Culto Semanal


Senhoras e senhores, leitores do Blog Evangelismo Sem Placas Nem Fronteiras
Sejam todos muito bem vindos 
Vamos a partir de agora separar esse momento para entrarmos em comunhão com Deus



Prece Inicial

Em reverência aí de onde você está, dobre sua fronte, feche seus olhos, esqueça os problemas e juntos irmanados na mesma fé oremos:
Senhor Nosso Deus nos apresentamos a Ti nesse primeiro culto do ano não para Te pedir, mas, para unicamente agradecer-Te pelo ano que passou e pelo que se inicia.
Vem Senhor fazer morada em nossas vidas, em nossos lares.
Faça o Teu querer em nossas vidas pois bem sabemos que tudo coopera para nosso próprio bem.
Ó Soberanos Deus, único digno de toda honra e toda glória te apresentamos como primícias nossas vidas, nosso ser, nossos sonhos e aspirações.
Toma Senhor nossa em ação, transforme-a em frutos e ação.
Levanta Senhor Deus, cada vez mais homens, mulheres, jovens, velhos em nosso meio para que juntos possamos espalhar Teu Evangelho a todos os confins da Terra.
Se for de Teu agrado receba ó Senhor esta nossa oferta que não é feita com lábios falsos e coração dobrado.


Senhor Nosso Deus abençoa o estudo que vamos tomar, que não seja a nossa voz mas unicamente a Tua
É a Ti que queremos ouvir
Fala conosco, ansiamos ouvir Tua voz a falar-nos
Abençoa Senhor este culto bem como quem dele participar lendo este post
Faz Senhor Tua obra em nossas vidas
Afasta Senhor as trevas de nossas vidas
Mata a carne, a velha criatura
Faz-nos renascer de Ti
É a Ti Senhor que queremos, é a Ti que viemos buscar neste culto
Queremos aprender de Ti,
É o que ousamos Vos pedir na noite de hoje.


Senhor Nosso Deus piedade de vossos filhos e filhas que de coração contrito por força dos pecados e miséria se apresentam a Vós
Tende piedade de nós
Senhor que viestes resgatar os míseros pecadores, tende piedade de cada um de nós.
Que reconhecendo nossas misérias humanas nos apresentamos a Vós.
Humilhados por conta dos pecados imploramos por Vosso perdão e misericórdia.



Os cultos de quarta-feira terão um diferencial.
Qual?
Serão lidos e estudados em conjunto a Bíblia tradicional como conhecemos e a Bíblia Apócrifa.
Começaremos com a Bíblia tradicional em Gênesis 1 - Criação do Universo e Tudo que conhecemos

Estudos Bíblicos - Gênesis 1

No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.Gênesis 1:1-31

O Livro de Gênesis nos trás um punhado de acontecimentos que vão desde a criação do universo e tudo o que nele existe, a criação da raça humana indo até sua decadência moral e espiritual com a queda de Adão e Eva ainda no paraíso.
Aqui no primeiro capítulo temos o principio de tudo, a criação de tudo o que existe.
Nada foi por acaso, feito de qualquer maneira, jeito. 
Tudo teve um inicio, de forma coesa, disciplinada.
Cada detalhe da criação tem uma forma, um jeito de como fora criado. 
Cada coisa criada tem uma finalidade, um propósito. Um complementa o outro.
É tudo tão coeso, tão ligado que se faltar um o outro fica seriamente comprometido.
Vejamos a natureza, a cadeia alimentar por exemplo.
Na cadeia alimentar, organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema. 
A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores.
No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição
Essa sequência de seres vivos em que um serve de alimento para o outro pode ser chamada tanto de cadeia alimentar quanto de teia alimentar, sendo essa última denominação no caso de cadeias alimentares interligadas.
O comprimento da cadeia alimentar é uma variável contínua que fornece uma medida da passagem de energia e um índice de estrutura ecológica que aumenta na contagem de valor progressivamente através das ligações de forma linear, desde os níveis mais baixos até os mais altos de trófico (alimentação). 
As cadeias alimentares são freqüentemente usadas na modelagem ecológica (como uma cadeia alimentar de três espécies.
São abstrações simplificadas de redes alimentares reais, mas complexas em suas dinâmicas e implicações matemáticas.
Os ecologistas formularam e testaram hipóteses sobre a natureza dos padrões ecológicos associados ao comprimento da cadeia alimentar, como o aumento do comprimento aumentando com o tamanho do ecossistema, a redução de energia em cada nível sucessivo ou a proposição de que os longos comprimentos da cadeia alimentar são instáveis.
Os estudos da cadeia alimentar têm um papel importante nos estudos de ecotoxicologia que traçam os caminhos e biomagnificação de contaminantes ambientais.
Produtores, como plantas, são organismos que utilizam energia solar ou química para sintetizar amido.
Todas as cadeias alimentares devem começar com um produtor. 
No mar profundo, cadeias alimentares centradas em aberturas hidrotermais e infiltrações frias existem na ausência de luz solar. 
As bactérias e as arqueias usam sulfato de hidrogênio e metano a partir de aberturas hidrotermais e infiltrações a frio como fonte de energia (assim como as plantas usam a luz solar) para produzir carboidratos; 
Eles formam a base da cadeia alimentar. 
Os consumidores são organismos que comem outros organismos. Todos os organismos em uma cadeia alimentar, exceto o primeiro organismo, são consumidores.
O primeiro nível trófico é constituído pelos seres autotróficos (seres vivos capazes de produzir o seu próprio alimento), também conhecidos por produtores, capazes de sintetizar matéria orgânica a partir de substâncias minerais e fixar a energia luminosa sob forma de energia química
Os organismos deste nível são as plantas verdes, as cianófitas ou cianofíceas (algas-azuis-verdes) e algumas bactérias que, devido à presença de clorofila (pigmento verde que dá cor à planta), podem realizar a fotossíntese
Estes organismos, por serem a base de toda a biodiversidade da terra, são também conhecidos como produtores primários.
Os níveis seguintes são compostos por organismos heterotróficos (não produzem o seu próprio alimento e por isso têm de obter a energia de que precisam a substâncias orgânicas produzidas por outros organismos). 
Todos os animais e fungos são seres heterotróficos, e este grupo inclui os herbívoros, os carnívoros e os decompositores.
Os herbívoros são os organismos do segundo nível trófico, que se alimentam diretamente dos produtores (por exemplo, a vaca). 
Eles são chamados de consumidores primários; os carnívoros ou predadores são os organismos dos níveis tróficos seguintes, que se alimentam de outros animais (por exemplo o leão). 
O carnívoro, que come o herbívoro, é chamado de consumidor secundário. 
Existem seres vivos que se alimentam em diferentes níveis tróficos, tal como o Homem que inclui na sua alimentação seres autotróficos, como a batata, e seres herbívoros como a vaca.
Os decompositores são organismos que se alimentam de matéria morta e excrementos, provenientes de todos os outros níveis tróficos. 
Este grupo inclui algumas bactérias e fungos. 
O seu papel num ecossistema é muito importante uma vez que transformam as substâncias orgânicas de que se alimentam em substâncias minerais. 
Estas substâncias minerais são novamente utilizáveis pelas plantas verdes, que sintetizam de novo matéria orgânica, fechando assim o ciclo de utilização da matéria.
Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de matéria orgânica. Estas transferências têm aspectos semelhantes, uma vez que se realizam sempre dos autotróficos para os níveis tróficos superiores (herbívoros, carnívoros e decompositores), mas existe uma diferença fundamental: os nutrientes são reciclados pelos decompositores, que os tornam disponíveis para os seres autotróficos sob a forma de minerais, fechando assim o ciclo da matéria, enquanto a energia, que é utilizada por todos os seres vivos para a manutenção da vida, é parcialmente consumida em cada nível trófico.
Denotando uma perfeição provinda não do acaso mas de uma força superior. 
É exatamente essa perfeição que nos dá a dimensão da perfeição e grandeza de Deus.
A Bíblia nos mostra como foi a criação do mundo e tudo o que nele há.Tudo foi criado não por um mero acaso, tudo tem seu propósito. 
Deus é o grande criador, Deus é o Senhor de tudo que esta abaixo dos céus e do que esta acima dos céus.
Se o mundo e tudo que nele há fosse criado a partir de mero acaso, um acidente haveriam falhas e não é o que vemos.
A beleza das aves, o perfume e o colorido das flores, até mesmo o corpo humano.
É tudo de uma perfeição ímpar.
Nenhum ser humano por mais inteligente que seja foi capaz de criar algo tão perfeito como a criação de Deus.
O homem até tenta brincar de ser Deus e a priori sua criação se nos parece perfeita mas não.
Cedo ou tarde falhas por mínimas que sejam aparecerão e porão a "criação" humana outrora tão perfeita ladeira abaixo podemos assim dizer.
O capítulo 1 se nos apresenta como se deu a criação do mundo e tudo que nele há.
O mundo como podemos ver aqui era sem forma, vazio e Deus com suas mãos foi aos poucos modelando.
Deus aos poucos transformou o caos, a desordem. 
O cenário caótico, vazio da tela em branco nas mãos de Deus tornou-se uma bela pintura repleta de cores e tons.
O mundo outrora vazio, sem forma se torna o mundo que nós conhecemos hoje.
Colorido pela natureza, extraordinário e com fascinantes corredeiras, cachoeiras, rios e mares.

De fronte dobrada mais uma vez, rendamo-nos ao Senhor Nosso Deus. Adoremo-no em espirito e verdade

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo Jesus encerramos aqui nosso culto.
O Senhor te abençoe e te guarde
O Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti
E tenha misericórdia de ti
O Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz.


Louvor de Encerramento








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku