Estudo da Doutrina - A Gênese por Allan Kardec


CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA

Senhoras e senhores leitores do Blog bem vindos ao nosso primeiro Estudo da doutrina.
A partir de hoje trabalharemos com o Livro A Gênese.
A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (em língua francesa La Genèse, Les Miracles et les Prédictions Selon le Spiritisme), é um livro espírita francês. De autoria de Allan Kardec, foi publicado em Paris em 6 de janeiro de 1868. É uma das obras básicas do espiritismo.
Nesta obra Kardec aborda diversas questões de ordem filosófica e científica, como as da criação do Universo, a formação dos mundos, o surgimento do espírito, segundo o paradigma espírita de compreensão da realidade.
Kardec procura estudar os milagres como fenómenos naturais cujos mecanismos de funcionamento são atualmente desconhecidos pela Ciência. Descreve os feitos extraordinários de Jesus Cristo, explicando o que teria realmente acontecido. Também mostra o processo espiritual e físico da criação da Terra, dos astros e planetas que compõem o Universo, segundo a visão científica de seu tempo.
Neste primeiro dia de Estudo trabalharemos de forma simplificada, porém bastante objetiva e clara as questões 1, 2 e 3 

1.  Pode  o  Espiritismo  ser  considerado  uma revelação?  Neste  caso,  qual  o  seu  caráter? Em que se funda a sua autenticidade? A quem e de que maneira foi ela  feita? É a doutrina espírita uma revelação, no sentido teológico da palavra, ou por  outra, é, no seu todo, o produto do ensino oculto vindo do Alto? É absoluta ou  suscetível de modificações? Trazendo aos homens a verdade integral, a revelação  não teria por efeito impedi-­los de fazer uso das suas faculdades, pois que lhes  pouparia o trabalho da investigação? Qual a autoridade do ensino dos Espíritos, se  eles não são infalíveis e superiores à Humanidade? Qual a utilidade da moral que  pregam, se essa moral não é diversa da do Cristo, já conhecida? Quais as verdades  novas que eles nos trazem? Precisará o homem de uma revelação? E não poderá  achar em si mesmo e em sua consciência tudo quanto é mister para se conduzir na  vida? Tais as questões sobre que importa nos fixemos. 
2. Definamos primeiro o sentido da palavra  r e v el a ç ã o . Revelar, do latim  r e v el a r e ,  cuja raiz,   v e l um , véu, significa literalmente sair de sob o   v é u  — e, figuradamente,  descobrir, dar a conhecer uma coisa secreta ou desconhecida. Em sua acepção vulgar  mais genérica, essa palavra se emprega a respeito de qualquer coisa ignota que é  divulgada, de qualquer ideia nova que nos põe ao corrente do que não sabíamos.  Deste ponto de vista, todas as ciências que aos fazem conhecer os mistérios  da  Natureza  são  revelações  e  pode  dizer-­se  que  há  para  a  Humanidade  uma  revelação incessante. A Astronomia revelou o mundo astral, que não conhecíamos; a  Geologia revelou a formação da Terra; a Química, a lei das afinidades; a Fisiologia,  as  funções  do  organismo,  etc.;  Copérnico,  Galileu,  Newton,  Laplace,  Lavoisier  foram reveladores. 

3. A característica essencial de qualquer revelação tem que ser a verdade. Revelar  um  segredo  é  tornar  conhecido  um  fato;  se  é  falso,  já  não  é  um  fato  e,  por  conseqüência, não existe revelação. Toda revelação desmentida por fatos deixa de o  ser, se for atribuída a Deus. Não podendo Deus mentir, nem se enganar, ela não  pode emanar dele: deve ser considerada produto de uma concepção humana.

Em outras palavras, qualquer coisa, item, descoberta que venha dissipar o véu da cegueira, ignorância. Que venha desmistificar a verdade pode-se considerar uma revelação.
O próprio Espiritismo além de ser um ciência filosófica é também uma revelação. Uma vez que se nos dissipa a cegueira a cerca dos que jazem nos confirmando em conjunto com a Bíblia a existência da pluralidade dos mundos bem como a existência da vida após a mesma findar-se aqui no Planeta.
"Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? "João 11:25,26Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.João 14:1,2"Cristo por ser uma extensão de Deus. Deus feito homem é por sua vez também a expressão máxima da perfeição.Residindo Nele assim como em Deus Pai toda a verdade.O que o espiritismo nos mostra, nos expõe a própria Bíblia já nos disse.Nos disse por intermédio de Cristo Jesus.
De forma simples e objetiva podemos também definir por revelação a Ciência, a Matemática, a própria Medicina, a Astronomia, a Geologia, Química, História uma vez que todas elas assim como todas as demais ciências se nos desmistificam os conhecimentos, nos trás a luz do conhecimento.
A característica essencial de qualquer revelação tem que ser a verdade. Revelar  um  segredo  é  tornar  conhecido  um  fato;  se  é  falso,  já  não  é  um  fato  e,  por  conseqüência, não existe revelação. Toda revelação desmentida por fatos deixa de o  ser, se for atribuída a Deus. Não podendo Deus mentir, nem se enganar, ela não  pode emanar dele: deve ser considerada produto de uma concepção humana.
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku