Culto Especial de Natal




Não se sabe ao certo o dia do nascimento de Cristo embora exista um consenso de que não foi em dezembro, uma vez que nessa época Israel enfrenta severo inverno.
Uma explicação bastante difundida é a de que os cristãos optaram pelo dia porque, a partir do ano 274, em 25 de dezembro celebra-se em Roma o die natalis Solis invicti, o dia do nascimento do Sol invicto, a vitória da luz sobre a noite mais longa do ano. 
Uma explicação bastante difundida é a de que os cristãos optaram pelo dia porque, a partir do ano 274, em 25 de dezembro celebra-se em Roma o die natalis Solis invicti, o dia do nascimento do Sol invicto, a vitória da luz sobre a noite mais longa do ano. A liturgia de Natal e os Padres da época estabeleciam um paralelismo entre o nascimento de Jesus Cristo e expressões bíblicas como “sol de justiça" (Ml 4, 2) e “luz do mundo" (Jo 1, 4ss.). No entanto, não há provas de que isto foi assim e parece difícil imaginar que os cristãos quisessem adaptar festas pagãs ao calendário litúrgico, especialmente quando acabavam de experimentar a perseguição. 
E no transcorrer dos tempos, séculos a festa pagã tornou-se Cristã.
Existe porém uma teoria que defende como o verdadeiro dia no dia 8 das calendas de abril no mês de março (corresponde ao nosso 25 de março), que é o dia da paixão do Senhor e de sua concepção, pois foi concebido no mesmo dia que morreu" (B. Botte, Lês Orígenes de la Noel et de l'Epiphanie, Louvain 1932, 1. 230-33). 
O que podemos afirmar com toda certeza em relação ao nascimento de Cristo:
1- O nascimento de Cristo é um dos grandes acontecimentos da história da humanidade.
2- Com seu nascimento houve um divisor de águas, se antes a verdade se nos era oculta, agora no transcorrer a da vida de Cristo e seu ministério terreno a verdade mostrar-se-ia como era de fato.
3- Através desse nascimento, a humanidade viria a conhecer a grandiosidade do amor de Deus por seus filhos.
4- Quinhentos anos antes o profeta Isaias profetizou sobre Cristo e seu nascimento. "Dentre os muitos sinais que destacariam a criança, um deles era que seria filho de uma virgem, que nesse caso foi Maria e se chamaria de Emanuel “que significa “Deus conosco” (Mateus 1:23)" 
Nascimento este que tem como propósito não apenas nos revelar a verdade escondida por força do pecado, mas, também e acima de tudo nos aproximarmos de Deus.
Os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus contam que Jesus nasceu em Belém, na província romana da Judeia de uma mãe ainda virgem. No relato do Evangelho de Lucas, José e Maria viajaram de Nazaré para Belém para comparecer a um censo e Jesus nasceu durante a viagem numa simples manjedoura.
Anjos o proclamaram salvador de todas as pessoas e pastores vieram adorá-lo. No relato de Mateus, astrônomos seguiram uma estrela até Belém para levar presentes a Jesus, nascido o "rei dos judeus". O rei Herodes ordenou em seguida o massacre de todos os garotos com menos de dois anos da cidade, mas a família de Jesus conseguiu escapar para o Egito e, depois que Herodes morreu, voltou para Nazaré.
O Natal como sabemos é o inicio de tudo, ou seja, quando a verdade que viria alterar os rumos e a história da humanidade começou a se revelar. O véu que se nos ocultava a face do Pai começou a rasgar-se. Até o inicio de seu ministério culminando com sua morte e ressurreição o mundo ainda não conhecia a magnitude dos eventos que estariam por vir. O Natal não é o que a maioria de nós pensa ou julga saber, o real significado do Natal é: Prenuncio, ou seja pré anuncio dos próximos eventos, eventos estes que viriam modificar, alterar de forma irremediável a história e os rumos de toda a humanidade. Por ter toda esta carga emocional, pois envolve um nascimento é natural que sejamos sentimentais, estejamos mais abertos ao bem, ao perdão portanto mais abertos a receber as bençãos do alto. Porém irmãos tenhamos ciência que para a prática do bem desinteressado bem como o perdão não podemos nos limitar a apenas uma data no caso 24 e 25 de dezembro, mas, para todos os 365 dias do ano. Nunca é tarde demais ou cedo demais para praticas salutares, bem como propagarmos o bem. Todo dia é dia toda hora é hora. Cristo enquanto esteve em nosso meio não se limitava a momentos específicos para curar, libertar. Se assim o fosse Ele seria limitado. Quando sabemos que não. Vamos nos sentir Papai Noel e distribuir sacolas de perdão aos que nos ofenderam. Pacotes de amor àqueles que tem ódio no coração. Laços de sorrisos aos que estão tristes. Caixas de fé aos que em nada acreditam. Rolos de humildade aos arrogantes. Ramalhetes de esperanças aos desesperançados. Frascos de ternura ao nosso próximo. Pétalas de alegria aos que tem rancor. Cestas de bondade aos irmãos mais fracos. Quilos de compreensão aos incompreendidos. Garrafas de misericórdia aos aflitos. Balões de paz aos desesperados. Vejam quantos presentes podemos ofertar, não só na noite de Natal! Presentes que só dependem de nós. Assim poderemos ser Papai Noel o ano inteiro. Em tudo isso, eu espero que Jesus me brinde com uma caixa de presentes, cheia de humildade, semelhante a dele, e que eu possa realmente fazer desse Natal de Jesus o meu renascimento para a vida eterna. A vocês meus irmãos, com a manjedoura no coração, aqueçam o amor por Jesus durante todo o ano! 


Senhor nosso Deus e nosso Pai, te pedimos agora visite cada lar, cada coração.
Ao aflito devolva a esperança.
Ao exasperado o coração brando.
Ao amargo a doçura.
Ao triste a felicidade.
Ao solitário envie Senhor nosso Deus teu menino luz
Tenham todos um feliz natal, que o menino Deus renasça nos corações de cada um reacendendo a esperança de dias melhores.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku