Curiosidades do Mundo Paranormal


FVE - Fenômeno de Voz Eletrônica

Fenômeno da voz eletrônica (FVE), termo geralmente conhecido pelas suas iniciais em inglês - EVP (electronic voice phenomena) - são sons semelhantes à fala capturados eletronicamente, mas não de forma intencional.
Interesse em EVPs envolve principalmente alegações de que eles são comunicações paranormais provocadas por espíritos desencarnados. Essa interpretação foi a defendia pelo psicólogo e parapsicólogo Konstantīns Raudive, o popularizador do electronic voice phenomena.
A natureza do som é mecânica – o som que ouvimos consiste de deslocamento do ar, em forma de ondas, que nossos ouvidos sensíveis percebem e interpretam como sons. Quando falamos uns com os outros, estamos gerando ondas sonoras que podemos ouvir e decodificar facilmente. Para um espírito, fantasma ou entidade sem presença corpórea, gerar uma onda mecânica é teoricamente muito difícil. Muito mais fácil seria, energeticamente falando, causar pequenas perturbações nos campos eletromagnéticos do que reverberações no ar. E os estudiosos do EVP sugerem que esta é a forma mais fácil de entidades desencarnadas se fazerem ouvir por nós.
Para captar EVP, é preciso usar dispositivos especiais, capazes de captar essas perturbações. Não são simples gravadores de som, pois o EVP não se manifesta como ondas sonoras, e sim equipamentos capazes de perceber flutuações eletromagnéticas. Um simples receptor AM também não deveria funcionar. Isso exigiria que a entidade comunicante conseguisse modular sua mensagem, como um aparelho de rádio. É complexo demais para um espírito, e seria virtualmente impossível saber a frequência correta para sintonizar.
Os que não concordam com as interpretações paranormais para esses fenômenos, defendem seu ponto vista geralmente com alegações sobre pareidolia.
Atualmente há várias organizações que se dedicam a investigação de EVP e a pesquisa no campo da TCI (transcomunicação instrumental) em geral, ou que expressam de outra forma o interesse no assunto. Indivíduos dentro dessas organizações podem participar nas investigações, autoria de livros/e ou artigos de revistas, conferências, etc. 
Association TransCommunication (ATransC) - anteriormente denominada "American Association of Electronic Voice Phenomena" (AA-EVP) -,e a International Ghost Hunters Society (IGHS) têm conduzido muita pesquisa de EVP e TCI , inclusive disponibilizado coletas de EVP na internet.
Modernos espiritualistas, bem como muitas outras pessoas que acreditam na vida após a morte, possuem um interesse contínuo em EVP. De acordo com a National Spiritualist Association of Churches, "um importante desenvolvimento atual da mediunidade é a comunicação dos espíritos através de dispositivo eletrônico.
No Brasil, as organizações mais ligadas a pesquisa de EVP e TCI em geral são a Associação Nacional de Transcomunicadores (ANT) e o Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP).- I.P.A.T.I. - Instituto de Pesquisas Avançadas em Trasnscomunicação Instrumental - Diretora: Sônia Rinaldi - São Paulo - Brasil.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku