Sonhos Recorrentes


Sonhos recorrentes são alertas do inconsciente quanto à necessidade de resolver algo interno (com repercussão externa). É a forma do si-mesmo, via inconsciente, enfatizar um problema  não resolvido, um padrão de comportamento não superado, uma situação que está sendo evitada ou alguma coisa ainda não aprendida. Quando isso ocorre, a pessoa terá sonhos contendo sempre os mesmos elementos simbólicos.
Um exemplo concreto: alguns anos atrás uma paciente sonhava sempre com dois elementos: água e morro. Sonhava repetidas vezes que um rio, córrego ou lago a impediam de seguir em frente e ir aonde queria. Com o morro, ela se via tentando subir o terreno elevado, que apresentava uma inclinação tão forte que a impedia de prosseguir; ou ela rolava de volta, desistindo de subir. Havia elementos arquetípicos, como os existentes no mito de Sísifo, aquele mortal condenado por Zeus a empurrar uma grande pedra até o topo de um morro, de onde ela desceria antes de chegar ao topo, sendo Sísifo obrigado a recomeçar o trabalho, eternamente.
O mito de Sísifo retrata a história daquele que foi considerado o mais astuto dos mortais. Seus problemas começaram quando ele “delatou” Zeus, num episódio em que este se camufla de águia e rapta a jovem filha do deus-rio, Asopo. Sísifo desperta a ira de Zeus, que o entrega ao deus da morte, Tânatos.  Mas o esperto Sísifo consegue enganar o dono do mundo dos mortos e consegue sair de lá. Por duas vezes Sísifo consegue enganar a Morte. Sísifo morre de velhice e, como castigo, Zeus o envia a Hermes para conduzir sua alma a Hades. No tártaro, Sísifo foi considerado um grande rebelde e teve um duro castigo: condenado, por toda a eternidade, a rolar uma grande pedra de mármore com suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível e o trabalho tinha que ser reiniciado. Por esse motivo, a tarefa que envolve esforços inúteis passou a ser chamada “Trabalho de Sísifo”.
Segundo os cientistas, ter sonhos repetitivos é um sinal de que o inconsciente está nos alertando para evitar uma situação. Quando algo está errado conosco, o inconsciente nos alerta por meio dos sonhos. Se a gente não presta atenção ou não entende o seu recado, ele nos enviará mais sonhos, retratando a mesma mensagem. Pode ser com cenários, pessoas e circunstâncias diferentes, embora o enredo seja o mesmo. Se não dá certo, ele bate durante várias noites na mesma tecla. E isso já é capaz de nos deixar encafifados. “Por que sonhei com isto de novo?”, costumamos pensar.
No entanto, se o cérebro persiste em não captar o recado do sonho repetido, então o inconsciente bola sonhos saturados com um teor dramático maior, como estratégia para ser realmente atendido. “E nos presenteia com um pesadelo”, explica a psicoterapeuta alemã Marie-Louise von Franz em seu livro O Caminho dos Sonhos. Assim como nos impactamos ao ver uma cena bem grotesca, violenta ou radical num filme, o pesadelo tem esse efeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maldição do Sanpaku