Estudo da Doutrina - CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA



1.  Pode  o  Espiritismo  ser  considerado  uma revelação?  Neste  caso,  qual  o  seu  caráter? Em que se funda a sua autenticidade? A quem e de que maneira foi ela  feita? É a doutrina espírita uma revelação, no sentido teológico da palavra, ou por  outra, é, no seu todo, o produto do ensino oculto vindo do Alto? É absoluta ou  suscetível de modificações? Trazendo aos homens a verdade integral, a revelação  não teria por efeito impedi-los de fazer uso das suas faculdades, pois que lhes  pouparia o trabalho da investigação? Qual a autoridade do ensino dos Espíritos, se  eles não são infalíveis e superiores à Humanidade? Qual a utilidade da moral que  pregam, se essa moral não é diversa da do Cristo, já conhecida? Quais as verdades  novas que eles nos trazem? Precisará o homem de uma revelação? E não poderá  achar em si mesmo e em sua consciência tudo quanto é mister para se conduzir na  vida? Tais as questões sobre que importa nos fixemos.

Sim, pois o mesmo veio a nos mostrar esse mundo e outro não mais como algo sobrenatural, extraordinário, sem confirmações.
Em outras palavras como uma das forças vivas e incessantemente atuantes da natureza, como a fonte de uma infinidade de fenômenos até então incompreendidos, e por essa razão rejeitados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que o Cristo se refere em muitas circunstâncias, e é por isso que muitas coisas que ele disse ficaram ininteligíveis ou foram falsamente interpretadas. O Espiritismo é a chave que nos ajuda a tudo explicar com facilidade. 
O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material.
Confirmando-nos o que a Bíblia já nos dizia séculos antes.
Véu rasgado, verdade revelada.
O Espiritismo é a última revelação divina recebida pelos homens, de acordo com a promessa de Jesus no Evangelho de João: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.” (14:16).
Sua missão é guiar os homens à Verdade, restabelecendo o ensino do Cristo em sua pureza primitiva e abrindo novos horizontes à compreensão humana da vida: Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele vos guiará a toda a Verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” (16:12, 13 e 14).
O Espiritismo como ciência, filosofia não veio anular a Bíblia, mas sim como um complemento cuja missão é a de confirmar o que nela está contido.
Assim como a I Revelação foi rejeitada por muitos hebreus, tendo Moisés de agir com energia para impô-la ao seu povo, e assim como a II Revelação foi rejeitada por quase todo o povo hebreu, a ponto de Paulo precisar levá-la aos gentios para que ela se difundisse no mundo, assim também a III Revelação foi rejeitada por judeus e cristãos, sendo aceita apenas por uma minoria. E assim como as igrejas judaicas da época chamaram Jesus de embusteiro e de instrumento do Diabo, levando-o à condenação e ao suplício, assim as igrejas cristãs de hoje chamam Kardec de embusteiro e o Espiritismo de instrumento do Diabo, tentando aniquilá-lo. Mas assim como as duas primeiras revelações triunfaram, a terceira também triunfará. Porque essa é a Vontade do Pai, que está nos Céus. (J. Herculano Pires - Obra: O Infinito e o Finito) - Edições 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku