O que é e quem é Deus O que é Deus?

  • Jeová Rafá = O Senhor que cura (Ex 15:26)
  • Jeová Nissi = O Senhor é a nossa bandeira (Ex 17:8-15)
  • Jeová Shalom = O Senhor é a nossa paz (Jz 6:24)
  • Jeová Rá Ah = O Senhor é o meu Pastor (Sl 23:1)
  • Jeová Tsidkenu = O Senhor é a nossa justiça (Jr 23:6)
  • Jeová Joreh = O Senhor de provisão (Gn 22:14)
  • Jeová Shamah = O Senhor está sempre presente (Ez 48:35)
  • Jeová Sabahote = O Senhor dos exércitos (Sm 17:45)
  • El Eloah = Deus poderoso, proeminente (Gn 7, 1)
  • El Shadai = Deus poderoso, o poderoso de Jacó (Gn 49, 24. Sl 132, 2,5)
  • Elohim = Criador, poderoso, forte (Gn 17,7)
  • Adonai = Senhor (Gn 15,2)
  • Jeová = Senhor (Dt 6,4)
  • Jeová Makadesh = O Senhor que santifica, torna santo (Lv 20,8)
  • Jeová Eloim = Senhor Deus (Gn 2,4)
  • El Eliom = Deus altíssimo
  • El Roi = Deus que vê
  • El Qana = Deus zeloso
  • Kadosh = Santo
  • Palet = Libertador
Quem é Deus? Quais suas características?
  • Deus é o criador de todas as coisas. Gn 1, 1 a 31. Gn 2, 1 a 22.
  • Fonte da sabedoria. PV 2, 1 a 22
  • Nosso socorro bem presente na angústia. Sl 46
  • Deus de maravilhas. Sl 40, 5
  • Deus de provisão. Fl 4,19. Mateus 6,33. Sl 23,1. Sl 34,10. Sl 37,25
  • Deus do impossível. Jr 32,27. Mt 19,26. Mc 10,27    


Onipotente - Poder e autoridade para fazer tudo e qualquer coisa."E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios, falarão novas línguas, pegarão nas serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera não lhes fará dano algum, e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão." Marcos 16:17-18

Deus é o Criador de todas as coisas. Nunca teve principio e nunca terá fim.
Allan Kardec nos diz com muita propriedade: "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas"
Podemos também definir Deus como Pai criador de tudo e todas coisas. Fonte de vida.
Embora Espirito Deus carrega consigo algumas características humanas: bondade, longanimidade, amor, tardio em irar-se, justo) conferindo  assim Ele uma essência humana.
Muito embora Deus seja apenas um. Deus tem variados nomes. Cada um pronunciado de acordo com o idioma e a cultura local
Estes são apenas alguns dos muitos nomes, que diferentes culturas dão a Deus.

Podemos definir em quatro as
 principais características.


Onisciente - Deus tudo sabe, para Deus não existe o ontem, o hoje e o amanhã. Deus é atemporal. Transcendendo toda e qualquer definição de tempo, hora.
Com Deus toda hora é hora, todo tempo é tempo. 
"Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces." Salmo 139:1-4.

"Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar" João 16:13-14. 

"E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." João 14:13-14

Onipresente - Esta em todos os confins do planeta e do universo. 
Salmo 139:5 testifica dizendo: "Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão" e nos versículos 7 e 8 diz: "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também."

Três em um - Deus é Pai, Deus é Filho e Deus é Espirito. Conferindo a Ele um grande mistério. Como um pode ser três? Ou três pode ser um? Confundindo a todos nós. Quem entende, conhece o Filho entende e conhece ao Pai. Quem entende e conhece tanto ao Pai como ao Filho entende e conhece o Espirito."As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre" Deuteronômio 29:29.
Mateus 24:36: "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai".








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku