Estudos Bíblicos


Levíticos 10

E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.
Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o Senhor.
E disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se.
E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: Chegai, levai a vossos irmãos de diante do santuário, para fora do arraial.
Então chegaram, e os levaram nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés lhes dissera.
E Moisés disse a Arão, e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não descobrireis as vossas cabeças, nem rasgareis vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande indignação sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem este incêndio que o Senhor acendeu.
Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do Senhor. E fizeram conforme à palavra de Moisés.
E falou o Senhor a Arão, dizendo:
Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;
E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por meio de Moisés.
E disse Moisés a Arão, e a Eleazar e a Itamar, seus filhos, que lhe ficaram: Tomai a oferta de alimentos, restante das ofertas queimadas do Senhor, e comei-a sem levedura junto ao altar, porquanto é coisa santíssima.
Portanto a comereis no lugar santo; porque isto é a tua porção, e a porção de teus filhos, das ofertas queimadas do Senhor; porque assim me foi ordenado.
Também o peito da oferta movida e a espádua da oferta alçada, comereis em lugar limpo, tu, e teus filhos e tuas filhas contigo; porque foram dados por tua porção, e por porção de teus filhos, dos sacrifícios pacíficos dos filhos de Israel.
A espádua da oferta alçada e o peito da oferta movida trarão com as ofertas queimadas de gordura, para oferecer por oferta movida perante o Senhor; o que será por estatuto perpétuo, para ti e para teus filhos contigo, como o Senhor tem ordenado.
E Moisés diligentemente buscou o bode da expiação, e eis que já fora queimado; portanto indignou-se grandemente contra Eleazar e contra Itamar, os filhos de Arão que ficaram, dizendo:
Por que não comestes a expiação do pecado no lugar santo, pois é coisa santíssima e Deus a deu a vós, para que levásseis a iniqüidade da congregação, para fazer expiação por eles diante do Senhor?
Eis que não se trouxe o seu sangue para dentro do santuário; certamente devíeis ter comido no santuário, como tenho ordenado.
Então disse Arão a Moisés: Eis que hoje ofereceram a sua expiação pelo pecado e o seu holocausto perante o Senhor, e tais coisas me sucederam; se hoje tivesse comido da oferta da expiação pelo pecado, seria isso porventura aceito aos olhos do Senhor?
E Moisés, ouvindo isto, deu-se por satisfeito.
Levítico 10:1-20

No capítulo de hoje veremos as consequências da nossa infidelidade para com Deus.
Os chamados fogos estranhos.
E vemos isso por meio de dois personagens - Nadabe e Abiú.
Nadabe e Abiú não tinham o que podemos chamar de autorização de entrar no Santo dos Santos e sacrificar ali dentro.
Mas, ou por ingenuidade, ou por esperteza foram lá e sacrificaram, no que Deus não se agradou culminando aí uma tragédia.
Ambos foram consumidos e vieram a óbito.
Trazendo para os dias de hoje, para nós mais especificamente:
Quando nos tornamos infiéis a Deus?
Essa não é tão difícil assim de responder: nos tornamos infiéis a Deus quando sacrificamos coisas aos deuses, imagens de escultura, quando transferimos a autoridade de Deus para objetos supostamente ungidos.
Quer sejam rosas ungidas, fitinhas de corrente de libertação, fogueiras disso e daquilo, quando inclusive nos curvamos a arca da aliança.
Talvez essa da Arca da Aliança você não sabia, mas está sim ali na Bíblia, Palavra de Deus.
Olhe só:
"E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca da aliança do Senhor, nem lhes virá ao coração; nem dela se lembrarão, nem a visitarão; nem se fará outra.
Isso aí que talvez tenha onde você está tem "tanta serventia" quanto uma imagem qualquer, ou seja nenhuma.
O próprio Deus a aboliu, sendo assim quem somos nós para traze-la de volta não é mesmo?
Outro tipo de desobediência que desagrada a Deus e muito e que também é muito comum é a adoração a pessoas.
Tem pessoas que brigam e feio rompem laços fraternos e familiares por um político, por um cantor, um time de futebol.
E depois vão orar como se nada estivesse acontecendo.
Mal sabem que de forma velada estão apresentando fogo estranho ao Senhor.
Deus é único e Ele não admite qualquer outro tipo de culto.
Todo culto quer seja ele de busca, de adoração de ser feito de maneira íntegra, pura.
Está magoado, triste, com raiva do seu familiar, cônjuge, filho, amigo primeiro procure se desvencilhar desses sentimentos destrutivos, para aí sim você poder entrar na presença de Deus.
Caso contrário você estará apresentando fogo estranho ao Senhor e a sua busca, sua adoração não será aceita por Ele.
Deus quer que vivamos como irmãos, antes de ver a falha do seu "irmão" veja sua falhas e chegaras a conclusão que suas falhas são iguais ou até mesmo piores que o daquele que te feriu.
Meu irmão, minha irmã a vida com Deus não é fácil. Nunca será fácil.
Uma vez que requer constantemente que nos policiemos, evitemos comportamentos tido como normal e moderno pelo mundo mas que desagradam a Deus, uma vez que requer também que evitemos sentimentos negativos como inveja, ciúme, cobiça, ira, mágoa, porfia, maledicência e uma vez surgido em nossas vidas devemos prontamente afasta-los.
Já disse e volto a dizer, não fácil ter vida com Deus.
Ninguém aqui é ingenuo a ponto de achar: "Mais é simples andar na contra mão do mundo. Basta querer". Seria utopia pensar isso.
Uma vez que o próprio mundo nos bombardeia diariamente com fogo estranho. 
Internet - sites eróticos, sites que promovem todo tipo de imundície. Com a frase: Garantimos total discrição e segurança. Ou garantimos seu anonimato.
Sites que promovem contendas, discriminação.
Sites que promovem a fofoca sob título de noticia de famosos.
Na televisão por exemplo: novelas que promovem o adultério e tantas outras sujeiras. Com o título de entretenimento.
Você sai e vê a céu aberto o comércio do sexo, bebidas alcoólicas sendo vendidas a rodo inclusive menores de idade o que a própria lei coíbe.
Comportamentos vulgares tanto de homens como de mulheres. Alguns assumem até que preferem os comprometidos.
Crianças tocando em corpo de adulto nu sob título de arte moderna
Isso para o mundo é normal, moderno.
Mas não.
Você claro não vai se enclausurar. "Ah é tanta sujeira. Não vou mais sair."
Claro que não, por isso da importância de se ter vida com Deus.
Acordou antes qualquer coisa peça a presença de Deus na sua vida e seu direcionamento.
Feito isso, evite locais, situações, pessoas que te induzam a pecar.
Procure lugares onde a família seja respeitada, onde você cristão seja respeitado.
Para Deus fazer a parte que Lhe cabe, cabe a você dar o primeiro passo.
Não adianta nada você pedir direcionamento de Deus, ir a igreja e ao sair frequentar bares, boates, bordéis, encher a cara, se drogar, se prostituir.
Buscar a Deus mas fazer a alegria do diabo.
Se você não sabe isso também é fogo estranho.
Deus até pode não te matar como fez a Nadabe e Abiú, nem sumir da sua frente. Mas Ele vai se  por a distância e o que era para ser bençãos serão maldições, transtornos.
Pense nisso.
      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku