também quando vemos alguém, um irmão vamos supor passando alguma necessidade e nada fazemos para ajuda-lo.
Muitas vezes até julgamos, criticamos ele ou ela por estar naquela situação.
Enfim todas as vezes que ferimos, contrariamos as Leis de Deus incorremos em pecado.
Um dos resultados mais imediatos do pecado é o afastamento de Deus, nos tornamos distantes Dele conforme o peso do pecado vai recaindo sobre nós. 
Outros resultados são a depressão, a perda da fé, uma angustiante sensação de vazio, de uma vida sem sentido...
Lembrando ainda que não existe pecadinho, pecado ou pecadão. Todos estes atos mais alguns como a soberba, a ira e tantos outros que me ficaria praticamente impossível enumerar para Deus tem o mesmo peso.
A boa notícia é que, quando passamos a nos enxergar como pecadores, precisamos apenas nos arrepender e aceitar a Jesus para sermos perdoados. Jesus pode nos perdoar porque ele morreu e ressuscitou três dias depois, estabelecendo sua vitória sobre o pecado e a morte. 
Mais nada!
Você não precisa frequentar um local especifico, fazer mil e uma correntes para ter seus pecados perdoados. 
Você precisa apenas arrepender-se sinceramente, abandonar tudo o que te leva a pecar e voltar-se unica e exclusivamente para Cristo.
Mais nada, só isso. A maior parte, a parte mais difícil Ele já fez a mais de dois mil anos atrás.
Nem tudo está perdido, você meu irmão e minha irmã tem salvação sim.
Cristo! Ele é a solução!
Cristo, é o único caminho, verdade e vida.
Cristo, ninguém vai ao Pai senão por Ele!
Não importa qual o teu pecado e nem a quanto tampo estás envolvido nele. Cristo te chama.
Venha para Ele! Ele não quer e muito menos vai te julgar como o mundo e as pessoas aqui fora o fazem.
"Quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra!" "Vá e não peques mais" é o que Cristo te diz nesse momento.
Não espere mais, corra pra seus braços nesse momento e terás a mudança, a paz, a restauração que a muito anseias. 

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku