Entendo a Ufologia


A palavra ufologia deriva da sigla UFO (Unknown Flying Objectsque significa Objetos Voadores Desconhecidos. De modo parecido tem-se a palavra OVNI (Objetos Voadores Não Identificados) de onde se origina a palavra ovniologia. A ufologia/ovniologia estuda as evidências e quaisquer formas de registros a respeito de fenômenos místicos e sobrenaturais, tais como a presença de discos voadores, seres extraterrestres (ETs), objetos ou sons alienígenas, etc.
Dividindo-se em três grupos: Ufologia Cientifica, Ufologia Mistica e Ufologia holística.
ufologia científica é aquela que através da racionalidade e análise física objetiva de evidências como fotos, relatos pessoais, filmes e marcas de naves no solo, desenvolve pesquisas com base em metodologias aceitas na área acadêmica.
Cujo principal nome é justamente de um cientista da área espacial, mestre em computação aplicada - Ricardo Varela Correa.
ufologia mística tem como base a espiritualidade e a filosofia para explicar as manifestações dos UFOs, ou seja, essa linha de pesquisa apoia-se na telepatia, psicografia, intuições sensitivas, viagens astrais, etc. Já a ufologia holística agrega ambas as correntes anteriores, unindo a pesquisa científica com o esoterismo/misticismo para assim, poder compreender o fenômeno num todo.
A maioria dos materiais disponíveis que tentam corroborar para a existência dos óvnis são relatos e depoimentos de testemunhas, descrição de objetos incomuns, filmagens, fotografias, análise de marcas deixadas no solo e vegetação ou qualquer outro tipo de registro que contribua de alguma maneira para o estudo em questão.
No Brasil e no mundo, a pesquisa envolvendo a ufologia e a ovniologia é pouco aceitável, pois o caráter científico desta área ainda não é mensurável.
Para interpretar os mais diversos fenômenos relacionados à ufologia, uma listagem de teorias mais aceitas. Nelas existem diferentes correntes de pensamento, desde as de caráter cético, julgando todo o fenômeno como má-interpretação ou fraude, até as de carácter místicos.
hipótese extraterrestre (HET) teoriza que alguns avistamentos de OVNI são espaçonaves alienígenas
Hipótese do Zoológico A Hipótese do Zoológico é uma das diversas conjecturas que surgiram em resposta ao Paradoxo de Fermi, relacionado à aparente falta de evidências que possam confirmar a existência de civilizações extraterrestres avançadas. Foi desenvolvida pelo astrônomo John A. Ball, em 1973. De acordo com esta hipótese, os extraterrestres, tecnologicamente avançados o suficiente para se comunicar com os terráqueos, já teriam encontrado a Terra, todavia, apenas observam a Terra e a humanidade remotamente, sem tentar interagir, como os pesquisadores observam animais primitivos à distância, evitando o contato direto para não perturbá-los.
Segundo a Hipótese interdimensional, os OVNIs e os fenômenos a eles associados, como abduções, procedem de outros Universos que compõem o Multiverso. A origem desses fenômenos não necessariamente procede de algum local do tecido do espaço a nossa volta, podendo estar coabitando conosco o próprio planeta Terra, transcendendo tanto o tempo como o espaço. Além disso, seriam manifestações modernas de antigos mitos ao longo da história, interpretados anteriormente como entidades mitológicas ou sobrenaturais, como fadas, duendes, súcubos e íncubos. Tratar-se-ia de um sistema de controle que atua sobre os seres humanos, através do uso de símbolos para interação em nível psíquico. Os fenômenos podem também se manifestar fisicamente.
Esta é a teoria de que alguns avistamentos OVNI são alucinações, sugestões hipnóticas ou fantasias e são causadas pelo mesmo mecanismo que muitas experiências ocultasparanormaissobrenaturais ou religiosas (comparar com supostos avistamentos da Virgem Maria. Ver a entrada Hipótese Psicossocial. São considerados distúrbios.
O comportamento destas fantasias pode ser influenciado pelo ambiente em que a suposta testemunha foi criada: contos de fadas ou religiãoficção científica, etc: por exemplo, uma suposta testemunha pode ver fadas enquanto outra achará ver Greys.



  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku