Curiosidades do Mundo Paranormal


Poltergeist

Poltergeist (do alemão Poltern (barulho) e geist (fantasma), também chamados por alguns parapsicólogos Psicocinesia. Recorrente Expontânea (em inglês: Recurrent Spontaneous Psychokinesis, RSPK), é um tipo de evento paranormal que se manifesta em um ambiente no qual existem ocorrências físicas, tais quais, chuva de pedras, movimentação, aparecimento e desaparecimento de objetos, sons, pirogenia, luzes, entre outras. Pode envolver até ataques físicos. Essas manifestações já foram registradas em muitas culturas e países, incluindo o BrasilAustráliaEstados UnidosJapão e a maioria das nações europeias. Os primeiros casos registrados datam do século I.
Para facilitar o entendimento vamos a uma tradução do termo Poltergeist - Polter ruído geist espirito.
Em outras palavras espirito ruidoso.
Fenômeno caracterizado por barulhos, movimentos de objetos, efeitos elétricos e mecânicos sem nenhuma explicação.
Sendo na parapsicologia sendo conhecido por - fenômeno Poltergeist ou RSPK - Recurrent Spontaneous Psychokinesis - Psicocinesia Espontânea Recorrente. A designação Poltergeist vem a partir da crença de que estes fenômenos  vinham a partir de espíritos desencarnados.
Este fenômeno fora estudado por vários cientistas da área parapsicológica e espirita sendo que ambas as observações convergiam na mesma direção.
Ainda segundo especialistas, os poltergeist são espíritos brincalhões e que pregam peças. Ao contrário de uma assombração, que dura muitos anos e é mais chocante. Eles podem se apegar a uma pessoa ou família e a acompanhar aonde quer que ela vá.
Vários casos aparecem de famílias atormentadas pelos espíritos brincalhões, mas nem em todos deve-se confiar. O problema das manifestações poltergeist é que, geralmente, as encontradas na internet são vídeos falsos produzidos com recursos técnicos muitas vezes muito bem elaborados, enganando os desavisados. Entretanto, há casos no mínimo muito estranhos e completamente verossímeis, que metem medo até nos mais céticos.
A melhor resposta de como agem os espíritos teremos no Item 77 - Livro do Médiuns de Allan Kardec:
“Assim, quando um objeto é posto em movimento, levantado ou atirado para o ar, não é que o Espírito o tome, empurre e suspenda, como o faríamos com a mão. O Espírito o satura, por assim dizer, do seu fluido, combinado com o do médium, e o objeto, momentaneamente vivificado desta maneira, obra como o faria um ser vivo, com a diferença apenas de que, não tendo vontade própria, segue o impulso que lhe dá a vontade do Espírito.
Pois que o fluido vital, que o Espírito, de certo modo, emite, dá vida factícia e momentânea aos corpos inertes; pois que o perispírito não é mais do que esse mesmo fluido vital, segue-se que, quando o Espírito está encarnado, é ele próprio quem dá vida ao seu corpo, por meio do seu perispírito, conservando-se unido a esse corpo, enquanto a organização deste o permite. Quando se retira, o corpo morre. Agora, se, em vez de uma mesa, esculpirmos uma estátua de madeira e sobre ela atuarmos, como sobre a mesa, teremos uma estátua que se moverá, que baterá, que responderá com os seus movimentos e pancadas. Teremos, em suma, uma estátua animada momentaneamente de uma vida artificial. Em lugar de mesas falantes, ter-se-iam estátuas falantes.”Sobre essa ótica conclui-se que os fenômenos “Macro-PK” são em sua maioria Medianímicos[3];Ernesto Bozzano defenderia mais tarde esta tese em “Animismo e Espiritismo”, assim como em seu livro Fenômenos de Bilocação[4] (Desdobramento)  os golpes vibrados, o deslocamento de objetos sem contato (telestesia), os fenômenos de “poltergeist”) e outros fenômenos físicos de natureza semelhante são produzidos por um “corpo astral” confirmando a presença de espíritos no fenômeno; num sentido mais amplo, Hernani G. Andrade em suas pesquisas revela: "os poltergeists revelam muitas coisas. Alguns deles fornecem evidências de que seres incorpóreos e inteligentes podem, em certas circunstâncias, atuar fisicamente na matéria. Há casos em que deixam marcas indeléveis da sua atuação, produzindo, por exemplo, a combustão espontânea de objetos inflamáveis. 
Esses agentes normalmente são invisíveis à maioria das pessoas, mas podem ser percebidos por certos sensitivos.
Seus efeitos revelam características típicas de seres inteligentes e até maliciosos. Parecem habitar espaços paralelos ao nosso e dão a impressão de que podem transitar do seu espaço próprio para o de cá, e vice-versa.” 
Há registros de relatos de fenômenos poltergeist desde os tempos mais remotos até o presente. 
Esses relatos foram registrados de diferentes formas, sendo alguns mais detalhados e precisos que outros; uns se referem a casos mais pitorescos e extensos, outros a casos “menos fantásticos” e de curta duração nenhum como relatado em filmes hollywoodianos
O fenômeno Poltergeist ficou mundialmente conhecido após o sucesso do filme Poltergeist - O Fenômeno, dirigido por Tobe Hooper e produzido por Steven Spiellberg, em 1982. 
Segundo a Mestre em Ciências da Religião e Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Coordenadora do grupo InterPsi - Fátima Regina Machado: Estes fenômenos começaram assim ser chamado por Martinho Lutero, durante a reforma protestante onde segundo o mesmo seriam provocados por espíritos desencarnados.
Ainda segundo Fátima Regina esses eventos consistem em ocorrências físicas extra-motoras ou seja sem uma explicação ou causa física. 
A de se esclarecer que embora seja difundido que os agentes poltergeist sejam todos do sexo feminino isso não condiz de todo com a verdade. Uma vez que existe uma proporcionalidade entre os sexos masculino e feminino.
Há registros de relatos de fenômenos poltergeist desde os tempos mais remotos até o presente. Esses relatos foram registrados de diferentes formas, sendo alguns mais detalhados e precisos que outros; uns se referem a casos mais pitorescos e extensos, outros a casos “menos fantásticos” e de curta duração nenhum como relatado em filmes hollywoodianos
O fenômeno Poltergeist ficou mundialmente conhecido após o sucesso do filme Poltergeist - O Fenômeno, dirigido por Tobe Hooper e produzido por Steven Spiellberg, em 1982.
Segundo a Mestre em Ciências da Religião e Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e Coordenadora do grupo InterPsi - Fátima Regina Machado: Estes fenômenos começaram assim ser chamado por Martinho Lutero, durante a reforma protestante onde segundo o mesmo seriam provocados por espíritos desencarnados.
Ainda segundo Fátima Regina esses eventos consistem em ocorrências físicas extra-motoras ou seja sem uma explicação ou causa física.
A de se esclarecer que embora seja difundido que os agentes poltergeist sejam todos do sexo feminino isso não condiz de todo com a verdade.
Uma vez que existe uma proporcionalidade entre os sexos masculino e feminino.
O professor Hernani Guimarães Andrade, em seu livro Poltergeist - Algumas de suas Ocorrências no Brasil (Editora Pensamento, Edição já esgotada), traduz o termo poltergeist como "espírito barulhento, galhofeiro, desordeiro, etc", definição utilizada por outros pesquisadores e que, como explica o conhecido pesquisador brasileiro, "trata-se de uma designação popular nascida da imediata observação e interpretação dos fatos, os quais sugerem a ação de agentes invisíveis que executam atos inteligentes e até mesmo claramente intencionais", mas ele também alerta que pesquisas posteriores a respeito do fenômeno suscitaram "hipóteses mais sofisticadas a respeito da origem e natureza das ocorrências dessa categoria". 
Em fim, embora pesquisas cientificas a respeito do assunto encontrem muitas dificuldades devido a natureza desconhecida do fenômeno tivemos alguns progressos no que tange ao fenômeno animando empresas conhecidas a investir no fenômeno.


  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku