Estudo da Doutrina - Livro A Gênese Por Allan Kardec


14. Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma forma que  as  ciências  positivas,  aplicando  o  método  experimental.  Fatos  novos  se apresentam, que não podem ser explicados pelas leis conhecidas; ele os observa, compara, analisa e, remontando dos efeitos às causas, chega à lei que os rege; depois, deduz-lhes as conseqüências e busca as aplicações úteis . 
Não  estabeleceu a teoria preconcebida; assim, não apresentou como hipóteses a existência e  a intervenção dos Espíritos, nem o perispírito, nem a reencarnação, nem qualquer dos princípios da doutrina; concluiu pela existência dos Espíritos, quando essa existência ressaltou evidente da observação dos fatos, procedendo de igual maneira quanto aos outros princípios. Não foram os fatos que vieram a  posteriori confirmara teoria: a teoria é que veio subsequentemente explicar e resumir os fatos. É, pois, rigorosamente exato dizer-se que o Espiritismo é uma ciência de observação e não produto da imaginação. As ciências só fizeram progressos importantes depois que seus estudos se basearam sobre o método experimental; até então, acreditou-se que esse método também só era aplicável à matéria, ao passo que o é também às coisas  metafísicas. 

Tal como qualquer ciência o Espiritismo apoia seu conhecimento em provas. Não se permitindo levar, conduzir-se por achismo religiosos ou emocionais.
Assim como as ciências o mesmo vai crescendo, modificando-se, evoluindo conforme novas descobertas são feitas e novas verdades aparecem.
Não parando no tempo.
Não  estabeleceu a teoria preconcebida; assim, não apresentou como hipóteses a existência e  a intervenção dos Espíritos, nem o perispírito, nem a reencarnação, nem qualquer dos princípios da doutrina; concluiu pela existência dos Espíritos, quando essa existência ressaltou evidente da observação dos fatos, procedendo de igual maneira quanto aos outros princípios.
Em outras palavras seu conhecimento não vem antecipadamente, uma vez que suscitariam-se erros grotescos, infantis o que seria altamente prejudicial ao próprio espiritismo pois levaria ao mesmo ao completo descrédito e pilhérias dos que lhes são incrédulos.



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