Estudo da Doutrina - Livro A Gênese Por Allan Kardec


21. Moisés, como profeta, revelou aos homens a existência de um Deus único,  Soberano Senhor e Orientador de todas as coisas; promulgou a lei do Sinai e lançou  as bases da verdadeira fé. Como homem, foi o legislador do povo pelo qual essa  primitiva fé, purificando-se, havia de espalhar-se por sobre a Terra. 

Moisés embora o mesmo não nos seja o Messias prometido foi o precursor da obra de Deus aqui na Terra.
Foi através dele que Deus mostrou-se de forma mais incisiva e ostensiva.
Por meio dele tomamos conhecimento das Tábuas dos dez mandamentos. Mandamentos estes que se formos analisar bem não apenas são atemporais, ou seja, mesmo com o passar dos anos o mesmo  continua atual como se formos vivencia-lo em nosso dia alcançaremos graças aos olhos de Deus e como no decorrer de nossa existência física estaremos adiantados moral e espiritualmente falando.
Em outras palavras obedecer aos mandamentos de Deus é bom?
Sim, é. 
Obedecer sua lei, sua palavra também é bom? Sim, é. Visto que obedecer seus mandamentos e sua lei é garantia de bençãos.
Mas, não é garantia de salvação e muito menos de crescimento espiritual. Pois é uma obediência pela metade, sem sentido.
O que garante a tua salvação e teu adiantamento espiritual não é apenas você executar, mas, conhecer o seu real sentido. Conhecer a fundo seus mandamentos e suas leis te  leva a fazer, a obedecer a Deus e seus mandamentos com perfeição, com primazia. Quais os mandamentos de Deus?
1- Amar a Deus acima de todas as coisas. Acima de tudo. O que isso significa?
Se perguntar para uma criança você ama a Deus ela certamente dirá que sim. O mesmo é conosco
Agora porque? Por que amar, ou, porque amamos e devemos amar a Deus acima de tudo? Porque Deus é a essência de tudo, a essência da vida. Devemos a Ele querendo ou não, admitindo ou não tudo.
Quem nos permitiu nos tornarmos uma partícula, um óvulo, uma semente e depois um ser no ventre de nossa mãe?
Quem nos garante e dá a salvação eterna?
Quem nos capacita, nos instiga a buscar o conhecimento, a sabedoria e a inteligência? Quem é o amigo perfeito nos momentos de dor, de sofrimento?
Quem foi que nos doou seu filho para morrer no cruzeiro pela humanidade?
Senão a Deus! Devemos tudo a Deus. Então é mais do justo que o tenhamos como primazia.
Nenhum amor humano deve se igualar ao amor que devemos ter por Deus. A pessoa conhecendo o porque de amar a Deus a induz amá-lo com perfeição.
2- Amar ao próximo como a si mesmo. Ei um outro mandamento que devemos conhecer a fundo e saber o porque. Então vamos lá: Todos nós querendo ou não como disse no inicio somos uma partícula e com isso cada um recebeu em a centelha divina, a centelha de vida. Explicando melhor vamos trazer para o nosso dia a dia.Você gosta de mentira?
Você gosta de ser enganado ou enganada?
Você gosta de ser traído ou traída? Quando você adoece você gosta de ser mau tratado?
Quando você está com sérias dificuldades gosta de ser desprezado? Você dirá NÃO! NÃO! Que é isso claro que não! Então porque fazer com os outros o que não desejamos a nós mesmos não é verdade.
É justamente isso o que o segundo mandamento nos mostra.
Que não devemos fazer ao outro o que nós não desejamos para si mesmo.
Todos indistintamente recebemos a centelha divina, e isso não nos permite agir de forma que venha prejudicar, machucar, ferir ao próximo. Se eu quero respeito devo respeitar primeiro.
Se eu quero amor devo amar primeiro. Se eu quero perdão devo perdoar primeiro.
Se eu levo a sinceridade, a verdade a sério devo fugir, evitar a mentira.
Se eu busco fidelidade devo ser fiel.
Isso é amar ao próximo como a si mesmo. Ao ferir o outro eu também estou me ferindo. Ferindo-me espiritualmente, ferindo minha honra e dignidade. Cada dor que infligimos ao outro é um espinho que cravamos em Jesus.
Agora se eu amo ao meu próximo estarei trazendo bençãos para minha vida, luz, paz. Estarei tirando um espinho cravado em Jesus. Cada espinho arrancado é uma benção a mais para mim, um raio de luz a mais na minha vida.
Ame, respeite. Estenda a mão a todos sendo eles pessoas ou animais.
Quanto mais amor você espalhar mais próximo de Jesus você será. Você quer ser a treva nesse mundo ou quer ser a luz? Depende unica e exclusivamente de você.
3- Não tomar seu santo nome em vão. Isso significa o óbvio não levar Deus de qualquer jeito, não brincar com seu nome.
4- Honrar pai e mãe Esse mandamento é um dos mais sérios. O pai e a mãe são os nossos elo com Deus.
Podem ter defeitos, mas foram eles que ajudaram a Deus a virmos para o mundo.
Quantos na juventude, na vida adulta desrespeitam seus pais, as vezes abandonam e pior chegam até a matar. Se essas pessoas conhecessem a gravidade de tal ato e as consequências para sua vida tanto neste plano como no outro não praticariam tal ato.
Nossos pais devem ser visto como algo santo, sublime.
Nossos pais são os nossos elos com Deus aqui na Terra. Seus erros não vem ao caso.
Todos cometem erros. Se teu pai ou tua mãe não soube te dar amor. Ame mesmo assim. Seja grato pois você foi gerado a partir daquele ventre.
Ore a Deus. Peça a Deus misericórdia. Exercite a misericórdia. Se teu pai ou tua mãe te abandonou e você não consegue perdoar. Você tá se machucando, tá morrendo aos poucos. Você esta apagando se é que já não apagou a centelha divina na tua vida. Se essa centelha se apagar por completo você se tornará amargo(a), autodestrutivo(a), ninguém vai querer ficar perto de você.
A médio e curto prazo você vai atrair pra si espíritos trevosos que vão te conduzir a depressão e depois ao suicídio. Quer um conselho perdoe, siga sua vida. Seja feliz em dobro. Por você e por eles.
5- Não matar. Esse também é muito sério. Tirar a vida de alguém. Ainda mais de inocente.
Para um melhor entendimento desse mandamento sugerir a leitura do livro de Gênesis capítulo .
Se você leu esse capítulo inteiro deve ter visto que o sangue de Abel clamou a Deus por justiça.O mesmo acontece com quem derrama sangue inocente. Esse sangue vai clamar por justiça.
E pode passar o tempo que for, você pode ter ido preso, ter cumprido tua sentença mas a voz, o clamor daquele sangue inocente que você derramou meu caro, minha cara vai te perseguir até o fim da tua vida.
Você pode ter matado o corpo físico, mas, o corpo espiritual esse você não matou. E pior essa pessoa que você matou fisicamente pode não ter aceitado o que aconteceu e está nesse momento te obsediando, obsediando tua casa, tua família mesmo sem você saber. Muitas vezes o espírito não aceita, não quer aceitar e vai passar a buscar vingança e só vai sossegar quando conseguir destruir seu algoz.
Ninguém, ninguém que comete crime contra a vida inocente sai impune. Pode sair dessa vida sim, pois a lei dos homens é terrivelmente falha. Mas não da outra. Você por mais que não admita ou não queira admitir jamais conseguirá ser feliz. Você pode até dizer: "Ah, mas eu me converti!" Sim você se converteu amém.
Você pode ser ex assassino ou ex assassina nesta vida apenas nesta vida não da outra.
A vida e as penas não terminam com a morte muito pelo contrário. Então pense bem antes de tirar ou mesmo pensar em tirar uma vida inocente.
5- Não cobiçar o parceiro(a) do outro. Evitar, fugir do adultério. Quanto mais parceiros se tem mais animalescos nos tornamos. Atraindo com isso espíritos baixos para nossa vida. Deus ama e protege a família e a unidade do casamento.
Não esta mais dando certo, senta, conversa e vai cada um para seu canto.
Mas evite se rebaixar dessa maneira. O mesmo vale para as mulheres e os homens que correm atras só pelo prazer do proibido. Você que sente prazer em separar casais aos olhos da espiritualidade você esta simplesmente se prostituindo. Você não tem luz, só trevas.
Nenhum espirito evoluído se aproxima de pessoas assim baixa. Semelhantes atraem semelhantes.
Você só esta atraindo para sua vida espíritos baixos, espíritos trevosos. Não é nem você que esta se divertindo são eles.
Enquanto você esta ai rindo com teu amante saiba que os espíritos trevosos estão mais felizes ainda. Pois eles acharam para si uma presa fácil. Você esta sendo nas mãos deles um fantoche.
Enquanto você estiver nessa vida só terá escuridão.
E depois que você morrer?
Você acha que vai para onde? Uma vez que a vida não acaba com a morte. Pensa bem. Não se constrói um forte com a ruína do outro.
6- Não cobiçar o bem alheio. Não invejar nada e ninguém. A inveja mata, a inveja destrói.
A inveja é outro sentimento baixo. Deus ao dividir conosco sua centelha nos deu talentos.
E cabe a nós encontrar meios para desenvolve-los. Então não a motivos para se invejar alguém.
Ao invejarmos o outro estamos atraindo para nossa vida espíritos baixos, trevosos.
Quanto mais inveja se tem do outro mais fétidos, mais podres nos tornamos.. A inveja suscita a ira e a ira a desgraça principalmente para o invejoso. Enquanto eu fico reparando, invejando o outro a vida continua seguindo aqui fora, o tempo continua passando aqui fora. Vou envelhecendo, vou morrendo aos poucos na desgraça, na miséria e na solidão. Pois não soube aproveitar e nem valorizar o talento nato que Deus deu a mim exclusivamente. E isso cedo ou tarde me será cobrado.
7- Não levantar falso testemunho. Esse também é sério viu. Deveríamos parar de acreditar em tudo o que nos mandam, em tudo que não agrega valor, em tudo que dissemina mentira, ruína, desgraça. Parar de acreditar em boatos principalmente esses disseminados em redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e por ai vai. Sempre que aparecer algo e esse algo disser, espalhe com o maior número de pessoas do seu grupo pelo amor de Deus não compartilhe é um boato, um falso testemunho. Ainda mais se aparecer com foto de alguém. Toda vez que você compartilha isso você esta disseminando algo que pode matar uma pessoa inocente. Você inocentemente pode esta ajudando a derramar um sangue inocente. E certamente você não irá querer sofrer com essa maldição.
Se as pessoas não fossem tão ingênuas, tolas, ignorantes, pessoas inocentes como a dona de casa Fabiane Maria de Jesus não teriam suas vidas roubadas de maneira tão brusca, tão estupida e brutal.
Por causa de pessoas como você que gosta de compartilhar tudo o que vê, que ouve e lê uma inocente perdeu a vida, uma família ficou sem a filha, sem a mãe, sem a neta, sem a esposa. Você meu caro, minha cara tem sangue inocente nas mãos. Você indiretamente participou dessa barbárie. Quer compartilhar algo?
Compartilhe algo que agregue valor, que espalhe amor, solidariedade e misericórdia. Seja como o Senhor Jesus, a  luz do mundo. Não como o diabo que a tudo mata e destrói. Não basta de dizer que segue a Deus tem que ser seu imitador também.
Obedecer a essência de Deus é se igualar a Ele. É amar, respeitar, espalhar luz e vida, vida em abundância a todas as criaturas. Ver em cada criatura um pouco de Deus ali mesmo que escondido. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku