Culto Semanal


Senhoras e senhores, leitores do Blog Evangelismo Sem Placas Nem Fronteiras
Sejam todos muito bem vindos Vamos a partir de agora separar esse momento para entrarmos em comunhão com Deus.

Prece Inicial

Senhor Nosso, amado e querido Deus. 
Único digno de toda honra e toda glória.
Pecadores que somos ousamos a entrar em Vossa presença.
Não para Vos pedir mas, unicamente para Vos agradecer.
Agradecer por esta quarta-feira abençoada e produtiva que tivemos em Vossa Santíssima presença .
Obrigado Senhor!



Senhor Nosso Deus abençoa o estudo que vamos tomar, que não seja a nossa voz mas unicamente a Tua.
Fala conosco, ansiamos ouvir Tua voz a falar-nos
Abençoa Senhor este culto bem como quem dele participar lendo este post.
É a Ti que queremos ouvir unicamente.


Senhor Nosso Deus piedade de vossos filhos e filhas que de coração contrito por força dos pecados e miséria se apresentam a Vós
Senhor que viestes resgatar os míseros pecadores, tende piedade de cada um de nós.
Que reconhecendo nossas misérias humanas nos apresentamos a Vós.
Humilhados por conta dos pecados imploramos por Vosso perdão e misericórdia.
Tende piedade de nós!



3º Estudo Bíblico - Culto Semanal

Primeiro Livro de Adão - Capítulos 1,2,3 e 4

No culto passado no Livro de Gênesis mais precisamente capítulo 3, vimos Adão e Eva saindo do Paraíso.
Hoje veremos com maior riqueza de detalhes essa saída.
Capítulo 1
1 Ao TERCEIRO DIA, Deus plantou o jardim a leste da terra, no extremo leste do mundo, além do qual, em direção ao nascente, não se acha nada além de água, que circunda o mundo inteiro, e alcança os limites do céu. 
2 E ao norte do jardim há um mar de água, claro e puro ao paladar, como nada se iguala; de maneira que, através de sua transparência, pode-se olhar para as profundezas da terra. 3 E quando um homem lava-se nela, torna-se limpo por sua limpidez e branco por sua brancura, mesmo que ele estivesse escuro. 
4 E Deus criou este mar de Seu próprio agrado, pois Ele sabia o que seria do homem que Ele iria fazer; assim, após deixar o jardim, por causa de sua desobediência, nasceriam homens na terra, dentre os quais morreriam os justos cujas almas Deus faria ressurgir no último dia; quando então voltariam à sua carne, banhar-se-iam na água do mar, e todos se arrependeriam de seus pecados. 
5 Mas quando Deus fez Adão sair do jardim, Ele não colocou na fronteira norte, para que não se aproximasse do mar de água, e ele e Eva se lavassem nele, e se tomassem limpos de seus pecados, esquecendo a desobediência cometida. 
6 Então, novamente, quando ao lado sul do jardim, não agradava a Deus permitir a Adão lá habitar; pois, quando o vento soprasse do norte, tra-lhe-ia no lado sul, o delicioso aroma daquelas árvores do jardim. 
7 Por isso Deus não colocou Adão ali para que não aspirasse o doce aroma daquelas árvores, esquecendo sua desobediência e encontrando alívio ao se deliciar com o aroma das árvores, e assim se limpasse c sua desobediência. 
8 Novamente, também porque Deus é misericórdia e de grande piedade, e governa todas as coisas de uma maneira que somente Ele sabe, Ele fez nosso pai Adão habitar na fronteira oeste do jardim, porque daquele lado a terra é muito extensa.
9 E Deus ordenou-lhe que ali habitasse numa caverna dentro da rocha, a Caverna dos Tesouros, abaixo do jardim. 

Capítulo 2
1 Mas quando nosso pai Adão e Eva saíram do jardim, palmilharam o chão com seus pés sem saber por onde caminhavam. 
2 E quando chegaram à abertura dos portões do jardim e viram a terra vasta estendendo-se diante deles, coberta de pedras grandes e pequenas, e de areia, tiveram medo e tremeram, e prostraram-se com suas faces no chão, acometidos pelo medo; e jaziam como mortos. 
3 Porque haviam estado até então na terra do jardim, bela-mente plantada com toda a espécies de árvores, e agora se viam numa terra estranha que não conheciam e nunca tinham visto. 
4 E porque naquele tempo eles eram cheios de graça e de uma natureza luminosa, e não tinham o coração voltado para coisas terrenas. 
5 Por isso Deus teve piedade deles; e quando Ele os viu caídos defronte ao portão do jardim, enviou Sua Palavra ao pai Adão e a Eva, e ergueu-os de sua prostração.

Capítulo 3 
1 Deus disse a Adão: "Eu ordenei os dias e os anos nesta terra, e tu e tua descendência deverão habitar e caminhar nela, até se cumprirem os dias e os anos: então Eu enviarei a Palavra que te criou, e à qual tu desobedeceste. a Palavra que te fez sair do jardim. e que te ergueu quando tu estavas caído. 
2 "Sim, a Palavra que te salvará novamente quando os cinco dias e meio estiverem consumados. 
3 Mas ao ouvir estas palavras de Deus, acerca dos grandes cinco dias e meio, Adão não entendeu o seu significado. 
4 Pois Adão estava pensando que haveria somente cinco dias e meio para ele, até o fim do mundo. 
5 E Adão chorou e suplicou a Deus que lhe explicasse isto. 
6 Então Deus, em Sua misericórdia por Adão, que fora feito segundo Sua própria imagem e semelhança, explicou-lhe que estes eram cinco mil e quinhentos anos; e como o Um vi-ria para salvá-lo e à sua descendência. 
7 Mas Deus fizera antes disso esta aliança com nosso pai Adão, nos mesmos termos, quando ele saiu do jardim e se encontrava junto à árvore da qual Eva tomara do fruto e lho dera a comer.
8 Porquanto, ao sair do jardim, nosso pai Adão passou por aquela árvore e viu como Deus então havia mudado sua aparência para uma outra forma e como ela ressecara. 
9 E aproximando-se dela Adão teve medo, tremeu e caiu; mas Deus, em Sua misericórdia, ergueu-o, e então fez esta aliança com ele. 
10 E, novamente, quando Adão estava junto ao portão do jardim e viu o querubim, com uma espada de fogo fulgurante na mão, encolerizar-se e fitá-lo com desagrado, tanto ele quanto Eva ficaram com medo dele e pensaram que ele tencionava matá-los. Assim eles prostraram-se e tremeram de medo. 
11 Mas ele apiedou-se deles e mostrou-lhes misericórdia; e, voltando-se, subiu ao céu e suplicou ao Senhor, e disse: 
12 "Senhor, Vós me enviastes para guardar o portão do jardim com uma espada de fogo. 13 "Mas quando Vossos servos Adão e Eva viram-me, prostraram-se e ficaram como mortos. O meu Senhor, que devemos fazer com Vossos servos?" 
14 Então Deus apiedou-se deles e mostrou-lhes misericórdia, e enviou Seu anjo para guardar o jardim. 
15 E a Palavra do Senhor veio a Adão e Eva e ergueu-os. 
16 E o Senhor disse a Adão: "Eu te disse que ao final dos cinco dias e meio Eu enviaria minha Palavra e salvar-te-ia. 
17 "Fortalece pois teu coração, e habita na Caverna dos Tesouros, da qual Eu te falei antes." 
18 E quando Adão ouviu esta Palavra de Deus, ele foi consolado pelo que Deus lhe tinha dito. Pois Ele lhe dissera corno o salvaria.
Capítulo 4 
1 Mas Adão e Eva choraram por terem de sair do jardim, a sua primeira habitação. 
2 E, certamente, quando Adão olhou para sua carne, que estava alterada, chorou amargamente, ele e Eva, pelo que haviam feito. E eles caminharam e desceram docilmente para a Caverna dos Tesouros. 
3 E ao chegarem Adão lamentou-se e disse a Eva: "Olha para esta caverna que será nossa prisão neste mundo, é um lugar de castigo! 
4 "Que é isto comparado com o jardim? Que é esta estreiteza comparada
como o espaço do outro? 
5 "Que é esta rocha ao lado destas grutas? Que são as trevas desta caverna comparada à luz do jardim? 
6 "Que é esta lápide de rocha suspensa para nos abriga comparada à misericórdia do Senhor que nos acolhia? 
7 "Que é o solo desta caverna comparado à terra do jardim? esta terra, coberta de pedras, e aquela plantada cor deliciosas árvores frutíferas?" 
8 E Adão disse a Eva: "Olha para teus olhos e para os meus que dantes viam anjos no céu louvando; e eles, também, sem cessar. 
9 "Mas agora nós não vemos como víamos: nossos olhos são de carne; não podem ver da mesma maneira como viam antes." 
10 Adão disse novamente a Eva: "Que é nosso corpo hoje comparado ao que era em dia passados, quando habitávamos no jardim"? 
11 Após isso, Adão não gostou de ter de entrar na caverna, sob a rocha suspensa, nem entraria nela jamais por vontade própria. 
12 Mas curvou-se às ordens de Deus, e disse a si mesmo: "A não ser que eu entre na caverna, serei novamente um desobediente".  

Na Bíblia tradicional tal qual a conhecemos não nos é mostrado o que ocorreu após essa saída.
Para onde foram.
Nos mostra o antes e o durante, não o depois dessa saída.
Aqui nos escritos apócrifos temos.
Podemos usar estes quatro primeiros capítulos como complemento do capítulo 3 de Gênesis sem prejuízo algum.
No primeiro capítulo, temos de forma mais explicita e esclarecedora quanto a saída de Adão e Eva do Paraíso.
Adão falhara em sua missão, deixou-se seduzir por paixões humanas, levianas.
Ou seja, a carne falou mais alto.
E embora Deus seja amor, paz, paciência é acima de tudo justiça. A expressão máxima de justiça.
Embora sofrendo, Deus não teve outra alternativa senão expulsá-los do paraíso.
Mas como podemos ver aqui e ao longo de nossos estudos Deus não os desamparou.
Muito pelo contrário, embora os tivesse expulsado do local os conduziu para outro.
Mais sombrio claro, não como vingança ou algo do gênero, mas como punição por suas desobediência.
Assim é conosco, por mais que sejamos desobedientes, ingratos Deus nunca se afastou ou se afastará de nós.
Ele pode sim, nos punir mas se retirar em definitivo de nossas vidas isso jamais.
Por mais severo e duro que seja, sempre que nós demonstrarmos arrependimento sincero, vontade corrigir os erros cometidos Deus voltará seus olhos compassivos para nós.
Ele como um Pai justo não nos devolverá as regalias perdidas, mas, certamente a punição com o tempo diminuirá até cessar por completo.
Não que O mesmo tenha prazer com o sofrimento , seja sádico, perverso mas por entender que isso é necessário.
Necessário?
Sim, por nossa natureza falha só aprendemos quando apanhamos da vida quer seja por nossas escolhas, por nossos comportamentos, nossas decisões , só aprendemos a nos levantar quando caímos.
Tal como foi com Adão e Eva.
Deus poderia tê-los aniquilados ali mesmo, mas não o fez.
Muito pelo contrário, por mais que os tivesse expulsado os conduziu em segurança para fora dali e permitiu que os mesmos fossem morar em um outro local.
Para que os mesmos não tentassem voltar ao local e com isso terminassem de sujar o local com o seu pecado Deus os colocou colocou na fronteira norte, para que não se aproximasse do mar de água, e ele e Eva se lavassem nele, e se tomassem limpos de seus pecados, esquecendo a desobediência cometida.
Então, novamente, quando ao lado sul do jardim, não agradava a Deus permitir a Adão lá habitar; pois, quando o vento soprasse do norte, tra-lhe-ia no lado sul, o delicioso aroma daquelas árvores do jardim.
Por isso Deus não colocou Adão ali para que não aspirasse o doce aroma daquelas árvores, e assim se limpasse de sua desobediência.
Novamente, também porque Deus é misericórdia e de grande piedade, e governa todas as coisas de uma maneira que somente Ele sabe, Ele fez nosso pai Adão habitar na fronteira oeste do jardim, porque daquele lado a terra é muito extensa.
E Deus ordenou-lhes que ali habitasse numa caverna dentro da rocha, a Caverna dos Tesouros, abaixo do jardim.
Em resumo o que podemos aprender com isso?
Podemos aprender que: escolhas, decisões ruins, erradas podem simplesmente mudar um destino, toda uma vida. Causando mais a frente dor e sofrimento.
Podendo nos levar a perder tudo que mais prezamos.
Assim como fora com Adão e Eva.
No segundo temos com riqueza de detalhes como se deu essa saída.
Antes o casal tinha luz própria, não tinha o que temer, tudo era certo.
Agora com a saída ambos viriam a conhecer o que podemos chamar de "o outro lado da moeda".Agora viriam a conhecer o medo, a incerteza, as dores e provações.
A luz que emanava deles, esvaiu-se. 
Tudo fez-se trevas e o medo pelo que podemos ver aqui tomou conta de ambos.
Vemos ainda aqui o quão misericordioso foi Deus com eles.Deus poderia tê-los abandonado a própria sorte, mas não o fez.
Mesmo tendo sua confiança traída, Deus em nenhum momento faltou com misericórdia e compaixão.
Assim é Deus para conosco continuamente.
No terceiro o rompimento entre Adão e Eva, ou seja houve um conflito entre ambos.
Isso a Bíblia tradicional não nos trás.
O que poucos sabem, até porque a Bíblia que conhecemos não nos trás é que houve um rompimento entre Adão e Eva após sete anos.
Sendo que durante esse rompimento Satanás aproveitou-se da fragilidade de ambos para vamos assim dizer "brincar" com ambos e com isso deixa-los ainda mais fragilizados do que já estavam.
Adão por mais falho que fosse em nenhum momento deixou de ter fé, muito pelo contrário.
Adão buscava a Deus incansavelmente, dia e noite. Adão fazia jejuns constante e oração na esperança de uma hora Deus perdoa-lo e permitir que ambos ou seja Adão e Eva voltassem ao paraíso.
Mas sendo Deus justiça, não o permitiu. Não que Deus fosse um sádico, muito pelo contrário.
Adão e Eva falharam terrivelmente e teriam de cumprir sua pena ante Deus e a espiritualidade.
Adão e Eva deveriam aprender com seus erros. Mesmo tendo sido instruídos por Deus acerca do que podia ou não ser feito ali no Éden. Mesmo tendo pleno conhecimento os mesmos insistiram em desobedecer.
Adão e Eva não eram tão inocentes assim.
Assim somos nós.
A partir do momento que nos tornamos conhecedores da verdade é nosso dever e obrigação vivê-la por mais que se nos desagrade, por mais difícil que seja.
A partir do momento que nos tornamos conhecedores da verdade, conhecedores da Palavra, já não somos mais inocentes.
Sendo assim nos tornamos passíveis de severa punição, quer seja neste mundo ainda ou no outro uma vez que a morte não existe.
O que existe é a transição dos mundos. Deixamos este mundo que conhecemos para passar a existir em um outro.
Que dependendo do nosso grau evolutivo pode ser tanto melhor que este como pode ser pior.
Adão e Eva tinham tudo o que se possa imaginar ou não.Tudo.
Mas os mesmo insistiram em querer igualar-se a Deus e foi exatamente isso que provocou a queda de ambos.
Não há ninguém igual ou maior que Deus. Isso é fato.
Em tudo dependemos de Deus querendo ou não, crendo ou não.
Podemos ser gênios em matemática, física, economia o que for que mesmo assim não seremos deuses.
Podemos ser os maiores revolucionários, políticos, cientistas o que for que mesmo assim não seremos grandes com Deus.
Deus é muito maior que tudo o que conhecemos ou não.
Deus é a força suprema, a expressão máxima da perfeição.
Sendo assim é praticamente impossível para qualquer um de nós querermos nos igualar a Deus.
O que mais vemos hoje em dia são pregadores querendo igualar-se a Deus em poder e sabedoria.
Muitos no púlpito só conseguem pregar suas próprias proezas.
Muitos falam: "porque eu fiz isso". "não uso mais o nome de Deus para determinar isso e aquilo. Uso meu nome e acontece"E o povo mesmo conhecendo a verdade insiste em aplaudi-los de pé, ovaciona-los.Trata-los como pais na fé.
Mal sabem ou não que estão afundando juntamente com quem prega esse tipo de sandice.
Tal como Adão e Eva ainda no paraíso que assim como esses membros foram seduzidos pelo poder.
O poder é sedutor, a fama é brilhante, a grandeza é extraordinária, riquezas sobre riquezas, ouro, status, títulos de nobreza todos seduzem grandemente. Mas isso, nada disso nos conduz a Deus e a salvação. 
Meu irmão, minha irmã se teu foco é o poder, o status, a fama, grandezas deste mundo sinto muito, mas, você não apenas não esta bem com Deus. Como o destino de tua alma serão as trevas do umbral.
O que nos conduz a Deus e por conseguinte a salvação são; humildade e obediência a Deus. Exatamente o que faltou a Adão e Eva no paraíso.
E no quarto capítulo veremos que Adão e Eva vamos assim dizer reataram e voltaram a coabitar.
Vemos também que ambos arrependeram-se amargamente de sua decisão, de desobedecer a Deus e ceder aos desejos da carne.
Assim ocorre com quem passa a vida cedendo aos prazeres da carne.
O anos chegam e com ele o pesar, o arrependimento.
Sendo que muitos nem chegam a idade adulta, perecem no meio do caminho.
Quem semeia carne não colherá outra coisa senão carne.
Ou seja, desilusões, dores, sofrimentos, solidão, problemas de toda sorte.
Adão e Eva tinham de tudo que se possa imaginar ou não. Absolutamente tudo, mas optaram por perder tudo, desobedecendo a Deus.
Qual o resultado de tudo isso?
Problemas, dores, sofrimentos.
A vida com Deus não é fácil, uma vez que você deve obedecer uma série de regras, mandamentos.
Levar uma vida rigorosamente regrada.
E isso no mundo de hoje não é fácil, uma vez que o mundo, os senhores do mundo se nos oferece uma gama de facilidades como se essas fossem normais, modernas.
Quando na realidade sabemos que não.
A imprensa, as emissoras de televisão, a própria internet impõe a todos que querem levar uma vida difícil mas correta valores imorais, onde o certo tornou-se opressor, preconceituoso, errado, antiquado.
A família tradicional como conhecemos, como a Bíblia se nos mostra correta hoje é tida como uma entidade falida, algo opressor.
O matrimônio a mesma coisa.
O adultério, a prostituição hoje em dia tida como aceitável, normal.
Beber, ingerir drogas, ter vários parceiros idem.
E quem não aceita isso é tido como preconceituoso, um monstro segundo a mídia televisiva e online.
Foram exatamente facilidades, conveniências como esse que o diabo apresentou a Adão e Eva.
O mundo hoje é uma serpente.
Uma serpente maldita, suja.
Ter vida com Deus é andar na contra mão mundo, não ceder ao que a mídia, os senhores do mundo nos oferece diariamente como algo natural, normal, moderno. 
Ao longo dos cultos de quarta-feira para um melhor entendimento das Sagradas Escrituras, trabalharemos em conjunto os Escritos tradicionais e e o escritos apócrifos.
O certo é que um complementa o outro, dando sentido assim a passagens de difícil.
Sanando assim toda e qualquer dúvida em relação aos fatos ocorridos nos tempos bíblicos. 
Na próxima quarta-feira veremos como complemento de Gênesis mais quatro capítulos do Primeiro Livro de Adão.
E assim veremos até a concepção de Caim e Abel e o primeiro homicídio quando voltaremos as Escrituras tradicionais.

De fronte dobrada mais uma vez, rendamo-nos ao Senhor Nosso Deus. Adoremo-no em espirito e verdade:


Encerramos aqui nosso Culto Semanal Senhor Nosso Deus, os estudos destes salutares cultos Dá-nos Senhor Teu conselho, Teu pão da vida. 
Senhor Nosso encerramos aqui nosso culto semanal.
Pai nosso que estais nos céus. 
Santificado Seja Vosso Venha a nós o Vosso reino 
Seja feita a Tua vontade Assim na Terra como nos céus
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje
Dá nos Senhor a sabedoria de perdoar aos nossos ofensores como Tu perdoastes teus agressores em Tua crucificação.
Dá-nos a Tua pureza de olhar o outro como a um irmão. 
Sem julgamento, criticas de toda sorte e natureza e a ele estender a mão sem nada esperar em troca.
Não nos deixeis cair nas amarras da amargura, do preconceito, do murmurio, da ofensa e da inveja.
Livra-nos de todos os males e daqueles os quais teremos que indubitavelmente passar faz nos lembrar que tudo coopera para nosso próprio bem, amadurecimento e crescimento espiritual e pessoal.
Assim o seja.

Louvor de Encerramento


O Senhor te abençoe e te guarde
O Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti
E tenha misericórdia de ti
O Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz
Em nome do Senhor Jesus.



   






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku