Estudos Bíblicos / Levíticos 17 - Culto das Prímicias


Senhoras e senhores, leitores do Blog Evangelismo Sem Placas Nem Fronteiras sejam todos muito bem vindo.
Vamos a partir de agora separar esse momento para entrarmos em comunhão com Deus. Consagrar a Ele o primeiro dia da semana, no nosso caso Domingo.


Prece Inicial
Em reverência, aí de onde você está dobre sua fronte e juntos irmanados na mesma fé oremos:
Senhor Nosso, pecadores que somos ousamos nos apresentar a Vós
Ó Soberano Deus, único digno de toda honra e toda glória.
Te apresentamos como primícias nossa vida, nosso ser, nossos sonhos e projetos
Se for de Teu agrado receba ó Senhor esta nossa oferta.





Senhor Nosso Deus abençoa este Estudo. Que não seja nossa voz a ser ouvida, mas, unicamente a Tua.
Fala conosco, estamos aqui por Ti.
Queremos, ansiamos ouvir-Te.

Levíticos 17

Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala a Arão e aos seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Esta é a palavra que o Senhor ordenou, dizendo:
Qualquer homem da casa de Israel que degolar boi, ou cordeiro, ou cabra, no arraial, ou quem os degolar fora do arraial,
E não os trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecer oferta ao Senhor diante do tabernáculo do Senhor, a esse homem será imputado o sangue; derramou sangue; por isso será extirpado do seu povo;
Para que os filhos de Israel, trazendo os seus sacrifícios, que oferecem sobre a face do campo, os tragam ao Senhor, à porta da tenda da congregação, ao sacerdote, e os ofereçam por sacrifícios pacíficos ao Senhor.
E o sacerdote espargirá o sangue sobre o altar do Senhor, à porta da tenda da congregação, e queimará a gordura por cheiro suave ao Senhor.
E nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, após os quais eles se prostituem; isto ser-lhes-á por estatuto perpétuo nas suas gerações.
Dize-lhes, pois: Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós, que oferecer holocausto ou sacrifício,
E não o trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecê-lo ao Senhor, esse homem será extirpado do seu povo.
E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo.
Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.
Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum dentre vós comerá sangue, nem o estrangeiro, que peregrine entre vós, comerá sangue.
Também qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que caçar animal ou ave que se come, derramará o seu sangue, e o cobrirá com pó;
Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado.
E todo o homem entre os naturais, ou entre os estrangeiros, que comer corpo morto ou dilacerado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.
Mas, se os não lavar, nem banhar a sua carne, levará sobre si a sua iniqüidade.
Levítico 17:1-16

Temos aqui, leis que foram criadas pelo próprio Deus sendo entregue a Moisés que a pôs em pratica em relação ao povo hebreu.
A esta Lei damos o nome de Código de Santidade.
Este mandamento exigia sacrifícios de sangue. 
Uma coisa que podemos notar por meio deste capítulo é quanto ao local de sacrifício. O mesmo não era móvel, nem feito de qualquer jeito.
"Ah hoje eu vou sacrificar aqui, amanhã ali. E depois ali"
Não, como podemos ver as coisas com Deus não são feitas de qualquer jeito.
Deus fixou um único lugar e somente no mesmo os sacrifícios deveriam, poderiam ser feitos.
Um único altar, um único lugar.
O sacrifício certo, no lugar errado, ou feito de maneira errada nada valia; a desobediência nestas coisas traria a culpa do sangue, e não o perdão desejado.
Outra coisa:
Deus proibiu terminantemente o culto a outros deuses. Não seria mais admitido em hipótese alguma cultos de adoração e sacrifícios a outros deuses.
Deus é um só. Um só em três.
Deus embora seja um só existe e subsiste em três pessoas distintasPai, Filho e Espirito Santo.
Em outras palavras tanto o Pai, quanto o Filho e o Espirito Santo são a mesma pessoa, no caso Deus.
Aqui também teremos orientações básicas de como deveriam ser os abates sacrificiais.
Estes também não podiam ser feitos de qualquer maneira.
A exigência é que cada abate “deveria ser realizado como um ato de culto”. 
Cada animal de abate deveria ser levado à entrada da Tenda de Encontro\ o homem que não fizesse isso seria considerado culpado de homicídio.
O que podemos concluir com tudo isso?
As coisas de Deus, sua Obra não pode ser feita de qualquer maneira.
Sua obra por mais que seja feita por mãos humanas estas devem ser estritamente espirituais.
Não se admitindo nada humano.
Deus é a expressão máxima da perfeição sendo assim em sua obra não se admite nada além da perfeição ou no nosso caso o mais próximo da perfeição.
Na obra de Deus não admite paixões, brigas por poder, disputas para saber quem tem ou possui a unção disso e daquilo, na obra de Deus não se admite divisões.
A obra de Deus deve ser coesa, disciplinada.
E é exatamente isso que ultimamente não temos visto na obra. Disciplina, temor.
Estão fazendo da Obra de Deus um verdadeiro circo de horrores.
Onde na Bíblia que é a Palavra de Deus se fala que para ser selado, selada pelo Espirito Santo temos que girar feito pião? Cair? Gritar?
Você não vê os patriarcas da fé, os apóstolos de Cristo ou mesmo o próprio Cristo girando feito pião, caindo, gritando para ministrar uma benção.
Esses homens executaram a obra de Deus de forma coesa, disciplinada, discreta, branda.
Essas manifestações - cair, gritar, girar não passam de emoções exageradas em outras palavras: "São manifestações exageradas resultado de emocionalismo, apostasiaheresia, histeria, imaturidade ou até mesmo desejo de se engrandecer através de tais manifestações nada tendo haver com a Palavra de Deus "
Em resumo este capítulo nada mais é que um convite não apenas aos hebreus daquela época, mas também de um certa forma a nós - um convite a santidade.
Ou seja uma vida casta, pura, livre de quaisquer paixões animalizadoras, bestiais, idolatria, prostituição, apostasias, heresias.
Uma vida voltada as coisas do alto. As coisas verdadeiramente provinda de Deus.
Teve dúvida ou mesmo quer conhecer, saber se uma coisa provém ou não de Deus vá na Bíblia.
Mas vá você mesmo, sem medo de estar com maus olhos, de estar sendo desobediente, rebelde.
Deus não vai te punir, te castigar. Muito pelo contrário.
Deus vai se agradar enormemente de você.
Deus se agrada enormemente daqueles que O buscam, daqueles que buscam incessantemente seus ensinos, suas palavras.
Busque e achará!

  

De fronte dobrada louvemos ao Senhor Rendendo a Ele glórias e louvores mil




Receba Senhor Nosso Deus este culto dominical das primícias. Pois o mesmo não é feito com lábios enganosos e coração dobrado. Encerramos aqui nosso culto. O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti. E tenha misericórdia de Ti. O Senhor sobre ti levante o rosto te dê a paz. Fiquem em paz e que os anjos do Senhor nosso Deus acampem ao derredor de todos nós.

Louvor de encerramento








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku