O que é e quem é Deus


Podemos definir a Deus sem erro como um Ser invisível, mas, real.
Porém esta definição embora seja acertada sob alguns aspectos, a mesma esta incompleta.
Deus é muito mais que isso.
Deus é a expressão máxima da perfeição, criador de tudo o que conhecemos e desconhecemos, Senhor de todas as coisas.
Fonte de vida.
Nunca teve um inicio e nunca terá um fim.
Allan Kardec com muita propriedade se nos diz:
"Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas"
Embora Espirito Deus carrega consigo algumas características humanas: bondade, longanimidade, amor, tardio em irar-se, justo) conferindo  assim Ele uma essência humana.
Muito embora Deus seja apenas um. Deus tem variados nomes. Cada um pronunciado de acordo com o idioma e a cultura local
  • Jeová Rafá = O Senhor que cura (Ex 15:26)
  • Jeová Nissi = O Senhor é a nossa bandeira (Ex 17:8-15)
  • Jeová Shalom = O Senhor é a nossa paz (Jz 6:24)
  • Jeová Rá Ah = O Senhor é o meu Pastor (Sl 23:1)
  • Jeová Tsidkenu = O Senhor é a nossa justiça (Jr 23:6)
  • Jeová Joreh = O Senhor de provisão (Gn 22:14)
  • Jeová Shamah = O Senhor está sempre presente (Ez 48:35)
  • Jeová Sabahote = O Senhor dos exércitos (Sm 17:45)
  • El Eloah = Deus poderoso, proeminente (Gn 7, 1)
  • El Shadai = Deus poderoso, o poderoso de Jacó (Gn 49, 24. Sl 132, 2,5)
  • Elohim = Criador, poderoso, forte (Gn 17,7)
  • Adonai = Senhor (Gn 15,2)
  • Jeová = Senhor (Dt 6,4)
  • Jeová Makadesh = O Senhor que santifica, torna santo (Lv 20,8)
  • Jeová Eloim = Senhor Deus (Gn 2,4)
  • El Eliom = Deus altíssimo
  • El Roi = Deus que vê
  • El Qana = Deus zeloso
  • Kadosh = Santo
  • Palet = Libertador
  • Abbá = Pai
  • Adon Hakavod = Senhor
  • Attiq Yômin = Antigo de Dias
Estes são apenas alguns dos muitos nomes, que diferentes culturas dão a Deus.
Quem é Deus? Quais suas características?


  • Deus é o criador de todas as coisas. Gn 1, 1 a 31. Gn 2, 1 a 22.
  • Fonte da sabedoria. PV 2, 1 a 22
  • Nosso socorro bem presente na angústia. Sl 46
  • Deus de maravilhas. Sl 40, 5
  • Deus de provisão. Fl 4,19. Mateus 6,33. Sl 23,1. Sl 34,10. Sl 37,25
  • Deus do impossível. Jr 32,27. Mt 19,26. Mc 10,27   


Podemos definir em quatro as principais características.
Onisciente - Deus tudo sabe, para Deus não existe o ontem, o hoje e o amanhã. Deus é atemporal. Transcendendo toda e qualquer definição de tempo, hora. 
"SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces

Salmos 139:1-4"
Onipotente - Poder e autoridade para fazer tudo e qualquer coisa.
"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porãoas mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Marcos 16:17,18"
Onipresente - Esta em todos os confins do planeta e do universo.
"SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
Salmos 139:1-12"
Deus embora seja um só existe e subsiste em três pessoas distintas
Pai, Filho e Espirito Santo.
Em outras palavras tanto o Pai, quanto o Filho e o Espirito Santo são a mesma pessoa, no caso Deus.
Para se conhecer a Deus, bem como busca-lo e recebe-lo não existem fórmulas mágicas assim como não são mais necessários locais especiais, específicos para isso (com o advento da vinda Cristo bem como sua morte e ressurreição o véu que se nos afastava de Deus rasgou-se), reuniões especificas. Nada disso faz-se necessário.
Para se conhecer a Deus só são necessárias duas coisas:
Fé - sem fé é impossível agrada-lo
E busca-lo em espirito e verdade.
Quanto ao Espirito de Deus ou como queiram Espirito Santo, o mesmo usa sua Palavra para transformar corações, não para julgar, amaldiçoar fulano, beltrano, sicrano seja por sua roupa, por seu jeito ou pelo que acredita ou não.
Algumas vezes vemos irmãos julgando irmãos caracterizando-os por perdidos, caídos, endemoniados por professarem alguma outra doutrina senão o cristianismo.
Esquecem-se que nós somos a igreja, nós somos o templo vivo do Espirito Santo de Deus, igrejas não são um local, um templo, uma catedral.
Assim como um templo não é uma espaço físico, um local de uma determinada denominação, seja ela a, b ou c o templo do Espirito Santo é todo aquele que o evoca em espírito e verdade.
Toda vez que eu ou você de uma forma sincera, livre de dogmas o evoca, o Espírito Santo de Deus desce sobre você, você automaticamente torna-se um Templo Vivo do Espirito Santo. 
Não importa o local que você esteja.
Então é errado você afirmar que só se evoca o Espirito Santo de Deus na igreja e que o mesmo só desce ali. 
O Espirito Santo de Deus é como o vento, sopra onde quer. Independendo do local que você meu irmão, minha irmã esteja. 
Até mesmo em casa se você busca-lo arduamente, em espirito e verdade Ele virá sobre você tornando-te com isso um Templo Vivo do Espirito Santo. 
Então esse Espirito Santo de Deus derramará sobre você seus frutos e você tornar-se á uma nova pessoa.  
Busque-o de todo coração, em espirito e verdade independentemente de onde estejas seja em casa, no trabalho, dentro do ônibus, no metrô que o Espirito Santo virá sobre ti e derramará chuva de bençãos sobre você.
Não dê ouvidos aqueles que te dizem: “Se você não está na igreja, você não serve a Deus. Mesmo que leia a Bíblia, que ore e peça somente a Deus isso não adiantará, pois você precisa frequentar uma igreja para servir a Deus.” Irmão, você não precisa frequentar uma igreja para servir a Deus e a Jesus Cristo.     
Nós somos a igreja! Somos o Templo do Deus Vivo e onde estivermos com o pensamento no Deus Todo-Poderoso, ali Ele estará.
Depois de receber o Espirito Santo de Deus, tornar-se um Templo Vivo cuide bem desse Templo limpe diariamente todo o lixo que chegar até Ele.
Que lixo? O lixo da arrogância, o lixo da fofoca, o lixo da ganância, o lixo do sentimento do superioridade, o lixo da falta de amor ao próximo.
Como faço essa faxina? Procure ter uma vida com Deus, converse com Ele diariamente, peça a Deus sabedoria, discernimento.
Fazendo isso você será um Templo Vivo do Espirito Santo até o dia que Deus te chamar. 
Quanto maior for sua proximidade com Deus, quanto maior for sua confiança Nesse Deus Maravilhoso maiores vão ser as chances de você ter sua vida restaurada, sua família restaurada, sua vida abençoada.
O poder de Deus não tem limites, não existe o impossível para Deus. Então o conselho que te dou hoje é: Abandone o engano.
Sabe essas correntes, onde você precisa "sacrificar" o teu salário para mostrar a Deus que você é com Ele, objetos supostamente ungidos que curam, restauram, prosperam, abençoam a tua vida?
Pois é isso para Deus não vale de nada. Deus não precisa de nada disso.
Deus é Senhor de tudo que há acima dos céus, sob os céus e abaixo dos céus.
E além do mais você esta desagradando a Deus, pois você esta limitando o poder de Deus que extraordinariamente grande.
Se eu tenho ciência que para Deus nada é impossível, que o Senhor Deus é o meu escudo e defesa porque então eu vou precisar de objetos ungidos para ver a grandeza de Deus?Não faz o menor sentido.
Meu irmão, minha irmã em Cristo Jesus saia desse engano.
Volto a dizer, o segredo de uma vida totalmente restaurada, abençoada e prospera não esta naquele óleo ungido, rosa ungida, pedrinha ungida, caneta ungida, travesseiro ungido, meia ungida, corrente disso, corrente daquilo, mas sim na vida com Deus.
Busque-o com fé, humildade, sinceridade e em espirito e verdade que Ele mostrará sua face e terá misericórdia de ti e tua família.
Faça de Deus tuas primícias. 
De manhã cedo antes de sair para o trabalho, para a faculdade ou para a escola consagre a Ele o teu dia, convide-o, chame-o para perto.
Tenha vida com Ele. Ponha-se em sua total dependência.
Diminua-se para que Ele se faça grande.
E você verá na medida do teu merecimento e de acordo com o que Deus ver que é melhor para você naquele instante sua vida ganhar novos ares.
Confie em Deus. Ele, somente Ele sabe o que é o melhor para cada um de nós.
Se você meu irmão, minha irmã não alcançou o teu milagre, não se revolte contra Deus, muito menos desista.
Significa que Deus em sua infinita sabedoria viu que aquela não era hora.
Talvez aquele teu pedido fosse mais adiante se transformar em transtorno na tua vida mais adiante, ou que você ainda não estava preparado.
Com Deus tudo vem na hora certa, na medida certa e de acordo com o teu merecimento. 
Nem antes, nem depois, nem pouco e nem muito.
Confie, apenas confie.
Que o que Deus tem preparado para ti é maior do que você possa imaginar. 
E quando você menos esperar eis que teu milagre aparecerá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku