Evangelho no Lar - Livro Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec


Primeiramente boa noite a todos. Gostaria de agradecer a todos os leitores do Blog, de um modo mais especial ainda aos leitores que acompanham nosso Evangelho no Lar. Evangelho, este que realiza-se todo sábado e agora todo domingo sempre a partir das 20h. Portanto sejam todos muito bem vindos a mais um Evangelho no Lar. Como disse anteriormente e sempre falaremos o mesmo: é recomendado a realização do Evangelho no Lar ao menos uma vez por semana, sempre nos mesmos horários. Em família ou individualmente. O importante é consagrarmos um momento a uma união com o plano espiritual. Para que haja harmonização do lar para que haja um equilíbrio espiritual.
Pediria a gentileza dos leitores do Blog, em especial aos que acompanham sempre ao ler, ao participar do nosso Evangelho cinco coisas simples, básicas. Que todos indistintamente podem fazer.
1- Olvidar todo e qualquer sentimento de mágoa, ressentimento, ira, medo.
2- Serene sua mente, acalme-se. Limpe seus pensamentos.
3- Separe previamente uma jarra, ou copo com água. Água esta que será fluidificada ao término do Evangelho 
4- Feito isso busquem se possível um lugar calmo, aprazível que não sofra com interferências externas.
5- Esqueça por hora os problemas do dia a dia, dissabores, dores, decepções. Que nada venha roubar, interferir sua paz interior, seu equilíbrio físico-espiritual. Você a partir desse momento vai entrar em contato com o nível superior.
Elevemos portanto nossos pensamentos para que assim possamos todos receber ajuda da espiritualidade amiga. Senhoras e senhores leitores do Blog Evangelismo Sem Placas Nem  Fronteiras, vamos a partir desse momento iniciarmos mais um, Evangelho no Lar.

IV. SÓCRATES E PLATÃO 
 
PRECURSORES DA IDEIA CRISTÃ E DO
 ESPIRITISMO 

Do fato de que Jesus, o Cristo, deve ter conhecido a seita dos Essênios, seria errado concluir que dela hauriu sua Doutrina, e que, se tivesse vivido em outro meio, teria professado outros princípios. As grandes ideias não surgem nunca de uma hora para outra. As que têm por base a verdade, têm sempre os iniciadores que lhe preparam parcialmente os caminhos. Depois, quando os tempos são chegados, o mundo espiritual envia um Espírito com a missão de resumir, coordenar e completar esses elementos espalhados, e formar-lhes um corpo. Deste modo, a ideia não chegando de repente, encontra humanos plenamente dispostos a aceitá-la. Assim ocorreu com a ideia cristã, que foi iniciada vários séculos antes de Jesus, o Cristo, e dos Essênios, e da qual Sócrates e Platão foram os principais divulgadores. Sócrates, da mesma forma que Jesus, o Cristo, nada escreveu, ou pelo menos não deixou nenhum escrito. Foi condenado tal qual um criminoso, vítima do fanatismo dos governantes, por ter discordado das crenças tradicionais, e colocado a virtude real acima da hipocrisia e da falsidade das formas, numa palavra, por ter combatido os preconceitos religiosos. Foi acusado pelos ‘fariseus gregos’ de corromper o povo pelos seus ensinamentos, de corromper a juventude, proclamando o dogma da unicidade de Deus, da imortalidade do Espírito e da vida futura. Da mesma forma, ainda, que não conhecemos a Doutrina de Jesus, o Cristo, senão pelos escritos dos seus discípulos, não conhecemos a Filosofia de Sócrates senão pelos escritos do seu discípulo Platão. Cremos útil resumir aqui os seus pontos principais para mostrar sua concordância com os princípios do Cristianismo. Àqueles que considerassem esse paralelo como uma profanação, e pretendessem que não poderia haver paridade entre o escrito de um filosofo e a Doutrina de Jesus, o Cristo, responderemos que, a Filosofia de Sócrates  não era pagã, uma vez que tinha por objetivo combater o paganismo. Que a Doutrina  de Jesus, o Cristo, muito mais pura que a de Sócrates, nada tem a perder com a comparação. Que a grandeza da missão divina de Jesus, o Cristo, com isso não seria diminuída. Que, aliás, está na História e que não pode ser abafada. O humano atingiu um ponto em que a luz irradia, por si mesma, mesmo debaixo da mesa. Ele está maduro para encará-la. Tanto pior para aqueles que não ousam abrir os olhos. O tempo é chegado de examinar as coisas amplamente e do alto, e não mais pelo ponto de vista mesquinho e estreito dos interesses de seitas e de castas. Estas citações provarão, por outro lado, que, se Sócrates e Platão pressentiram a ideia cristã, encontram-se igualmente em suas Filosofias os princípios fundamentais do Espiritismo. 

Explanação
Grandes ideias, aprendizados não surgem de uma hora para outra, mas, após muito estudo, senão anos de estudo.
Tal como ocorre no campo intelectual, o mesmo podemos dizer ocorre com nossa vida espiritual.
Só conseguimos obter amadurecimento, qualidade mediante estudos, leituras.
De forma sistemática e disciplinada.
Se eu anseio entender a Bíblia, não vou conseguir isso nunca apenas lendo versículos isolados.
Mas mediante sua leitura, capítulo por capítulo, versículo por versículo.
Lendo, relendo até obter êxito no entendimento.
O Cristianismo, o próprio espiritismo não nasceram de uma hora para outra, não ganharam corpo de uma hora para outra.
Mas após anos da base que é o Cristo Jesus a solidificar, por meio de seu ministério na Terra.
Cristo solidificou a base do Cristianismo e das demais correntes filosóficas com seus ensinos, sua sabedoria absoluta.
Só para se ter uma ideia o ministério de Cristo na Terra durou cerca de três anos.
Ou seja o cristianismo tal qual o conhecemos levou três anos para se solidificar.
Em outras palavras grandes ideias não surgem nunca de uma hora para outra. 
As que têm por base a verdade, têm sempre os iniciadores que lhe preparam parcialmente os caminhos. 
Depois, quando os tempos são chegados, o mundo espiritual envia um Espírito com a missão de resumir, coordenar e completar esses elementos espalhados, e formar-lhes um corpo. 
Deste modo, a ideia não chegando de repente, encontra humanos plenamente dispostos a aceitá-la. 
Assim ocorreu com a ideia cristã, que foi iniciada vários séculos antes de Jesus, o Cristo, e dos Essênios, e da qual Sócrates e Platão foram os principais divulgadores. Sócrates, da mesma forma que Jesus, o Cristo, nada escreveu, ou pelo menos não deixou nenhum escrito. 
Não estamos aqui a passeio, ou mesmo por acaso.
Nosso Planeta é uma grande escola, estamos todos aqui com propósito de aprender, galgar conhecimento, amadurecermos, evoluirmos.
E isso só conseguimos mediante estudos sistemáticos, disciplinados por anos a fio.
Por experiências próprias.
Tanto os bancos escolares como a vida são escolas importantíssimas 
Ninguém nasce sabendo.
Nascemos todos ignorantes. Quer ricos ou não. Nascemos todos ignorantes.
Não importa a hora, a idade, o grau de instrução toda hora é hora.
Toda hora é hora de aprendermos, toda hora é hora de buscarmos conhecimento quer sejam eles humanos ou espirituais.
Pois só mediante o conhecimento pleno conseguimos o amadurecimento, a sabedoria necessários para lidarmos com as vicissitudes da vida.
A própria verdade, a mesma não surge de uma hora para outra mas senão após o pleno conhecimento das coisas e fatos.
Sem os mesmos a verdade torna-se incompleta, falha. Nula.
A verdade só tem validade quando é plena, completa.
A verdade e sabedoria são co-irmãs, uma complementa a outra. Uma não existe sem outra.
Enfim eis que é chegado o tempo de se examinar as coisas amplamente e do alto, e não mais pelo ponto de vista mesquinho e estreito dos interesses de seitas, de castas e dogmas limitantes. 

Últimas Considerações

Apoie sua sabedoria no alto, nas coisas do alto. Olvide todo e qualquer conhecimento mesquinho, conhecimento que visa interesse próprio.
Pense sempre na coletividade. Para recebermos ajuda, apoio, devemos sempre estender nossa mão primeiro sem nada esperar em troca.
Encerramos aqui nosso quarto Evangelho no Lar
Vamos agora para a fluidificação da água.


Pedimos a partir desse momento o auxílio dos bons espíritos, de modo especial a corrente amiga do Dr. Bezerra de Menezes para que as águas sejam fluídas.
Depositando na mesma todos os remédios necessários.


Que a bondade divina inunde seu coração, sua mente.
Que a sabedoria divina se faça sempre presente em sua vida, principalmente nos momentos decisórios, ante os problemas e dissabores da vida.
Que a luz divina se faça presente em seu lar, em sua família e em sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku