Culto Dominical



Vamos a partir de agora nos unir em uma mesma fé para celebrarmos nosso primeiro Culto de Ação de Graças do ano de 2018.
Senhoras e senhores, leitores do Blog Evangelismo Sem Placas Nem Fronteiras
Sejam todos muito bem vindos Vamos a partir de agora separar esse momento para entrarmos em comunhão com Deus.

Olvidemos tudo e todos a nosso redor.
Esqueçamos por breve instante os problemas, as lutas, dissabores, decepções, as noticias ruins.
Caríssimos tudo é passageiro.
Menos nossos momentos de intimidade para com Deus.
Façamos de cada momento como esses únicos, especiais e exclusivos.
Deus ao contrário do que muitos pregam, muitos pensam está muito mais próximo de nós do que imaginamos.

Prece Inicial

Senhor nosso
Amado e querido Deus
Pecadores que somos ousamos nos apresentar a Ti nessa noite nosso Culto de Ação de Graças
Rendemo-Te graças e louvores por este mês que se finda
Muito obrigada Senhor por este mês abençoado e produtivo que tivemos
Graças e louvores a Ti rendemos ó Soberano Deus.


Graças e louvores a Ti rendemos Senhor.
Graças e louvores a Ti rendemos soberano Deus.
Gratidão Pai por tudo da dor que nos consome ao regojizo que se nos restaura o ânimo
Gratidão Pai pelas lutas e vitórias
Gratidão Pai pelo cansaço e pelo sono restaurador.
Gratidão Pai por tudo.

Louvor de Busca de Adoração


Senhor Nosso Deus piedade de vossos filhos e filhas que de coração contrito por força dos pecados e miséria se apresentam a Vós
Tende piedade de nós
Senhor que viestes resgatar os míseros pecadores, tende piedade de cada um de nós.
Que reconhecendo nossas misérias humanas nos apresentamos a Vós.
Humilhados por conta dos pecados imploramos por Vosso perdão e misericórdia.



Estudo Bíblico - Levítico 22

Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Dize a Arão e a seus filhos que se apartem das coisas santas dos filhos de Israel, que a mim me santificam, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o Senhor.
Dize-lhes: Todo o homem, que entre as vossas gerações, de toda a vossa descendência, se chegar às coisas santas que os filhos de Israel santificam ao Senhor, tendo sobre si a sua imundícia, aquela alma será extirpada de diante da minha face. Eu sou o Senhor.
Ninguém da descendência de Arão, que for leproso, ou tiver fluxo, comerá das coisas santas, até que seja limpo; como também o que tocar alguma coisa imunda de cadáver, ou aquele de que sair sêmen da cópula,
Ou qualquer que tocar a algum réptil, pelo qual se fez imundo, ou a algum homem, pelo qual se fez imundo, segundo toda a sua imundícia;
O homem que o tocar será imundo até à tarde, e não comerá das coisas santas, mas banhará a sua carne em água.
E havendo-se o sol já posto, então será limpo, e depois comerá das coisas santas; porque este é o seu pão.
O corpo morto e o dilacerado não comerá, para que não se contamine com ele. Eu sou o Senhor.
Guardarão, pois, o meu mandamento, para que por isso não levem pecado, e morram nele, havendo-o profanado. Eu sou o Senhor que os santifico.
Também nenhum estranho comerá das coisas santas; nem o hóspede do sacerdote, nem o diarista comerá das coisas santas.
Mas quando o sacerdote comprar alguma pessoa com o seu dinheiro, aquela comerá delas, e os nascidos na sua casa, estes comerão do seu pão.
E, quando a filha do sacerdote se casar com homem estranho, ela não comerá da oferta das coisas santas.
Mas quando a filha do sacerdote for viúva ou repudiada, e não tiver filho, e se houver tornado à casa de seu pai, como na sua mocidade, do pão de seu pai comerá; mas nenhum estranho comerá dele.
E quando alguém por erro comer a coisa santa, sobre ela acrescentará uma quinta parte, e a dará ao sacerdote com a coisa santa.
Assim não profanarão as coisas santas dos filhos de Israel, que oferecem ao Senhor,
Nem os farão levar a iniquidade da culpa, comendo as suas coisas santas; pois eu sou o Senhor que as santifico.
Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Fala a Arão, e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Qualquer que, da casa de Israel, ou dos estrangeiros em Israel, oferecer a sua oferta, quer dos seus votos, quer das suas ofertas voluntárias, que oferecem ao Senhor em holocausto,
Segundo a sua vontade, oferecerá macho sem defeito, ou dos bois, ou dos cordeiros, ou das cabras.
Nenhuma coisa em que haja defeito oferecereis, porque não seria aceita em vosso favor.
E, quando alguém oferecer sacrifício pacífico ao Senhor, separando dos bois ou das ovelhas um voto, ou oferta voluntária, sem defeito será, para que seja aceito; nenhum defeito haverá nele.
O cego, ou quebrado, ou aleijado, o verrugoso, ou sarnoso, ou cheio de impigens, estes não oferecereis ao Senhor, e deles não poreis oferta queimada ao Senhor sobre o altar.
Porém boi, ou gado miúdo, comprido ou curto de membros, poderás oferecer por oferta voluntária, mas por voto não será aceito.
O machucado, ou moído, ou despedaçado, ou cortado, não oferecereis ao Senhor; não fareis isto na vossa terra.
Também da mão do estrangeiro nenhum alimento oferecereis ao vosso Deus, de todas estas coisas, pois a sua corrupção está nelas; defeito nelas há; não serão aceitas em vosso favor.
Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Quando nascer o boi, ou cordeiro, ou cabra, sete dias estará debaixo de sua mãe; depois, desde o oitavo dia em diante, será aceito por oferta queimada ao Senhor.
Também boi ou gado miúdo, a ele e a seu filho não degolareis no mesmo dia.
E, quando oferecerdes sacrifícios de louvores ao Senhor, o oferecereis da vossa vontade.
No mesmo dia se comerá; dele nada deixareis ficar até pela manhã. Eu sou o Senhor.
Por isso guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis. Eu sou o Senhor.
E não profanareis o meu santo nome, para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor que vos santifico;
Que vos tirei da terra do Egito, para ser o vosso Deus. Eu sou o Senhor.
Levítico 22:1-33

Como vimos em capítulos anteriores a obra de Deus era algo de fato e verdade santo.
Tanto que não podia ser feito de qualquer forma e maneira.
Tudo devia ser santo dos homens responsáveis por levar a Palavra de Deus ao povo as ofertas e maneira como as mesmas deviam ser apresentadas. Tudo devia ser santo.
Obedecendo unicamente ao que Deus determinou por intermédio do profeta Moisés.
A parte do sacrifício que o sacerdote comia era coisa santa, por isso os sacerdotes que estivessem ritualmente imundos não, podiam participar destas comidas.
Em outras palavras não era todo mundo que devia participar das cerimonias.
Essa restrição ia do estrangeiro ao imundo. 
Ou seja ao que estava em pecado. 
Estrangeiro. Heb zãr, da raiz zür, “afastar-se”. Aqui se refere a qualquer pessoa que não fosse sacerdote ou levita, portanto um leigo, um estranho. Nem hóspede, nem jornaleiro poderia comer da porção sacerdotal do sacrifício, mas somente aqueles que fossem membros da família do sacerdote, o que incluía seu escravo. Outras palavras para ”estrangeiro”, propriamente dito, são ger, que dá a idéia de errante, um viajante sem moradia fixa, e goy, que se refere às pessoas que não pertencem à raça israelita, e se traduz “gentio”. Se uma filha de um sacerdote tivesse se casado fora da tribo de Levi, também seria uma “estrangeira” no sentido técnico mencionado acima, perdendo o direito de participar da porção sacerdotal; mencionam-se, porém, condições para que ela voltasse aos seus antigos privilégios.
Trazendo para os dias de hoje a obra de Deus ao contrário de hoje era considerado algo santo, tanto que somente os de fato escolhidos por Deus podiam fazê-lo.
Não é bem o que vemos hoje em dia.
Hoje em dia são admitidos assassinos, criminosos, alcoólatras, adúlteros, amigos da carne.
Tirando por completo a santidade da obra de Deus.
Em outras palavras não existe critérios para se fazer a obra de Deus.
Hoje em dia também qualquer um pode se consagrar bispo, pastor sem ao menos se levar em conta sua vida pregressa.
Antes a santidade de uma vida em espirito era levada em conta e consideração. O ser sobrepujava o ter.
Hoje em uma total inversão de valores o ter sobrepuja o ser.
Não é a toa que vemos assassinos, pedófilos, estupradores, alcoólatras, adúlteros sendo levantados a bispos e pastores.    
Voltando aos tempos Bíblicos:
Porque haviam tantas orientações com respeito aos sacerdotes? Os israelitas deveriam estar bem familiarizados com sacerdotes do Egito. Sacerdotes egípcios estavam interessados principalmente com política. Eles viam a religião como um caminho para obter poder. Portanto, os israelitas estariam desconfiados quanto ao estabelecimento de uma nova ordem sacerdotal. Mas Deus queria que Seus sacerdotes servissem a Ele e ao povo. Seu trabalho era religioso – ajudar o povo a se aproximar de Deus e adorá-Lo. Eles não poderiam utilizar de sua posição para obter poder porque não lhes era permitido possuir terras ou tomar dinheiro de quem quer que fosse. Todas essas orientações tranquilizavam o povo e ajudavam os sacerdotes e atingir seu propósito.
Outro ponto que podemos ver aqui é quanto as ofertas e dízimos apresentados naquela época não havia moeda corrente sendo assim os dízimos e ofertas apresentados eram basicamente bois, ovelhas, cabras. Ou seja basicamente animais.
Sem o uso da obrigatoriedade. Cada um apresentava o seu melhor de acordo com suas reais condições.
Esses sacrifícios e ofertas nada envolviam bençãos materiais, mas era um referencial da saída do povo hebreu das terras do Egito.
Uma recordação vamos por assim dizer.
Em geral, somente ofertas sem manchas ou defeitos são aceitáveis, sejam holocaustos (v. 18), sejam ofertas de comunhão (v. 21). Há uma exceção em tudo isso (v. 23). O não cumprimento dessas exigências tornava o sacrifício ineficaz (cf. Ml 1.8ss). v. 18. oferta como holocausto: ofertas para cumprir voto ou oferta voluntária geralmente eram do tipo de oferta de comunhão (cf. v. 21). v. 21.As ofertas de comunhão eram divididas em três categorias (cf. 7.12,16). A oferta de gratidão é tratada nos v. 29,30. v. 22,24. Cf. 21.18-21, com referência a defeitos nos sacerdotes, v. 23. Faz-se uma distinção entre a oferta voluntária e a oferta resultante do cumprimento de voto\ no primeiro caso, animais deformados ou atrofiados são aceitos. Assim é destacada a importância de se pagar um voto de forma completa, v. 24. O versículo não necessariamente implica a proibição da castração de animais, como Josefo entendia o versículo (Ant. IV. 8,40). v. 27. Mais uma referência ao número “sete” em Levítico (cf. 12.2,3 e Ex 22.30). com: lit. “debaixo de”, v. 28. Cf. Dt 22.6,7. Alguns rituais de fertilidade incluíam sacrifícios desse tipo. v. 30. Cf. 7.15.

De fronte dobrada mais uma vez, rendamo-nos ao Senhor Nosso Deus.
Adoremo-no em espirito e verdade.


Encerramos aqui nosso Culto Dominical
Senhor Nosso Deus, Te agradecemos por este estudo.
Estudo este que nos foi proveitoso
Dá-nos Senhor Teu conselho, Teu pão da vida.
Senhor Nosso encerramos aqui nosso culto dominical
Abençoa Senhor essa semana que se inicia
Que nossa semana seja proveitosa, abençoada 
Oramos todos em nome do Senhor Jesus.
Pai nosso que estais nos céus Santificado Seja Vosso Nome
Venha a nós o Vosso reino
Seja feita a Tua vontade
Assim na Terra como nos céus
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje
Dá nos Senhor a sabedoria de perdoar aos nossos ofensores como Tu perdoastes teus agressores em Tua crucificação.
Dá-nos a Tua pureza de olhar o outro como a um irmão. 
Sem julgamento, criticas de toda sorte e natureza e a ele estender a mão sem nada esperar em troca.
Não nos deixeis cair nas amarras da amargura, do preconceito, do murmurio, da ofensa e da inveja.
Livra-nos de todos os males e daqueles os quais teremos que indubitavelmente passar faz nos lembrar que tudo coopera para nosso próprio bem, amadurecimento e crescimento espiritual e pessoal.
Assim o seja.

Louvor de Encerramento


O Senhor te abençoe e te guarde
O Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti
O Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz
Fiquem em paz e que os anjos do Senhor nosso Deus acampem ao derredor de todos nós.


  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku